ANÁLISE DE DISSERTAÇÃO 1
por Rafael Tursi*
Título | Dança inclusiva em contexto artístico: Análise de duas companhias | ||||
Autor(a) | José Henrique Amoedo Barral | ||||
Orientador(a) | Elisabete Alexandra Pinheiro Monteiro | ||||
Instituição | Universidade Técnica de Lisboa | ||||
Grau | Mestrado | ||||
Área de concetração | Performance Artística-Dança | ||||
Catalogação bibliográfica | BARRAL, José Henrique Amoedo. Dança inclusiva em contexto artístico: Análise de duas companhias. 2002. 161 f. Dissertação (Mestrado em Performance Artística-Dança)-Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa/Portugal, 2002. | ||||
Resumo | Transformações estéticas ocorridas na dança e modificações sociais relacionadas às pessoas com deficiência ocorreram no último século. A conjugação destes fatores levou pessoas com deficiência motora a atuarem cenicamente no universo da dança, em contexto artístico-performance, por nós chamada de Dança Inclusiva. Tal realidade, relativamente nova e com a necessidade de uma maior compreensão, levou-nos ao objetivo desta investigação, que foi a descrição, comparação e caracterização de duas companhias que incluem pessoas com deficiência motora em seus elencos e que atuam no contexto referido. Dança; Dança-estética; Deficiência motora; Expressão corporal; Integração social | ||||
Palavras-chave | Dança; dança-estética; deficiência motora; pressão corporal; integração social | ||||
Objetivo | Descrever, comparar e caracterizar companhias de dança que incluem pessoas portadoras de deficiência motora em seu elenco e que atuem, portanto, no âmbito da dança inclusiva em contexto artístico. | ||||
Estrutura | O trabalho conta, em sua estrutura, com uma organização em três capítulos, além dos elementos pré e pós textuais (incluindo sua introdução e conclusão). A saber: Capítulo 1 Perspectiva histórica da evolução da Dança no século XX e analise das transformações nas atitudes e imagem social das pessoas com deficiência motora para, posteriormente, abordar a presença destas pessoas e a sua atuação cênica no universo da dança inclusiva. Apresentação do festival “The International Festival of Wheelchair Dance” (1997) e as 12 companhias de Dança Inclusiva que nele participaram. Capítulo 2 Descrição e estruturação do modelo estatístico adotado para o tratamento e apresentação dos dados do inquérito por questionário, numa vertente descritiva, com recurso à estatística gráfica e classificação tabelar e, do inquérito por entrevista, por uma análise de conteúdos. . Capítulo 3 Descrição, comparação e caracterização de duas companhias que atuam no âmbito da dança inclusiva em contexto artístico, Roda Viva Cia. de Dança e CandoCo Dance Company. | ||||
Metodologia | Pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e estudo de caso. | ||||
Páginas | 161 | ||||
Disponível em | https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/6453/1/AMOEDO%20Henrique_Mestrado%202002.pdf |
Mídias extra-texto
Imagens | 13 | Gráficos | 57 | ||
Tabelas | 6 | Hiperlinks | 12 |
Dados quantitativos das referências de pesquisa utilizadas
Monografia | 1 | Artigo | 26 | Legislação | 0 |
Dissertação | 1 | Livro | 39 | Imprensa | 8 |
Teses | 3 | Entrevista | 0 | Vídeo | 0 |
TOTAL | 78 |
Língua dominante das referências de pesquisa utilizadas
Português | 60 | Francês | 3 | Italiano | 0 |
Inglês | 15 | Espanhol | 0 |
Observação
*Todos os dados foram extraídos do texto do(a) pesquisador(a). | |
A escolha pela leitura desta dissertação dá-se pela importância do autor no âmbito da dança com pessoas com deficiência no Brasil e sua relevância na efetivação do termo “dança inclusiva”, ponto de discussão do autor desta análise. |
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