ANÁLISE DE TESE 2

por Rafael Tursi*



Título

A estética da experiência: Trajetórias do corpo deficiente na cena da dança contemporânea do Brasil e dos Estados Unidos

Autor(a)

Ana Carolina Bezerra Teixeira

Orientador(a)

Maria Albertina Silva Grebler

Co-orientador(a)

Catarina Sant’Anna

Instituição

Universidade Federal da Bahia - UFBA

Grau

Doutorado

Área de concetração

Artes Cênicas

Catalogação bibliográfica

TEIXEIRA, Ana Carolina Bezerra. A estética da experiência: trajetórias do corpo deficiente na cena da dança contemporânea do Brasil e dos Estados Unidos. 2016. 239 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas)-Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.

Resumo

O trabalho discute as experiências dos movimentos sociais e artísticos das pessoas com deficiência, tendo como referência os Estados Unidos da América e as contribuições deste país para a cena cultural e intelectual brasileira. O estudo se estruturou a partir do estágio de doutoramento nos Estados Unidos em que foi possível, a partir de uma perspectiva comparativa, investigar as realidades vividas por pessoas com deficiência e aprofundar a análise sobre o percurso artístico tomadas por diferentes gerações de artistas e pesquisadores naquele país. Por conseguinte, a tese apresenta uma análise comparativa da Dança e Deficiência no Brasil e os EUA e as suas relações no domínio da integração, a ação política e promoção da autonomia dos artistas com deficiência. Investiga como práticas sociais impostas a estes indivíduos demarcam posições e territórios gerados nas artes, especialmente na dança, bem como uma operação paralela dos movimentos artísticos em busca de legitimidade do corpo com deficiência na cena artística e na sociedade. Para analisar este contexto o trabalho norteia-se pelos Disability Studies (estudos da deficiência), na Teoria Crítica da Dança e nos Estudos da Performance Social. Compõe o escopo teórico as contribuições advindas dos discursos de artistas, pesquisadores e ativistas com deficiência do Brasil e dos EUA. A partir de entrevistas, análises de espetáculos e residências artísticas foi possível analisar a atuação política e profissional de todos os depoentes, considerando seus respectivos contextos culturais e políticos. Neste sentido, o trabalho busca elaborar uma crítica à formação de uma retórica sobre a deficiência no âmbito dos discursos de homogeneização desta experiência na dança. Busca-se defender o argumento de que estes movimentos sociais, políticos e artísticos configuram nestes corpos um fazer-cênico para além da justificação das habilidades, mas que organizam repertórios e ações cênicas em percurso estético. 

Palavras-chave

Estudos sobre Deficiência; Corpo-Política; Dança; Movimentos Sociais; Estética

Objetivo

Discutir a questão da deficiência na área de Artes Cênicas e o reconhecimento desse fenômeno no desenvolvimento de um novo campo estético sobre a temática da dança.

Estrutura

O trabalho conta, em sua estrutura, com uma organização em quatro capítulos, além dos elementos pré e pós textuais (incluindo sua introdução e conclusão). A saber:


1 O contexto social da deficiência

Contextos sociais da deficiência no Brasil e nos EUA e o percurso histórico e político dos principais movimentos sociais, na tentativa de estabelecer conexões entre estas duas realidades. Assim, analisa as lutas sociais dos primeiros movimentos de luta dos deficientes no Brasil e EUA, na tentativa de revisar conceitos e classificações adotadas nestes dois países e suas implicações no cotidiano das pessoas com deficiência […] sob os pontos de vista sociológico, do campo da Teoria Crítica, da literatura e por fim da teoria crítica da dança Principais referenciais de diálogo: Débora Diniz, Tom Shakespeare, Tobin Siebers, Ann Cooper Albright, Scott Rains e Ana Marie Galard-Thomson.


2 O movimento político e suas contribuições à cena artística

No segundo capítulo, a autora busca traçar relações entre Deficiência, Corpo e Identidade, no sentido de aprofundar esta experiência em seus diálogos com o fazer artístico. Principais referenciais de diálogo: Stuart Hall, Jeffrey C. Alexander e Tobin Siebers.


3 A deficiência e suas representações sociais em percurso estético

Aprofundamento na experiência estética da deficiência no decorrer histórico, bem como por suas implicações no território artístico. Descrição da produção dos artistas com algum tipo de deficiência e sua influência para a abertura de outro campo estético para a cena e para uma mudança na percepção dos processos criativos emergentes no Brasil e nos EUA. Principais referenciais de diálogo: Tobin Siebers e Thomson.


4 Movendo-se entre as Américas

Análise do trabalho de grupos e artistas em sua maioria norte-americanos e um representante brasileiro. Principais referenciais de diálogo: Axis Company Dance, Ann Cooper Albright, Bill Shannon, Alice Sheppard, Edu O. e Dandelion Dancetheater.

Metodologia

Pesquisa qualitativa comparativa, com revisão bibliográfica e estudo de caso.

Páginas

240

Disponível em

https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/19517/1/2oficial.pdf



Mídias extra-texto 

Imagens

31

Gráficos

0



Tabelas

0

Hiperlinks

2





Dados quantitativos das referências de pesquisa utilizadas

Monografia

0

Artigo

13

Legislação

2

Dissertação

0

Livro

46

Imprensa

0

Teses

1

Entrevista

0

Vídeo

0

TOTAL

62



Língua dominante das referências de pesquisa utilizadas

Português

22





Inglês

40







Observação


*Todos os dados foram extraídos do texto do(a) pesquisador(a).


Pesquisadora contemplada com a bolsa CAPES de apoio à pesquisa.

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