Trabalho Final - Jailson Carvalho

[Trabalho Final - Jailson Carvalho]


 

Teatro de Animação e Sala de Aula Invertida como processos de socialização e aprendizagem com estudantes do Terceiro Ciclo 

 

            A reformulação do projeto de Doutorado em Arte Cênicas aconteceu após questionamentos e provocações nas aulas de Metodologia da Pesquisa em Arte Cênicas 2 com o Doutor Marcus Mota. Os primeiros impactos surgiram a partir da necessidade de reorganizar os pensamentos e as ideias iniciais. Desta maneira, os objetivos – geral e específicos – foram repensados e escritos com mais escopo. As ações planejadas para cada semestre tiveram suas reestruturações com base nas pesquisas de teses, dissertações e artigos em repositórios de universidades e sites especializados. Assim como a sugestão de sumário indicativo como roteiro para a escrita da tese.

            Os momentos de busca conceitual para alicerçar a argumentação teórica no transcorrer da tese, as análises destes textos, os fichamentos e as leituras das referências foram o ponto central para essa reconstrução do pré-projeto de doutoramento. Os vislumbres de construtos basilares que apoiarão toda a tese surgiram destes ensejos de pesquisa.

 

                                                                  

                        










Introdução

 

As experimentações nas Artes Cênicas para estudantes do Ensino Fundamental envolvem a mescla de teoria com prática. Essa união pode ter mais significação quando docente e discente constroem uma ponte, juntos, entre eles e o conhecimento. Porém, para a maioria dos estudantes do Terceiro Ciclo de Aprendizagem, na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, a maior dificuldade é o processo de socialização e exposição diante da turma. Uma possibilidade que pode ser propicia a esse início de descoberta cênica é o Teatro de Animação – teatro de sombras e teatro de bonecos.

A liberdade que o teatro de animação consegue oferecer aos estudantes é algo imensurável. Cada discente aprende da sua maneira, no entanto, para a grande maioria, evidenciar seus corpos diante da turma é um dos fatores que dificultam o processo de aprendizagem cênica com significação.

Contudo, a carga horária de Artes no Ensino Fundamental cria desafios para esse processo de experimentação cênica. A partir destas questões, pensamos na união da Sala de Aula Invertida com o Teatro de Animação e, com isso, otimizar o tempo da melhor forma possível.

Para esta pesquisa iremos partir da seguinte problematização: Como o Teatro de Animação unido a Sala de Aula Invertida podem oferecer outras possibilidades de socialização, exposição e aprendizagem em Artes Cênicas com estudantes do Terceiro Ciclo? Para responder a este questionamento, iremos partir dos seguintes objetivos:

 

Objetivos

Objetivo geral: Analisar os benefícios do Teatro de Animação aliado a Sala de Aula Invertida como possibilidades pedagógicas para o ensino de Artes Cênicas no Terceiro Ciclo de Aprendizagem em uma escola pública na Secretaria de Educação do DF.

 

Objetivos específicos:

  •  Discutir os conceitos de experiência e aprendizagem.
  • Discutir sobre o processo de experiência cênica, de aprendizagem e de socialização por meio do Teatro de Animação – Sombras, Boneco de luva e Boneco de manipulação direta (balcão).
  •  Analisar o processo de experiência e aprendizagem por meio da Sala de Aula Invertida.
  • Discutir sobre o processo de aprendizagem no Terceiro Ciclo na Secretaria de Educação do Distrito Federal.

 

Metodologia

Utilizaremos para este projeto de pesquisa um Estudo de Caso com abordagem qualitativa. Nossa unidade de caso principal serão os estudantes de uma escola pública, o Centro de Ensino Fundamental 101 do Recanto das Emas/DF.

Para técnicas de coleta de dados utilizamos a observação participante, e três questionários online. A pesquisa será realizada entre os anos de 2020 e 2023. A análise dos dados acontecerá no ano 2024. A aplicação se dará em uma turma que ficará com a mesma formação nos anos de 2021 até 2024. Em 2021 serão coletados dados sobre a experimentação cênica com teatro de sombras no 6º ano. No ano 2022 serão coletados dados sobre a experimentação cênica com teatro de bonecos de luva. No ano 2023 serão coletados dados sobre a experimentação cênica com teatro de bonecos de manipulação direta (balcão)

 

Os procedimentos adotados serão:

  1.  Registro no Diário de Bordo elaborado pelos estudantes.
  2. Registro audiovisual das aulas sobre teatro de sombras, teatro de bonecos de luva e teatro de bonecos de manipulação direta (balcão)
  3. Observação e análise das aulas durante três anos letivos com uma turma que será mantida no 6º, 7º e 8º ano.
  4. Aplicação de três questionários online.
  5. Análise dos dados.

 

Estrutura da pesquisa/tese

            Para a escrita desta tese partimos do princípio de que nossa fala emerge de dentro do território das artes cênicas e, a partir dele, que discorremos sobre união do teatro de animação com as tecnologias contemporâneas. Não aspiramos exaurir tudo que se refere a nossa prática docente porque ela é construída diariamente. Para tal, estruturamos o texto nos seis momentos descritos a seguir:

 

1.                 1. Entre o ser e o animado:

a.       Breve contextualização do teatro de animação [em geral].

b.      Teatro de Sombras.

c.       Teatro de bonecos.

                                                              i.      Boneco de luva.

                                                            ii.      Boneco de manipulação direta (balcão).

2.                  2. Aprendizagem por meio da experiência

a.       Aprendizagem significativa.

b.      Experiência e experiência teatral.

c.       Socialização na escola.

d.      Benefícios do teatro de animação no processo de aprendizagem.

3.                 3. Sala de aula invertida

a.       Contextualização e definições.

b.      Processos metodológicos.

c.       Possibilidades que antecedem a aula presencial.

4.                  4. Terceiro Ciclo de Aprendizagem

a.       Processo na SEEDF.

b.      Documentos oficiais.

c.       Tempo e aprendizagem.

5.                     5. Proposta Pedagógica

a.       Princípios norteadores.

b.      Habilidades artísticas e BNCC.

c.       Processo de registro e avaliação – diário de bordo, questionário online, criação de cenas curtas.

d.      Sistematização da proposta de aula

                                                              i.      Planos de aula Teatro de Sombras para 2021[20 aulas].

                                                            ii.      Planos de aula Teatro de Bonecos de luva para 2022 [20 aulas].

                                                          iii.      Planos de aulas Teatro de Bonecos de manipulação direta (balcão) para 2023 [20 aulas].

6.                      6. Analise da experiência

a.       Análise da experiência mediado pelo Teatro de Sombras.

b.      Análise da experiência mediado pelo Teatro de Boneco de Luva

c.       Análise da experiência mediado pelo Teatro de Boneco de manipulação direta (balcão).

d.      Análise da Sala de Aula Invertida.

7.                   7. Considerações finais:

 

Cronograma

            A pesquisa de doutorado terá o seguinte cronograma:

Período

Ação

2020: agosto a dezembro

1º semestre do Doutorado

  •  Estudo de créditos obrigatórios
  • Leituras de textos.
  • Elaboração dos planos de aulas sobre Teatro de Sombras.

2021: fevereiro a junho

2º semestre do Doutorado

  • Estudo de créditos obrigatórios
  • Leituras de textos.
  • Aplicação da pesquisa com estudantes do 6º ano no Centro de Ensino Fundamental 101 do Recanto das Emas/DF.
  • Criação de cenas curtas com Teatro de Sombras

2021: agosto a dezembro

3º semestre do Doutorado

  • Estudo de créditos obrigatórios
  • Leituras de textos.
  • Análise da aplicação do Teatro de Sombras
  • Início da escrita da tese.
  • Aplicação do primeiro questionário online
  • Elaboração dos planos de aulas sobre Teatro de Boneco de luva.

2022: fevereiro a junho

4º semestre do Doutorado

  • Estudo de créditos obrigatórios
  • Leituras de textos.
  • Aplicação da pesquisa com estudantes do 7º ano no Centro de Ensino Fundamental 101 do Recanto das Emas/DF.
  • Criação de cenas curtas com Teatro de Boneco de luva

2022: agosto a dezembro

5º semestre do Doutorado

  • Leituras de textos.
  • Análise da aplicação do Teatro de Boneco de luva.
  • Escrita da tese.
  • Aplicação do segundo questionário online
  • Elaboração dos planos de aulas sobre Teatro de Boneco de manipulação direta (balcão)
  • Exame de Qualificação [final do quinto semestre]

2023: fevereiro a junho

6º semestre do Doutorado

  •   Leituras de textos.
  • Aplicação da pesquisa com estudantes do 8º ano no Centro de Ensino Fundamental 101 do Recanto das Emas/DF.
  •  Criação de cenas curtas com Teatro de Bonecos de manipulação direta (balcão).

2023: agosto a dezembro

7º semestre do Doutorado

  • Escrita da tese.
  • Análise da pesquisa.

2024: fevereiro a abril

8º semestre do Doutorado

  • Finalização da escrita da tese.
  • Revisão ortográfica e formatação da tese.

2024: junho/julho

8º semestre do Doutorado

  • Defesa da pesquisa/tese

 

                                        




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