Exercício final: Relatório de análise do pré-projeto de Magno Assis
Relatório da pesquisa de mestrado
Discente: Magno Geraldo Ribeiro de Assis
Brasília-DF, 23 de novembro de 2020.
A pesquisa apresentada para a Banca de Mestrado do PPGCEN/UnB passou por um progresso considerável. Constatei que os encontros da pós-graduação, com chats, participação em lives, e principalmente revendo minuciosamente a trajetória histórica empreendida até a presente data com o personagem e o espetáculo, por meio da escrita de uma extensa linha do tempo, pude constatar com a memoria, rastros e lastros em que por meio de uma análise inicial de mais de 500 fotografias analógicas expostas diariamente na parede, bem como revendo cenas performáticas originarias do espetáculo gravados em vídeo durante mais de uma década, relendo procedimentos de criação de performances em diários de bordo e anotações de estudos sobre aspectos filosóficos, sociais e políticos implícitos na dramaturgia do espetáculo e principalmente com as contribuições das disciplinas de Metodologia de Pesquisa em Arte e Tópicos Especiais em Processos composicionais em Artes Cênicas, bem como de conversa com a orientadora, estruturei um novo olhar sobe a pesquisa, em especial ao trabalho da peça dramatúrgica e a trajetória empreendida durante duas décadas de pesquisa prática com o espetáculo “Reivax X em: uma comédia cotidiana de amor muda”, que agora começo a mapear e estruturar na pesquisa.
A bibliografia aumentou consideravelmente e elaborei um mapa de literatura com os respectivos conceitos e temas de autores que achei inicialmente relacionado com o tema da pesquisa, o título mudou, reduziram a quantidade de objetivos específicos e reelaborei o cronograma e fiz uma revisão das palavras chaves que norteiam a pesquisa. Certamente haverá mudanças que podem entrincheirar-se com outros caminhos percorridos pela análise da minha obra e pela bibliografia que adensou ao pré-projeto. Compreendi a necessidade de afunilar a pesquisa, contudo sem passar por outras experiências em leituras de novas bibliografias para o questionamento da obra analisada e de hipóteses de treinamento do ator empreendido ao longo da minha trajetória empírica e academicamente respaldada.
Com a evidência de uma mudança geral e desta ser uma iniciativa de pós-graduação pioneira, devido ao estado de pandemia mundial, gostaria de ressaltar que as dificuldades de adaptação ao meio tecnológico, bem como a organização diária de tempo e atividades muitas vezes ocasionam na sobreposição de atividades que por sua vez em determinadas situações promovem uma quase paralisia, devido ao excesso de informações e campos de atuação possíveis, desta forma, a organização temporal de tarefas se faz necessária, um cronograma diário seria o mais obvio neste momento, mas a situação virtual geral me impôs momentos de pura reflexão sem os devidos cuidados para a volta à realidade temporal real e não virtual que efemeramente se desvai no tempo cronológico. Um modo remoto, mas presencial de estudos. Desta forma, apresento a seguir a que considero primeira versão modificada do pré-projeto que norteará a próxima etapa da pesquisa que está demonstrada no cronograma também adequado às novas perspectivas de andamento da pesquisa.
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