Pré-análise do projeto de pesquisa - Antonio do Carmo BRASIL

 

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

INSTITUTO DE ARTES - IdA

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS - PPG/CEN

DISCIPLINA: METODOLOGIA DE PESQUISA

PROFESSOR: MARCUS MOTA

DISCENTE: ANTONIO BRASIL

 

 

O meu pré-projeto inicialmente possui como tema: Trajetória, avanços e perspectivas: Uma investigação sobre o ensino de Teatro nas escolas de níveis fundamental e médio de Tarauacá.

O trabalho pretende compreender como ocorre o ensino de teatro nas escolas daquele município, levando-se em consideração o advento da graduação de docentes em Artes Cênicas na cidade em 2013. Assim, busca-se investigar o ensino aprendizagem da disciplina de teatro no currículo escolar local no intuito de fornecer um diagnóstico do processo, evidenciando trajetória, avanços, perspectivas.

 

1. Questões bibliográficas

O referencial teórico é constituído pelas contribuições científicas de autores dedicados à compreensão do processo de ensino de teatro que unem questões estéticas e históricas para explicitar e movimentar o fazer teatral contemporâneo na educação nos diversos contextos socioculturais brasileiros, tais como: Japiassu, que aborda o porquê do teatro na escola, Santana problematiza o teatro e a formação de professores, Desgranes traz sua abordagem da pedagogia do teatro, Koudela discute a nova proposta de ensino do teatro, entre outros pesquisadores no que tange também a prática, reflexões, trajetória, avanços, perspectivas do teatro no contexto educacional, e assim, traçar um quadro teórico permitindo a estruturação conceitual que dará sustentação ao desenvolvimento desta investigação.

As novas ferramentas de busca e de análises bibliográficas estudadas ao longo da disciplina Metodologia de Pesquisa está sendo de grande relevância, pois está permitindo maior organização do meu planejamento de pesquisa, além de facilitar todo o processo de busca, organização seleção e análise de dissertações/teses que eu pretendo usar nas referências dessa pesquisa. A partir dessas novas ferramentas de busca, já foi realizado o levantamento de algumas referências bibliográficas que serão usadas ao longo do desenvolvimento do trabalho de pesquisa.

 

2. Questão metodológica

Para a realização da pesquisa serão adotadas duas estratégias metodológicas: a realização de uma pesquisa de campo qualitativa nas escolas de ensino fundamental (6º ao 9º ano) e médio de Tarauacá sobre o ensino de teatro, tendo como público alvo: alunos, equipe gestora e professores de Artes, por meio das técnicas de questionários com questões subjetivas e ainda, com entrevista semiestruturada com os professores pioneiros graduados em Artes Cênicas no ano de 2013. Única graduação nessa área realizada até os dias atuais naquele município. 

Aliada a esta prática é necessário um levantamento bibliográfico contínuo de forma a acompanhar e analisar as recentes publicações na área do ensino de teatro como prática educacional, se utilizando do pensamento de diversos autores dessa linha de conhecimento.

A fundamentação teórica, a análise dos questionários e da entrevista, certamente constituirão elementos imprescindíveis para a elaboração dos pressupostos que orientam a metodologia do ensino de teatro nas escolas. Finalmente, serão sistematizados na forma de redação da dissertação os resultados e as conclusões da investigação.

 

2.1 Plano de trabalho

Etapa Inicial

- Levantamento bibliográfico em livros, artigos científicos, cartografias e outros;

- Fichamento da literatura selecionada;

- Análise da bibliografia necessária de acordo com a necessidade.

Etapa de análise e desenvolvimento do trabalho

- Elaboração do questionário e da entrevista semiestruturada da pesquisa de campo;

- Seleção de amostragem do público-alvo: alunos, equipe gestora e professores;

- Aplicação do questionário para o público-alvo e realização da entrevista com os professores de Artes Cênicas;

- Análises/tratamento dos dados obtidos na pesquisa de campo.

Etapa de finalização do trabalho

- Redação da versão final da dissertação;

- Defesa da dissertação.

 

3. Inquietações (coisas a definir)

- Qual será o tema final da pesquisa?

Possivelmente o tema do pré-projeto será mudado. Estamos realizando os alinhamentos para a mudança.

- Quantos capítulos serão desenvolvidos?

Até o momento este item ainda não foi definido, foi elaborado somente um rascunho com alguns possíveis itens.

- O que será interessante ir realizando nesse primeiro momento, quais as prioridades?

Precisamos definir o que será prioridade nesse momento, pois ainda estou trabalhando de forma generalizada.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercício I - Estudo de Textos Acadêmicos - Fernanda Pimenta

AUTOAPRESENTAÇÃO - Meimei Bastos

ENTREVISTA com Maku Fanchulini e Pepa Plana - por Fernanda Pimenta