ANÁLISE DE DISSERTAÇÃO 1

por Rafael Tursi*



Título

Dança inclusiva em contexto artístico: Análise de duas companhias

Autor(a)

José Henrique Amoedo Barral

Orientador(a)

Elisabete Alexandra Pinheiro Monteiro 

Instituição

Universidade Técnica de Lisboa

Grau

Mestrado

Área de concetração

Performance Artística-Dança

Catalogação bibliográfica

BARRAL, José Henrique Amoedo. Dança inclusiva em contexto artístico: Análise de duas companhias. 2002. 161 f. Dissertação (Mestrado em Performance Artística-Dança)-Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa/Portugal, 2002.

Resumo

Transformações estéticas ocorridas na dança e modificações sociais relacionadas às pessoas com deficiência ocorreram no último século. A conjugação destes fatores levou pessoas com deficiência motora a atuarem cenicamente no universo da dança, em contexto artístico-performance, por nós chamada de Dança Inclusiva. Tal realidade, relativamente nova e com a necessidade de uma maior compreensão, levou-nos ao objetivo desta investigação, que foi a descrição, comparação e caracterização de duas companhias que incluem pessoas com deficiência motora em seus elencos e que atuam no contexto referido. Dança; Dança-estética; Deficiência motora; Expressão corporal; Integração social

Palavras-chave

Dança; dança-estética; deficiência motora; pressão corporal; integração social

Objetivo

Descrever, comparar e caracterizar companhias de dança que incluem pessoas portadoras de deficiência motora em seu elenco  e que atuem, portanto, no âmbito da dança inclusiva em contexto artístico.

Estrutura

O trabalho conta, em sua estrutura, com uma organização em três capítulos, além dos elementos pré e pós textuais (incluindo sua introdução e conclusão). A saber:


Capítulo 1

Perspectiva histórica da evolução da Dança no século XX e analise das transformações nas atitudes e imagem social das pessoas com deficiência motora para, posteriormente, abordar a presença destas pessoas e a sua atuação cênica no universo da dança inclusiva. Apresentação do festival “The International Festival of Wheelchair Dance” (1997) e as 12 companhias de Dança Inclusiva que nele participaram.


Capítulo 2

Descrição e estruturação do modelo estatístico adotado para o tratamento e apresentação dos dados do inquérito por questionário, numa vertente descritiva, com recurso à estatística gráfica e classificação tabelar e, do inquérito por entrevista, por uma análise de conteúdos. .


Capítulo 3

Descrição, comparação e caracterização de duas companhias que atuam no âmbito da dança inclusiva em contexto artístico, Roda Viva Cia. de Dança e CandoCo Dance Company.

Metodologia

Pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e estudo de caso.

Páginas

161

Disponível em

https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/6453/1/AMOEDO%20Henrique_Mestrado%202002.pdf



Mídias extra-texto 

Imagens

13

Gráficos

57



Tabelas

6

Hiperlinks

12





Dados quantitativos das referências de pesquisa utilizadas

Monografia

1

Artigo

26

Legislação

0

Dissertação

1

Livro

39

Imprensa

8

Teses

3

Entrevista

0

Vídeo

0

TOTAL

78



Língua dominante das referências de pesquisa utilizadas

Português

60

Francês

3

Italiano

0

Inglês

15

Espanhol

0





Observação


*Todos os dados foram extraídos do texto do(a) pesquisador(a).


A escolha pela leitura desta dissertação dá-se pela importância do autor no âmbito da dança com pessoas com deficiência no Brasil e sua relevância na efetivação do termo “dança inclusiva”, ponto de discussão do autor desta análise.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercício I - Estudo de Textos Acadêmicos - Fernanda Pimenta

ANÁLISE DO PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

ENTREVISTA com Maku Fanchulini e Pepa Plana - por Fernanda Pimenta