ANÁLISE DE TESE 3
por Rafael Tursi*
Título | A estética da experiência: Trajetórias do corpo deficiente na cena da dança contemporânea do Brasil e dos Estados Unidos | ||||
Autor(a) | José Amâncio Tonezzi Rodrigues Pereira | ||||
Orientador(a) | Ana Maria de Bulhões-Carvalho | ||||
Instituição | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro | ||||
Grau | Doutorado | ||||
Área de concetração | Teorias e Técnicas Teatrais | ||||
Catalogação bibliográfica | PEREIRA, José Amâncio Tonezzi Rodrigues. O Teatro das disfunções, ou, A Cena contaminada. 2008. 200 f. Tese (Doutorado em Teatro)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. | ||||
Resumo | A cena contaminada de que trata esta tese refere à apropriação cênica de disfunções e distúrbios do corpo e da mente, observada no espetáculo a partir do séc. XVIII e, sobretudo, no séc. XX, em movimentos estéticos que fazem do corpo o suporte para sua manifestação. Com base no processo histórico da percepção social do corpo e do comportamento ditos fora de padrão, o estudo identifica o momento de aproximação e posterior intersecção ocorridos entre arte e anomalia, e sua incidência no campo teatral, para então abordar os resultados disso em práticas e procedimentos realizados pela cena contemporânea. | ||||
Palavras-chave | (nao há) | ||||
Objetivo | O estudo pretende afirmar que o que poderia ser considerado negativo, empecilho ou limitação pode se tornar, ao contrário, matéria efetiva de criação teatral e experiência estética. | ||||
Estrutura | O trabalho conta, em sua estrutura, com uma organização em três capítulos, além dos elementos pré e pós textuais (incluindo sua introdução e conclusão). A saber: Capítulo 1 Traça o percurso e acompanha as transformações pelas quais passou a percepção social dos variados fenômenos relativos ao corpo mal formado e à mente perturbada, quando a tentativa do seu entendimento acaba tendo consequências em sua denominação. Principais referenciais de diálogo: Jean-Jacques Courtine e Michel Foucault. Capítulo 2 Identifica o momento de aproximação entre a atividade teatral e os distúrbios de ordem física e mental, delineando o processo que culmina com a apropriação cênica das disfunções. Principais referenciais de diálogo: David Le Breton, Jean-Jacques Courtine, e os grupos Théâtre du Cristal e Compagnie de l’Oiseau Mouche. Capítulo 3 Análise dos trabalhos de Robert Wilson e Pippo Delbono como exemplos de diretores-autores influenciados, no decorrer de suas histórias, pelo contato com os distúrbios e as disfunções do corpo e da mente. Principais referenciais de diálogo: Alessandra Rossi Ghiglione, Colin Counsell e os artistas Robert Wilson e Pippo Delbono. | ||||
Metodologia | Pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e estudo de caso. | ||||
Páginas | 200 | ||||
Disponível em | http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=110888 |
Mídias extra-texto
Imagens | 43 | Gráficos | 0 | ||
Tabelas | 0 | Hiperlinks | 30 |
Dados quantitativos das referências de pesquisa utilizadas
Monografia | 0 | Artigo | 32 | Legislação | 0 |
Dissertação | 0 | Livro | 59 | Imprensa | 0 |
Teses | 0 | Entrevista | 2 | Vídeo | 5 |
TOTAL | 98 |
Língua dominante das referências de pesquisa utilizadas
Português | 47 | Francês | 33 | Italiano | 6 |
Inglês | 10 | Espanhol | 2 |
Observação
*Todos os dados foram extraídos do texto do(a) pesquisador(a). | |
Pesquisador contemplado com a bolsa CAPES de apoio à pesquisa. |
Comentários
Postar um comentário