ANÁLISE DO PRÉ-PROJETO DE PESQUISA
Por Rafael Tursi
Título | PARA/COM/POR: Uma metodologia de ensino e prática das artes com pessoas com deficiência | ||||
Autor(a) | Rafael Augusto Tursi Matsutacke | ||||
Orientador(a) | Jorge das Graças Veloso | ||||
Instituição | Universidade de Brasília | ||||
Grau | Doutorado | ||||
Área de concetração | Artes Cênicas | ||||
Linha de Pesquisa | Cultura e Saberes em Artes Cênicas |
1 CONTEXTO E APETÊNCIA AO TEMA
Ator teatral, desde 1998, no estado de São Paulo, e pesquisador acadêmico das artes da cena, desde 2004, no Distrito Federal, o tema da produção artístico-corporal com pessoas com deficiência ganhou minha atenção em meados de 2009, quando, no decorrer do curso de licenciatura em Artes Cênicas, uma amiga pessoal sofreu um acidente de trânsito, que lhe causou uma tetraparesia. Com sua vinda para realizar o tratamento do trauma, em Brasília, na rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, tive meus primeiros contatos (conscientes de tal) com a temática da deficiência.
Lancei mão das disciplinas em curso, à época da licenciatura, para iniciar meus estudos sobre o tema e, em 2011, crio o grupo PÉS de teatro-dança com pessoas com deficiência, como parte do meu projeto de conclusão de curso, sobre a criação do movimento expressivo por pessoas com deficiência. A pesquisa ganha, então, um desdobramento durante o curso de mestrado em Arte, entre 2012 e 2014, abarcando a relação em grupo e a criação de espetáculos cênico-dançantes.
Concomitante ao processo de formação acadêmica e posterior à conclusão do mesmo, segui, em grupo, criando, propondo e pesquisando. Houve, nesse tempo, para mim, um significativo aumento de referenciais de comparação, a partir do contato com outros grupos e artistas. Discussões éticas, estéticas, sociais, políticas e pedagógicas me surgem e me provocam a um novo debruçar de análise, desencadeando neste processo de doutoramento.
Assim, de maneira sintética e corroborado pelo pré-projeto apresentado na candidatura para o curso, a pesquisa PARA/COM/POR versa sobre uma análise a partir de aproximações, distanciamentos e especificidades de trabalhos artísticos envolvendo pessoas com deficiências e as metodologias pedagógicas adotadas para este fim.
Com o passar do primeiro semestre do curso de doutorado, as primeiras reuniões de orientação, com o professor Graça Veloso, as trocas e observações levantadas no grupo de pesquisa Afeto/UnB e os apontamentos, ferramentas e abordagens metodológicas apresentadas durante a disciplina de Metodologia de Pesquisa em Artes Cênicas, pelo professor Marcus Mota, a pesquisa se encontra em um espaço de amadurecimento e adequação, que impactam em questões bibliográficas, metodológicas e de novas inquietações.
2 QUESTÃO BIBLIOGRÁFICA
Desde os primeiros da disciplina de Metodologia de Pesquisa em Artes Cênicas, foram apresentadas diversas ferramentas e plataformas para pesquisas bibliográficas em bancos virtuais de artigos, dissertações, teses e outros. Uma parte do material apresentado me chega como revisão de ferramentas já conhecidas em outros momentos., porém, mesmo essas, e acrescidas dos demais instrumentais utilizados (e por mim, desconhecidos) geram um grande impacto direto na maneira de pensar deste projeto.
Apesar de não ser um tema novo, reconheço que haja, ainda, uma escassez de publicações sobre a temática desta pesquisa (principalmente, em língua vernácula), a qual, com verdadeira humildade, considero, também, dotada de certo ineditismo. Porém, o assentimento absoluto de tais premissas, associado a especificidades do tema, favorece, negativamente, para um baixo escopo teórico, quando procurado em apenas uma ou outra base. Aí, o primeiro impacto. A ampliação das bases de pesquisa e do uso dos campos de busca, tal como procurar por um verbete, ir dele para um autor e, aí, para as possíveis diversas produções desse autor, por exemplo, ou, ainda, para outros autores que o tenham utilizado como referência, refletem diretamente nos novos aportes teóricos por mim encontrados.
Para este trabalho, viso lançar mão de literaturas que englobem, entre outros, as orientações legais e norteadoras da educação básica; textos sobre o trabalho corporal sistêmico; materiais reflexivos sobre desenvolvimento, indivíduo, protagonismo e educação; e textos que deem sustentação para as discussões que proponho sobre o trabalho artístico com pessoas com deficiência, sendo, este último, meu ponto de maior falta de recursos, inicialmente.
Dados quantitativos das referências de pesquisa selecionadas no pré-projeto
Monografia | 0 | Artigo | 3 | Legislação | 6 |
Dissertação | 2 | Livro | 26 | Imprensa | 0 |
Teses | 0 | Entrevista | 0 | Vídeo | 4 |
TOTAL | 41 |
Língua dominante das referências de pesquisa selecionadas no pré-projeto
Português | 39 | Francês | 0 | Italiano | 1 |
Inglês | 0 | Espanhol | 1 |
A busca objetiva por teses e dissertações na temática (em sua maioria, não publicadas comercialmente) me aproximou de pesquisadores nacionais e estrangeiros que abordam ou margeiam o tema sob diferentes óticas. Assim, a partir da estratégia de análise das teses, me foi possível perceber, na estrutura dos trabalhos, por exemplo, o quanto grande partes desses escritos abordam, como um capítulo inicial, toda a questão histórica da deficiência, antes de debruçar-se ao tema da pessoa com deficiência na arte, me provocando no quanto quero/preciso abordar tal ponto (ainda em reflexão).
Em outra dimensão, a partir da análise dos referenciais de pesquisa utilizados, julgo entre meus principais ganhos: a possibilidade de uma localização cronológica dos trabalhos publicados sobre pessoas com deficiência e as artes da cena; e a identificação, pela repetição em distintas teses e dissertações, de autores e artistas, que após pesquisa específica, se somaram entre meus referenciais dada sua relevância para o tema.
Ainda sobre as análises, pude localizar textos de minha autoria, entre os referenciais utilizados por outros pesquisadores, e menções ao trabalho prático que realizo junto ao grupo Pés (em materiais de imprensa, livro didático e solicitação de audiência sobre o tema), favorecendo, assim, além de uma aproximação de diálogo com o autor, na provocação de olhares sobre o ponto mencionado.
A correlação entre os textos pré-elencados, e os descobertos nesta etapa do curso se darão, em síntese, no entendimento sobre a pessoa com deficiência e sua inserção nos processos artísticos e arte-pedagógicos contemporâneos, buscando análises que discutam e vão de enfrentamento aos esteriótipos pré-concebidos, e a sistematização e orientação de processos que protagonizem sua formação e participação.
3 QUESTÃO METODOLÓGICA
Para as questões que movem essa pesquisa, a partir da análise discursiva-qualitativa do tema, e já em revisão ao projeto original, estão sendo adotadas praticas metodológicas distintas, tais como:
- Revisão bibliográfica, perpassando pela leitura e análise de trabalhos realizados nessa linha e sua abordagem sobre o tema, no que tange o protagonismo da pessoa com deficiência (artista, aluno ou espectador) e sua questão nominal de apresentação, tal como arte inclusiva, arte com pessoas com deficiência ou acessibilidade artística, entre outros;
- Pesquisa Quantitativa, a fim de auxiliar na leitura de documentos legais e norteadores da educação, tais como leis, projetos pedagógicos e ementas curriculares; e para contexto de mapeamento dos grupos artísticos com pessoas com deficiência, que se fizer necessário;
- Análise Auto-Etnográfica e Pesquisação, em que, a partir da apresentação pessoal e da análise da trajetória e dos processos artístico-pedagógicos por mim realizados, junto ao grupo Pés, e em paralelo à constante atividade do grupo, dar-se-á a possível experimentação da sistematização de jogos e atividades e da criação de materiais artísticos para palco e vídeo; e
- Entrevista. Amplamente trabalhado, também, durante a componente de Metodologia de Pesquisa em Artes Cênicas, a utilização das entrevistas se mostrou uma importante ferramenta para análise de pontos de reflexão de interesse pessoal deste pesquisador e, principalmente, de processos, grupos e artistas contemporâneos, que não tenham seu trabalho publicado.
4 INQUIETAÇÕES
O pré-projeto desta pesquisa, proposto para o processo de doutoramento, abrange duas principais frentes de análise, uma sobre pedagogia das artes e outra sobre produção estética, a partir de sobre aproximações, distanciamentos e especificidades de trabalhos artísticos envolvendo pessoas com deficiências e os processos pedagógicos adotados para este fim
No entanto, neste processo de análise e redirecionamento do projeto de pesquisa, à partir dos encontros da disciplina de Metodologia e de reunião realizada com o professor orientador, me coloco em reflexão se estou num escopo muito amplo e abrangente de temas que seguem em paralelo, entre si, e a margem da temática principal. Assim, alguns pontos me inquietam nesse sentido e se põem a definir. Entre eles, a sistematização de processo pedagógico para pessoas com deficiência e o mapeamento e análise dos grupos de maior destaque e relevância na área, à nível nacional e latino-americano e seus processos.
Todos esses pontos se entremeiam na reestruturação do cronograma de trabalho previamente estipulado, cabendo, como desdobramento para o segundo semestre do curso de doutorado, reunião com o orientador da pesquisa para apresentação da reverberação dos pontos destacados e uma possível estruturação dos capítulos a serem desenvolvidos.
Comentários
Postar um comentário