Trabalho Final- Pedro Lopes

Universidade de Brasília
Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas

Prof. Marcos Motta
Aluno: Pedro Henrique Silva Lopes
Matrícula: 200085441

Dissertação: A Sistematização da Vulnerabilidade como Ferramenta Técnica para o Ator na Coletiva Teatro
Palavras chaves- Teatro de grupo- Vulnerabilidade- Trabalho do ator- Ferramenta criativa

Bem, no meu projeto pretendo a partir da prática gerada pela Coletiva Teatro (Teatro de grupo ao qual faço parte ao longo destes quase 5 anos) perpassando pelas experiências vividas, nacional e internacionalmente, pretendo analisar e se possível sistematizar a vulnerabilidade nos seguintes projetos de autoria do mesmo grupo:
O #PoesiadoDia são intervenções artísticas que tiveram seu início no pátio do prédio BSAN do Campus Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília. Atualmente se ampliou para outras áreas da universidade, como por exemplo o Restaurante Universitário da mesma. Com este projeto a Coletiva Teatro realiza cenas experimentais individuais e coletivas usando propostas temáticas variadas.




O Amor que Habito
O espetáculo teatral O Amor que Habito teve sua estreia nacional em abril de 2018 no CCBB Brasília e internacional em junho do mesmo ano no MainStage Theatre da Universidade Estadual do Texas. No segundo semestre de 2019 se apresentou na cidade de Atenas, Grécia. O espetáculo conta uma história cujos personagens são um porteiro, a morte, um coveiro obstinado, uma senhorinha muito simpática e uma moça perdidamente apaixonada, chamada Ana Luísa. Entrelaçada a essa história estão as histórias pessoais dos atores onde revelam ao público como foram suas experiências particulares no que tange ao amor e que também se conectam com as histórias dos personagens da ficção. Esta exposição de forma explicita acaba gerando um alto grau de vulnerabilidade por parte dos atores.






Baú de Histórias
O Baú de Histórias é uma sessão de palhaçaria e contação de histórias para crianças entre 4 e 10 anos de idade. Com atividades interativas, o meu palhaço, um ator/contador e plateia brincam e se divertem, compartilhando histórias através de contos populares e literários. Usa o poder transformador das narrativas orais, um exercício eficaz e antigo de entretenimento, integração, reflexão, imaginação e escuta comunitária. As sessões propiciam o estímulo das potencias criativas em cada criança presente.








Assim, com a disciplina pude abrir meus horizontes quanto as possibilidades que tenho para almejar o meu objetivo que é não só de análise, mas também de sistematização da vulnerabilidade. Já obtive algum êxito com os últimos exercícios de análise de dissertações realizado nesta disciplina o e que me proporcionou uma leitura rica, mas também impulsionadora. Metodologias parecidas com as quais eu vislumbro para o meu projeto e outras inspirações mais de outros coletivos bem novas formas de fazer entrevistas e questionar sem sugestionar.

Pude praticar a principal ferramenta que irá embasar as minhas dúvidas e questionamentos sobre o que pretendo pesquisar, a entrevista. Já inicie um esboço do questionário que vou aplicar com todo os integrantes do grupo e fazendo um pequeno teste com o Nei Cirqueira já pude talvez me arriscar num chute de prováveis perguntas que melhor me atenderão e me guiarão.

    Assim, pretendo mudar um pouco a dinâmica do questionário e acrescentar na parte de pesquisa de bibliografias mais dissertações que envolvam: Teatro de grupo e entrevistas com o coletivo. Acredito que filmar será muito interessante, pois eu poderei fazer uma análise sobre expressões corporais e faciais que podem se perder caso a entrevista seja gravada somente em áudio. Creio que esse a mais será relevante.

Por fim como sou ansioso venho já tentando enxergar o que pode surgir nesta pesquisa que ao meu ver poderá auxiliar não só jovens estudantes de artes cênicas de forma individual, mas coletiva. Os grupos de teatro em especial, pois penso que fazem um trabalho a médio e longo prazo o que fortalece as relações interpessoais bem como as percepções entre os integrantes e suas formas de criar dentro do coletivo. Propiciando uma melhor captura da essência desta que eu chamo de ferramenta: a vulnerabilidade, assim acredito. Como um desejo e um vôo mais alto eu pretendo com essa pesquisa alcançar a possibilidade de criar um guia ou talvez poder indicar caminhos para que outros alunos, performers e a quem mais se interessar poder usar da sua vulnerabilidade para potencializar sua forma de se expressar, criar, produzir e se apresentar artisticamente. Se aventurar a enxergar esse mar de possibilidades que a vulnerabilidade me permitiu experimentar ao longo destes quatro anos pesquisando vulnerabilidade dentro do coletivo e com nos PIBICS realizados de 2016-2018.

    Confio ser de grande relevância essa pesquisa, pois poderá trazer aos coletivos um maior entendimento de cada integrante e do todo que trabalha e se desenvolve como um grande cardume, sem esquecer da individualidade de cada um. E para o indivíduo se perceber um agente potente da forma que se é sem se julgar, mas aproveitar tudo que se é. Acredito que com a variedade de ferramentas apresentadas na disciplina e ao longo da pesquisa outras formas de busca serão utilizadas para enriquecer a discussão e o avanço na prática da pesquisa.

CRONOGRAMA
Com a auxílio da disciplina e ainda decantando sobre as várias alternativas

levantas, repenso e acrescento em vermelho ao cronograma:

Período 1/2021:

  • Atualização do levantamento bibliográfico e leituras do material teórico;

  • Leituras e fichamentos de dissertações sobre/com coletivos e entrevistas

    estruturadas

  • Cursar duas disciplinas da Pós-Graduação;

  • Formular dois questionários: um dissertativo e outro múltipla escolha

  • Aplicação do questionário com os membros da Coletiva Teatro;

  • Análise do questionário;

    Período 2/2021:

  • Leituras do material teórico;

  • Cursar duas disciplinas da Pós-Graduação;

  • Levantamento de materiais escritos em diários de bordo de percepções individuais

    dos membros da Coletiva Teatro sobre cada processo (1-3);

  • Levantamento de gravações de espetáculos e ensaios

  • Entrevistas individuais com todos os membros do coletivo;

  • Gravação e análise das imagens geradas para auxiliar a analise

  • Organização do material levantado para a escrita da dissertação;

  • Qualificação da dissertação.

    Período 1/2022:

    • Escrita da dissertação

    Período 2/2022:

    • Defesa e finalização da dissertação do Mestrado Acadêmico; 

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