oi Marcos! Envio a primeira versão do meu trabalho final, gostaria de saber se é mais ou menos isso que você espera. Estou ainda pensando outras coisas, refletindo sobre esse primeiro semestre mas acho que já dá pra mostrar alguma coisa até pra pedir uma orientação. Não sei se você vai comentar aqui ou se prefere falar disso em aula, então aproveito para avisar que não estarei presente na aula dessa semana. Se for o caso, assisto a gravação da aula depois. Agradecida!
Análise do pré-projeto
INVESTIGAÇÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM CÊNICA A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO COM VOZES NEGRAS
1- questão bibliográfica- Impacto das novas ferramentas de busca e de análise de tese/dissertação para pesquisa.
Sendo uma aluna do mestrado que não fez uma monografia durante a graduação, a escrita da
pesquisa com todas as regras e possibilidades é, em um primeiro momento, bastante
assustadora. Escrevi meu pré-projeto utilizando basicamente a bibliografia obrigatória para a
prova de ingresso, algumas leituras da militância negra feminista e indicações da minha
fonoaudióloga uma vez que minha pesquisa envolve voz. As ferramentas de busca acadêmica
me deixaram bastante animada, especialmente com a possibilidade de encontrar trabalhos
finalizados envolvendo questões relacionadas à minha pesquisa. Ter acesso a uma
diversidade de dissertações me ajuda a visualizar melhor o caminho que preciso trilhar e o
exercício que realizamos de análise me ajudou bastante a não perder tempo com trabalhos
extensos que muitas vezes tem apenas um capítulo que se relaciona com a minha pesquisa. O
aumento drástico de bibliografia para minha pesquisa resultou em uma estruturação do
caminho que preciso trilhar na escrita da dissertação. Neste momento já consigo visualizar o
que será abordado em cada capítulo e já estou bastante adiantada na escrita do primeiro.
- Memória. Neste semestre entendi que minha pesquisa tem muito mais a ver com a memória
e a escrita de si do que inicialmente antecipei. Minha bibliografia tem se ajustado a essa
descoberta.
2- questão metodológica- como você vai fazer sua pesquisa interrogando seu objeto,
questionário, vídeos, etc. Programar atividades.
Objeto da minha pesquisa:
Investigar a maneira como os corpos negros se tornam imediatamente cúmplices ao entrar em
um espaço sem a presença não-negra. Proporcionar um ambiente distante de qualquer tipo de
silenciamento, onde se possa explorar a emissão sonora, estimulando o indivíduo a exercitar
seu aparelho vocal visando encontrar a voz coletiva de cada grupo e ouvir o que socialmente
não lhes é permitido dizer. Experimentar métodos de criação da personagem cênica a partir
da voz, tanto emissão quanto discurso, primeiramente com o Duo Camboatá e com a
Empregada da Sufragista. Posteriormente, já de posse dos resultados desses laboratórios,
realizar uma oficina aberta a estudantes negros de todos os cursos, de 60h/aula na UnB em
formato TEAC (Técnicas Experimentais de Artes Cênicas), objetivando desenvolver um
processo de criação para futura montagem de um espetáculo de teatro musicado.
Metodologia:
- Acabei de finalizar a ementa para o TEAC que darei semestre que vem;
- Assistir aulas práticas de professoras e professores do departamento para visualizar
possibilidades de aplicação de exercícios e didática em tempos de pandemia (em andamento);
- Levantamento de exercícios, textos e espetáculos que provoquem a memória das
participantes, induzindo à fala, canto, escrita, dança, desenho ou qualquer outra expressão
artística ou não. (em andamento);
- Realizar uma série de 10 entrevistas, especialmente durante o período de férias de final de
ano. Disponiblizar no YouTube e divulgar o material (1 realizada e 2 marcadas);
- Finalizar a introdução e primeiro capítulo antes do retorno das aulas;
- Planejamento das aulas do TEAC em 4 partes:
1. Revisão de conceitos e investigação do corpo negro: voz enquanto emissão e sensação (4 aulas)
2. Investigação do discurso negro (4 aulas)
3. Sobreposição: discurso, canto, música, corpo (8 aulas)
4. Curadoria e ensaios (16 aulas)
- Elaboração de um questionário/ entrevista para as alunas do TEAC;
- Cumprir os créditos obrigatórios durante o primeiro semestre de 2021;
- Escrever o segundo capítulo durante o primeiro semestre de 2021;
- Qualificar no final do primeiro semestre de 2021;
- Escrever os capítulos 3, 4 e as considerações finais durante o segundo semestre de 2021;
- Revisar e finalizar a dissertação durante as férias de final de ano de 2021;
- Defender a dissertação no início do primeiro semestre de 2022.
2/2020 | Férias de fim de ano | 1/2021 | 2/2021 | Férias de fim de ano | 1/2022 |
Créditos/ Estudos Teórico-práticos | Entrevistas, introdução e capítulo 1 | Laboratório/ Créditos/ Desenvolvimento teórico-prático/ Qualificação |
Desenvolvimento teórico-prático |
Organização final |
Defesa/ Mostra Prática |
1. Participação nas aulas regulares; 2. Revisão bibliográfica; 3. Levantamento de referências;
| 1. Pesquisa de Campo (Entrevistas) 2.Finalização do primeiro capítulo e introdução da dissertação.
| 1. Participação nas aulas regulares; 2. Análise e desenvolvimento dos materiais teórico-práticos; 3.Oficina com pessoas negras na UnB (laboratório); 4. Desenvolvimento teórico (capítulo 2) 5. Qualificação. | 1. Desenvolvimento e finalização da dissertação e materiais envolvidos (capítulos 3, 4 e considerações finais); 2. Laboratório com Duo Camboatá e Empregada da Sufragista. | 1. Revisão ortográfica da dissertação e preparação para defesa | 1. Defesa da dissertação; 2. Mostra de experimentos.
|
3- inquietações, coisas definir, possibilidades.
- Treino da escuta e o silêncio;
- Ensaiar as experimentações para o TEAC dirigindo um curta metragem filmado em celular
com 5 mulheres negras ainda esse semestre.
- Minha pesquisa trata de negritude brasileira. No primeiro capítulo flerto com a negritude
dos Estados Unidos e da América Latina, evidenciando os processos de colonização não só
de Portugal mas também da Espanha e Inglaterra. Ainda não sei se abro mais espaço na
minha pesquisa para um panorama teatral dessas outras realidades do continente americano
ou se deixo apenas em caráter de citação.
- Para quem trabalha com cultura negra e colonização, descobri um dicionário escrito por
historiadoras de vários países com 50 textos que tratam dos processos de colonização que
envolvem a escravidão. Fala de escravidão indígena e negra no continente americano como
um todo, mas trata especialmente da escravidão negra no Brasil.
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