A autora adotou como principais referências bibliográficas os autores Ana Lúcia
Vieira de Andrade, Tânia Brandão, Sue-Ellen Case, Kimberlé Krenshaw, Jill Dolan,
Teresa de Lauretis, Peggy Phelan, Cecília Almeida Salles, Peta Tait, Maria Thereza
Vargas, Monique Wittig, e Virginia Woolf. Como referências complementares
adotamos as ideias de Pierre Bourdieu, Judith Butler, Hélene Cixous, Ellin
Diamond, Josette Féral, Julia Kristeva, Beth Néspoli, Patrice Pavis, Maria Cristina
de Souza, Victor Turner, Julia Varley, entre outros.
Tipos de referências:
374 artigos, 3 teses, 2 dissertações, 1 monografia, 1 projeto de pesquisa, 3 anais,
198 livros, 4 entrevistas, 5 DVDs.
Referências em outros idiomas:
14 em francês, 5 em espanhol e 366 em inglês.
Imagens:
31.
TESE 3
TOURINHO, Ligia Losada. Dramaturgias do Corpo: protocolos de criação das Artes da Cena. Tese (Doutorado) - Campinas, SP: Unicamp, 2009.
Resumo:
A pesquisa analisa as dramaturgias da contemporaneidade, compreendendo suas
novas perspectivas, as quais não a vinculam necessariamente a um texto
dramático. Apresenta conceitos relativos às estruturas da composição cênica.
Palavras-chave:
Dramaturgias contemporâneas; dramaturgias do corpo; história do espetáculo;
encenação; processos de criação.
Problematização:
A dramaturgia pertence ao teatro ou às artes da cena? Só há dramaturgia quando
há texto? Só por meio do teatro dramático se cria dramaturgia? Como funciona a
dramaturgia no teatro pós-dramático? Essas são algumas questões que permeiam
a pesquisa.
Hipótese:
As questões apresentadas refletem sobre a compreensão de dramaturgia nos dias
atuais, e quais atravessamentos e conceitos surgem dessas novas estruturas
cênicas. Não se trata, porém, de negação ou exaltação do corpo ou do texto. Trata-
se de dar contorno e condições de expressividade aos artistas de cada época e
suas necessidades.
Metodologia:
O estudo evoluiu por meio de uma metodologia experimental qualitativa.
Compreende a reflexão sobre conceitos provenientes do universo dramatúrgico, assim como dialoga com materiais levantados por meio de entrevistas e
observação de espetáculos.
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