Primeira versão do trabalho final

oi Marcos! Envio a primeira versão do meu trabalho final, gostaria de saber se é mais ou menos isso que você espera. Estou ainda pensando outras coisas, refletindo sobre esse primeiro semestre mas acho que já dá pra mostrar alguma coisa até pra pedir uma orientação. Não sei se você vai comentar aqui ou se prefere falar disso em aula, então aproveito para avisar que não estarei presente na aula dessa semana. Se for o caso, assisto a gravação da aula depois. Agradecida!

Análise do pré-projeto 

INVESTIGAÇÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM CÊNICA A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO COM VOZES NEGRAS

1- questão bibliográfica- Impacto das novas ferramentas de busca e de análise de tese/dissertação para pesquisa. 

Sendo uma aluna do mestrado que não fez uma monografia durante a graduação, a escrita da pesquisa com todas as regras e possibilidades é, em um primeiro momento, bastante assustadora. Escrevi meu pré-projeto utilizando basicamente a bibliografia obrigatória para a prova de ingresso, algumas leituras da militância negra feminista e indicações da minha fonoaudióloga uma vez que minha pesquisa envolve voz. As ferramentas de busca acadêmica me deixaram bastante animada, especialmente com a possibilidade de encontrar trabalhos finalizados envolvendo questões relacionadas à minha pesquisa. Ter acesso a uma diversidade de dissertações me ajuda a visualizar melhor o caminho que preciso trilhar e o exercício que realizamos de análise me ajudou bastante a não perder tempo com trabalhos extensos que muitas vezes tem apenas um capítulo que se relaciona com a minha pesquisa. O aumento drástico de bibliografia para minha pesquisa resultou em uma estruturação do caminho que preciso trilhar na escrita da dissertação. Neste momento já consigo visualizar o que será abordado em cada capítulo e já estou bastante adiantada na escrita do primeiro. - Memória. Neste semestre entendi que minha pesquisa tem muito mais a ver com a memória e a escrita de si do que inicialmente antecipei. Minha bibliografia tem se ajustado a essa descoberta. 

2- questão metodológica- como você vai fazer sua pesquisa interrogando seu objeto, questionário, vídeos, etc. Programar atividades. 

Objeto da minha pesquisa: 
Investigar a maneira como os corpos negros se tornam imediatamente cúmplices ao entrar em um espaço sem a presença não-negra. Proporcionar um ambiente distante de qualquer tipo de silenciamento, onde se possa explorar a emissão sonora, estimulando o indivíduo a exercitar seu aparelho vocal visando encontrar a voz coletiva de cada grupo e ouvir o que socialmente não lhes é permitido dizer. Experimentar métodos de criação da personagem cênica a partir da voz, tanto emissão quanto discurso, primeiramente com o Duo Camboatá e com a Empregada da Sufragista. Posteriormente, já de posse dos resultados desses laboratórios, realizar uma oficina aberta a estudantes negros de todos os cursos, de 60h/aula na UnB em formato TEAC (Técnicas Experimentais de Artes Cênicas), objetivando desenvolver um processo de criação para futura montagem de um espetáculo de teatro musicado.

Metodologia: 

- Acabei de finalizar a ementa para o TEAC que darei semestre que vem; 

- Assistir aulas práticas de professoras e professores do departamento para visualizar possibilidades de aplicação de exercícios e didática em tempos de pandemia (em andamento); 

- Levantamento de exercícios, textos e espetáculos que provoquem a memória das participantes, induzindo à fala, canto, escrita, dança, desenho ou qualquer outra expressão artística ou não. (em andamento); 

- Realizar uma série de 10 entrevistas, especialmente durante o período de férias de final de ano. Disponiblizar no YouTube e divulgar o material (1 realizada e 2 marcadas); 

- Finalizar a introdução e primeiro capítulo antes do retorno das aulas; 

- Planejamento das aulas do TEAC em 4 partes: 
1. Revisão de conceitos e investigação do corpo negro: voz enquanto emissão e sensação (4 aulas) 
2. Investigação do discurso negro (4 aulas) 
3. Sobreposição: discurso, canto, música, corpo (8 aulas) 
4. Curadoria e ensaios (16 aulas) 

- Elaboração de um questionário/ entrevista para as alunas do TEAC; 

- Cumprir os créditos obrigatórios durante o primeiro semestre de 2021;

- Escrever o segundo capítulo durante o primeiro semestre de 2021; 

- Qualificar no final do primeiro semestre de 2021; 

- Escrever os capítulos 3, 4 e as considerações finais durante o segundo semestre de 2021; 

- Revisar e finalizar a dissertação durante as férias de final de ano de 2021; 

- Defender a dissertação no início do primeiro semestre de 2022. 


2/2020

Férias de fim de ano

1/2021

2/2021

Férias de fim de ano

1/2022

Créditos/ Estudos Teórico-práticos

Entrevistas, introdução e capítulo 1

Laboratório/ Créditos/ Desenvolvimento teórico-prático/

Qualificação


Desenvolvimento teórico-prático


Organização final



Defesa/ Mostra Prática

1. Participação nas

aulas regulares;

2. Revisão

bibliográfica;

3. Levantamento de

referências;


  1. 1.  Pesquisa de Campo (Entrevistas)

  2. 2.Finalização do primeiro capítulo e introdução da dissertação.


1. Participação nas

aulas regulares;

2. Análise e desenvolvimento

dos materiais teórico-práticos;

3.Oficina com pessoas negras na UnB (laboratório);

4. Desenvolvimento

teórico (capítulo 2)

5. Qualificação.

1.  Desenvolvimento e finalização da dissertação e materiais envolvidos (capítulos 3, 4 e considerações finais);

2. Laboratório com Duo Camboatá e Empregada da Sufragista

1. Revisão ortográfica da dissertação e preparação para defesa

1. Defesa da dissertação;

2. Mostra de experimentos.


3- inquietações, coisas definir, possibilidades. 

- Treino da escuta e o silêncio; 

- Ensaiar as experimentações para o TEAC dirigindo um curta metragem filmado em celular com 5 mulheres negras ainda esse semestre. 

- Minha pesquisa trata de negritude brasileira. No primeiro capítulo flerto com a negritude dos Estados Unidos e da América Latina, evidenciando os processos de colonização não só de Portugal mas também da Espanha e Inglaterra. Ainda não sei se abro mais espaço na minha pesquisa para um panorama teatral dessas outras realidades do continente americano ou se deixo apenas em caráter de citação. 

- Para quem trabalha com cultura negra e colonização, descobri um dicionário escrito por historiadoras de vários países com 50 textos que tratam dos processos de colonização que envolvem a escravidão. Fala de escravidão indígena e negra no continente americano como um todo, mas trata especialmente da escravidão negra no Brasil. Link  

 

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