Pré-análise do projeto de pesquisa - Antonio do Carmo BRASIL
UNIVERSIDADE DE
BRASÍLIA
INSTITUTO DE ARTES
- IdA
PROGRAMA DE PÓS
GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS - PPG/CEN
DISCIPLINA:
METODOLOGIA DE PESQUISA
PROFESSOR: MARCUS
MOTA
DISCENTE: ANTONIO
BRASIL
O
meu pré-projeto inicialmente possui como tema: Trajetória, avanços e
perspectivas: Uma investigação sobre o ensino de Teatro nas escolas de níveis
fundamental e médio de Tarauacá.
O
trabalho pretende compreender como ocorre o ensino de teatro nas escolas daquele
município, levando-se em consideração o advento da graduação de docentes em
Artes Cênicas na cidade em 2013. Assim, busca-se investigar o ensino
aprendizagem da disciplina de teatro no currículo escolar local no intuito de
fornecer um diagnóstico do processo, evidenciando trajetória, avanços,
perspectivas.
1.
Questões bibliográficas
O
referencial teórico é constituído pelas contribuições científicas de autores
dedicados à compreensão do processo de ensino de teatro que unem questões
estéticas e históricas para explicitar e movimentar o fazer teatral
contemporâneo na educação nos diversos contextos socioculturais brasileiros,
tais como: Japiassu, que aborda o porquê do teatro na escola, Santana
problematiza o teatro e a formação de professores, Desgranes traz sua abordagem
da pedagogia do teatro, Koudela discute a nova proposta de ensino do teatro, entre
outros pesquisadores no que tange também a prática, reflexões, trajetória,
avanços, perspectivas do teatro no contexto educacional, e assim, traçar um quadro
teórico permitindo a estruturação conceitual que dará sustentação ao
desenvolvimento desta investigação.
As
novas ferramentas de busca e de análises bibliográficas estudadas ao longo da
disciplina Metodologia de Pesquisa está sendo de grande relevância, pois está
permitindo maior organização do meu planejamento de pesquisa, além de facilitar
todo o processo de busca, organização seleção e análise de dissertações/teses
que eu pretendo usar nas referências dessa pesquisa. A partir dessas novas
ferramentas de busca, já foi realizado o levantamento de algumas referências
bibliográficas que serão usadas ao longo do desenvolvimento do trabalho de
pesquisa.
2.
Questão metodológica
Para
a realização da pesquisa serão adotadas duas estratégias metodológicas: a
realização de uma pesquisa de campo qualitativa nas escolas de ensino
fundamental (6º ao 9º ano) e médio de Tarauacá sobre o ensino de teatro, tendo
como público alvo: alunos, equipe gestora e professores de Artes, por meio das
técnicas de questionários com questões subjetivas e ainda, com entrevista
semiestruturada com os professores pioneiros graduados em Artes Cênicas no ano
de 2013. Única graduação nessa área realizada até os dias atuais naquele
município.
Aliada
a esta prática é necessário um levantamento bibliográfico contínuo de forma a
acompanhar e analisar as recentes publicações na área do ensino de teatro como
prática educacional, se utilizando do pensamento de diversos autores dessa
linha de conhecimento.
A
fundamentação teórica, a análise dos questionários e da entrevista, certamente
constituirão elementos imprescindíveis para a elaboração dos pressupostos que
orientam a metodologia do ensino de teatro nas escolas. Finalmente, serão
sistematizados na forma de redação da dissertação os resultados e as conclusões
da investigação.
2.1
Plano de trabalho
Etapa Inicial
-
Levantamento bibliográfico em livros, artigos científicos, cartografias e
outros;
-
Fichamento da literatura selecionada;
-
Análise da bibliografia necessária de acordo com a necessidade.
Etapa de análise e desenvolvimento do
trabalho
-
Elaboração do questionário e da entrevista semiestruturada da pesquisa de
campo;
-
Seleção de amostragem do público-alvo: alunos, equipe gestora e professores;
-
Aplicação do questionário para o público-alvo e realização da entrevista com os
professores de Artes Cênicas;
-
Análises/tratamento dos dados obtidos na pesquisa de campo.
Etapa de finalização do trabalho
-
Redação da versão final da dissertação;
-
Defesa da dissertação.
3.
Inquietações (coisas a definir)
- Qual será o tema final da pesquisa?
Possivelmente o tema do pré-projeto será mudado.
Estamos realizando os alinhamentos para a mudança.
- Quantos capítulos serão desenvolvidos?
Até o momento este item ainda não foi definido, foi
elaborado somente um rascunho com alguns possíveis itens.
- O que será interessante ir realizando nesse primeiro
momento, quais as prioridades?
Precisamos definir o que será prioridade nesse
momento, pois ainda estou trabalhando de forma generalizada.
Comentários
Postar um comentário