ANÁLISE DE TESE 3

por Rafael Tursi*



Título

A estética da experiência: Trajetórias do corpo deficiente na cena da dança contemporânea do Brasil e dos Estados Unidos

Autor(a)

José Amâncio Tonezzi Rodrigues Pereira

Orientador(a)

Ana Maria de Bulhões-Carvalho

Instituição

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Grau

Doutorado

Área de concetração

Teorias e Técnicas Teatrais

Catalogação bibliográfica

PEREIRA, José Amâncio Tonezzi Rodrigues. O Teatro das disfunções, ou, A Cena contaminada. 2008. 200 f. Tese (Doutorado em Teatro)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

Resumo

A cena contaminada de que trata esta tese refere à apropriação cênica de disfunções e distúrbios do corpo e da mente, observada no espetáculo a partir do séc. XVIII e, sobretudo, no séc. XX, em movimentos estéticos que fazem do corpo o suporte para sua manifestação. Com base no processo histórico da percepção social do corpo e do comportamento ditos fora de padrão, o estudo identifica o momento de aproximação e posterior intersecção ocorridos entre arte e anomalia, e sua incidência no campo teatral, para então abordar os resultados disso em práticas e procedimentos realizados pela cena contemporânea.

Palavras-chave

(nao há)

Objetivo

O estudo pretende afirmar que o que poderia ser considerado negativo, empecilho ou limitação pode se tornar, ao contrário, matéria efetiva de criação teatral e experiência estética.

Estrutura

O trabalho conta, em sua estrutura, com uma organização em três capítulos, além dos elementos pré e pós textuais (incluindo sua introdução e conclusão). A saber:


Capítulo 1

Traça o percurso e acompanha as transformações pelas quais passou a percepção social dos variados fenômenos relativos ao corpo mal formado e à mente perturbada, quando a tentativa do seu entendimento acaba tendo consequências em sua denominação. Principais referenciais de diálogo: Jean-Jacques Courtine e Michel Foucault.


Capítulo 2

Identifica o momento de aproximação entre a atividade teatral e os distúrbios de ordem física e mental, delineando o processo que culmina com a apropriação cênica das disfunções. Principais referenciais de diálogo: David Le Breton, Jean-Jacques Courtine, e os grupos Théâtre du Cristal e Compagnie de l’Oiseau Mouche.


Capítulo 3

Análise dos trabalhos de Robert Wilson e Pippo Delbono como exemplos de diretores-autores influenciados, no decorrer de suas histórias, pelo contato com os distúrbios e as disfunções do corpo e da mente. Principais referenciais de diálogo: Alessandra Rossi Ghiglione, Colin Counsell e os artistas Robert Wilson e Pippo Delbono.

Metodologia

Pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e estudo de caso.

Páginas

200

Disponível em

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=110888



Mídias extra-texto 

Imagens

43

Gráficos

0



Tabelas

0

Hiperlinks

30





Dados quantitativos das referências de pesquisa utilizadas

Monografia

0

Artigo

32

Legislação

0

Dissertação

0

Livro

59

Imprensa

0

Teses

0

Entrevista

2

Vídeo

5

TOTAL

98



Língua dominante das referências de pesquisa utilizadas

Português

47

Francês

33

Italiano

6

Inglês

10

Espanhol

2





Observação


*Todos os dados foram extraídos do texto do(a) pesquisador(a).


Pesquisador contemplado com a bolsa CAPES de apoio à pesquisa.

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