Trabalho final: análise do projeto [Ana Vaz]

TRABALHO FINAL: ANÁLISE DO PRÉ-PROJETO

DISCIPLINA: METODOLOGIAS DE PESQUISA EM ARTES CÊNICAS

PROFESSOR: MARCUS MOTA

ALUNA: ANA VAZ

TRABALHO: ANÁLISE DO PROJETO DE PESQUISA



Título Provisório

 

Corpo e Palhaçaria Contemporânea: Uma investigação sobre o papel do corpo no discurso da mulher palhaça, para a criação da cena contemporânea


Objeto da Pesquisa


Proposta de pesquisa teórico-prática que propõe um estudo sobre o papel do corpo na palhaçaria feita por mulheres e suas reverberações na construção de novas dramaturgias cômicas pautadas no discurso da mulher contemporânea. Tem como objetivo geral investigar o discurso cômico que se implementa na palhaçaria feminina, a partir da relação entre o corpo feminino e seu papel na sociedade contemporânea, buscando relacionar tais estudos com o entendimento prático para a criação de um número de palhaça. 


Objetivos


O presente trabalho tem como objetivo geral investigar o discurso cômico que se implementa na palhaçaria feminina, sobre a mulher fracassada, partindo de percepções sobre o papel do corpo feminino na sociedade contemporânea, buscando correlacionar tais estudos com o entendimento prático da criação de um espetáculo solo de palhaça.

Objetivos específicos:

  • Reunir, em material conciso, as principais discussões sobre: o corpo feminino e suas representações sociais e culturais; princípios da palhaçaria; palhaçaria feminina e a  comicidade da mulher palhaça; 

  • Compreender como a palhaçaria feminina dialoga com as representações do corpo da mulher na sociedade contemporânea, na consolidação do discurso cômico;

  • Investigar trabalhos artísticos e pesquisas de palhaças nacionais e internacionais que buscam desenvolver uma dramaturgia própria;

  • Desenvolver processo criativo com base na palhaçaria feminina e no discurso da mulher contemporânea. 



Análise Geral 


A partir da releitura do pré-projeto e dos processos vivenciados nas disciplinas de Metodologias de pesquisa e Tópicos em Artes Cênicas ao longo deste semestre, seguem alguns pontos observados:  


  • Tomei consciência sobre a diferença entre a pesquisa e a tese. 

  • A metodologia no meu pré-projeto estava muito mais focada na estruturação da tese do que na pesquisa como um todo;

  • Observei que no meu pré-projeto já havia uma coerência entre objeto do projeto, bibliografia e cronograma apresentados;

  • As ferramentas de pesquisa da disciplina me ajudaram a perceber o quanto o material sobre palhaçaria feminina ainda é escasso na etapa de doutoramento, mas me ajudou a encontrar algumas teses em outras línguas, dentre outras referências; 

  • O exercício da análise de teses me ajudou a entender melhor a estruturação da tese e aplicação dos conceitos a partir do tema principal, em comparação com a dissertação de mestrado; 

  • Fazer a entrevista foi algo novo, já que eu não havia proposto entrevistas no meu mestrado e também foi bastante revelador; 

  • Mesmo entrevistando uma figura muito próxima tive uma oportunidade excelente de troca, de ouvir um novo ponto de vista e me senti bastante provocada em relação ao tema da palhaçaria feminina;

  • Comecei a entender e a selecionar os outros conceitos que atravessam o meu tema principal;

  • Poder ver as atividades dos colegas da turma através do blog me ajudou a entender como desenvolver minhas ideias dentro da pesquisa;

  • Cheguei à conclusão de que pode ser interessante incluir uma investigação da minha própria trajetória enquanto palhaça, o que eu ainda não havia considerado no processo de desenvolvimento do pré-projeto.


Diante de tais observações e de algumas decisões tomadas, atualizei a metodologia e desenvolvi mais sobre as ações, o planejamento e seus desdobramentos, buscando uma organização que me auxilie nas novas etapas da pesquisa. 



Metodologia da Pesquisa


A pesquisa irá se pautar em: pesquisa teórica e estudo de conceitos; análise de obras artísticas de palhaçaria feminina; participação em grupos de estudos e eventos relacionados à palhaçaria e palhaçaria feminina; redação de tese sobre a pesquisa realizada; laboratório de criação e montagem de número de palhaçaria. Segue abaixo um quadro que organiza as ações citadas.


Organização das ações 

Ações 

Detalhamento 

Pesquisa teórica e estudo de conceitos

Método: textos, artigos, publicações em revistas, sites, dissertações, teses, livros e entrevistas. 

Conceitos principais: palhaçaria e palhaçaria feminina; palhaçaria tradicional e contemporânea; estudos do corpo feminino; corpo e sociedade; processo criativo.

Conceitos adjacentes: riso, humor, comicidade, cômico, procedimentos cômicos, dramaturgia, ações físicas, fracasso, arquétipo, feminismo, sexismo, padrões corporais. 

Análise de obras artísticas 

Método: apreciação de cenas, números e/ou espetáculos, gravados em vídeo e presenciais (quando for possível), criados por mulheres palhaças.

Quantidade: aproximadamente 5 obras a serem analisadas. 

Objeto de análise: formas de abordar o tema; relação entre o corpo, dramaturgia e procedimentos cômicos; aspectos risíveis, coerência e atualidade do discurso cômico; aplicabilidade dos conceitos estudados na pesquisa. 

Participação em grupo de estudos, eventos e entrevistas com artistas


Método: participação em eventos de palhaçaria e/ou palhaçaria feminina que venham a acontecer durante o período do doutorado; entrevistas com palhaças e com palhaços também, que tenham desenvolvido trabalhos com mulheres palhaças. 

Quantidade: aproximadamente 6 entrevistas, sendo 3 com palhaças e 3 com palhaços. Quanto à quantidade de eventos, pretendo participar de pelo menos 3 e talvez realizar algum bate-papo ou palestra.

O que pretendo com isso: obter informações importantes, me manter atualizada sobre os principais assuntos, as percepções de artistas da área e o entendimento prático desses artistas sobre o tema pesquisado.

Redação da tese

Método: organização de leituras; criação de fichamentos; seleção de citações; organização de materiais analisados; transcrição de entrevistas; organização de pastas no google drive; revisão das normas; encontros de orientação; anotações; diários de bordo; estruturação de capítulos; organização de escrita periódica.

Quantidade de páginas: aproximadamente 200.

Formatação: normas da ABNT

Processo de criação e montagem de número de palhaça


Método: definição do tema; cronograma de laboratório de criação; seleção e agendamento de espaço para criação; processo criativo; improvisação e exploração de elementos cômicos; gravação de ensaio/exercícios; análise das gravações; seleção de material/cena; montagem do número; 

Produção: agendamento de apresentações; divulgação; apresentações (com possibilidade de haver contratação de produção, conforme orçamento)   

Viabilização: verificar possibilidades de financiamentos (FAC, FUNARTE, Benfeitoria, etc); verificar possibilidades de uso mínimo de materiais em caso de não haver financiamento.   



Tese


A tese irá se dividir em três eixos principais que se desdobram em: concepções sobre o corpo feminino e suas representações sociais; o corpo na palhaçaria feminina e os princípios que norteiam a comicidade da mulher palhaça; criação de dramaturgias cômicas a partir do discurso feminino baseado nas transformações simbólicas do corpo. Segue o quadro abaixo que detalha os eixos norteadores para a estrutura da tese.  



Estrutura da Tese

Eixos

Conteúdo

1

Estudo sobre as concepções acerca do corpo feminino, destacando os aspectos históricos, culturais e sociais, bem como das transformações ocorridas e o impacto gerado na mulher artista hoje. Esta etapa também irá discursar sobre as interferências dos meios de comunicação na representação do corpo feminino na atualidade.  

2

Analisa o discurso do corpo da mulher em diferentes dramaturgias em palhaçaria. Esta etapa contará com a pesquisa, estudo e análise de textos e obras artísticas que possam contribuir para a descoberta de um discurso cômico, pautado na mulher contemporânea. Este eixo também conta com um breve relato da trajetória da pesquisadora como palhaça, em diferentes trabalhos e abordagens dentro da palhaçaria.    

3

Relato e análise do processo de criação, produção e montagem de trabalho artístico, que visa a implementação do discurso feminino em uma obra do gênero cômico. Esta parte terá como objetivo principal a implementação dos estudos, reflexões e debates gerados, para a criação artística. 



Plano de trabalho/Cronograma


Durante o primeiro semestre cumpri com algumas ações já previstas e outras incluídas posteriormente a partir das demandas das disciplinas e das novas decisões tomadas. São elas: cumprimento de duas disciplinas do programa da Pós-Graduação; continuação do levantamento bibliográfico feito no pré-projeto; leitura de dissertações e teses; participação em grupo de estudos relacionado à palhaçaria feminina (em andamento com Karla Concá e Ana Borges); primeiro encontro de orientação; replanejamento da pesquisa e entrevista com Manuela Castello Branco, como parte da disciplina de Metodologias. No segundo semestre pretendo finalizar todas as disciplinas obrigatórias do curso (se conseguir aproveitamento de estudos), fechar a estrutura da tese e dos capítulos; produzir e publicar dois artigos científicos; realizar análise de obras artísticas e entrevistas. No terceiro semestre darei início à seleção para o trabalho escrito e ao processo criativo para montagem do trabalho artístico. No quarto semestre irei iniciar a redação da tese, finalizar a montagem e realizar apresentações do número. O terceiro ano, quinto e sexto semestres, será dedicado à redação da tese e qualificação. Paralelamente ao trabalho escrito e processo criatico necessário para o desenvolvimento da tese, ainda pretendo dar continuidade à participação de eventos que possam contribuir com a pesquisa. O quarto e último ano, sétimo e oitavo semestres, será dedicado à defesa e publicação da tese. 


Segue abaixo, o mesmo modelo de cronograma utilizado para o pré-projeto, com ajustes e alterações decorrentes desta análise, baseado nas ações e desdobramentos listados no item que fala sobre a organização das ações. 

  

Cronograma

Atividades

Período (em anos)

Pesquisa teórica e estudo de conceitos; participação em grupos de estudos; entrevistas com artistas; análise de obras; cumprimento das disciplinas; produção de dois artigos científicos; estruturação dos capítulos da tese; preparação de cronograma e metodologia para processo criativo. 





Seleção e organização para o trabalho escrito; início da redação da tese; processo criativo, montagem e apresentações do trabalho artístico; participação em eventos.





Redação da tese; qualificação; participação em eventos. 





Ajustes necessários da tese; defesa e publicação da tese. 








Principais Referências


Como suporte teórico para esta pesquisa serão utilizadas referências bibliográficas relacionadas aos estudos sobre a percepção do corpo feminino e suas representações sociais, que também envolvem temas como feminismo, cultura e sociedade. Por outro lado, serão utilizadas referências bibliográficas relacionadas aos estudos da palhaçaria, da palhaçaria feminina e da comicidade, contando também com análise do trabalho de algumas palhaças que tem contribuído para a consolidação da palhaçaria feita por mulheres. Além disso a pesquisa contará com análise do trabalho de artistas que tem contribuído para a consolidação da palhaçaria contemporânea.


Referências

Tipo

Formato

Principais autores e artistas

Teóricas 

Livros, textos, artigos, publicações em revistas, sites, dissertações e teses.

- Corpo feminino e feminismo: Simone de Beauvoir, Judith Butler, Elaine Romero, Daniela Angeli, Susan Bordo, Boris e Cesídio, Cláudia Dourado e Tânia Swain, dentre outras.

- Palhaçaria, palhaçaria feminina e comicidade: Jacques Lecoq, Demian Reis, Georges Minois, Alice Viveiros de Castro, Ana Carolina Sauwen, Mário Fernando Bolognesi, Kátia Maria Kásper, Daiane Brum, Mary del Priori, Mariana Rabelo Junqueira, Henri Bergson, dentre outras.  

Práticas 

Apresentações artísticas, números, cenas e/ou espetáculos de palhaçaria (vídeos e apresentações presenciais quando houver)

Ângela de Castro, Nola Rae, Gardi Hutter, Michelle Silveira da Silva, Gabriela Munõz, Karla Concá, Manuela Castelo Branco, Andréa Macera, dentre outras. Grupos: As Marias da Graça e SóLadies, dentre outras. 

Outras

Entrevistas, grupos de pesquisa, palestras, lives, bate-papos.

Manuela Castelo Branco (entrevistada), Karla Concá e Ana Borges (grupo de estudos em andamento), dentre outras. 



Questionamentos e Inquietações


Diante do exposto, finalizo esta análise com questionamentos e inquietações que surgiram neste percurso inicial que podem levar minha pesquisa a novas descobertas, novos redimensionamentos e novos caminhos a serem tomados:   


  • Questionamento sobre o uso do termo palhaçaria feminina enquanto palhaçaria feita por mulheres que também pode ser confundida com uma palhaçaria necessariamente feita para mulheres.

  • Quero falar sobre palhaçaria feminina, ou palhaçaria contemporânea? Qual é o ponto de convergência entre esses dois conceitos? 

  • O que será analisado na minha criação: o processo criativo ou o trabalho finalizado? 

  • Ao estudar o corpo na palhaçaria, estou seguindo uma linha estritamente simbólica ou estou levando em consideração uma análise dos movimentos, gestos, ações e das partituras corporais que possam surgir no processo criativo?  

  • Vou estudar o corpo de quem? Como falar de outros corpos de maneira democrática?   

  • Por que falar sobre o corpo? Que corpo? Isso é importante? Para quem? Será que eu posso falar de corpo, tendo eu um corpo tão específico e ainda assim, falar para outras mulheres? 

  • Como gerar identificação? Como provocar o riso? E como provocar o riso sem reproduzir preconceitos?   

  • Ao estudar sobre a palhaçaria feminina, isso também envolve a temática do feminismo. Até que ponto devo desenvolver sobre este assunto e como abordá-lo sem correr o risco de reproduzir um ponto de vista limitado e excludente?

  • Quantas obras devo analisar para poder embasar a minha tese? Como saber o limite? Qual a abrangência geográfica do projeto em relação às obras e as pessoas que serão entrevistadas por mim? Como mensurar isso? 

  • Quem sou eu enquanto palhaça? Palhaça-bailarina, Hipotenusa, Andarilho, Tiktoker...? Que corpo é esse e aonde ele se encaixa? Se é que se encaixa… Quais as transformações percebidas? Como se apresenta e como é percebido? Provoca risos? Provoca encantamentos? Provoca?

  • O que eu quero dizer no meu processo de criação, para quem, por quê, e o que isso diz sobre mim e sobre a minha palhaça? 




  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercício I - Estudo de Textos Acadêmicos - Fernanda Pimenta

AUTOAPRESENTAÇÃO - Meimei Bastos

ENTREVISTA com Maku Fanchulini e Pepa Plana - por Fernanda Pimenta