Análise do Projeto de Pesquisa (Mariana Volfzon Mordente)
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB
INSTITUTO DE ARTES – IDA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPG-CEN
METODOLOGIA DE PESQUISA EM ARTES CÊNICAS 2
Análise de Projeto:
O sonho como elo entre corpo, terra e território. A dramaturgia da ensoñación na criação da performance Cambia de Piel como una Serpiente.
1a questão: o impacto das ferramentas de busca e análise de dissertações para a pesquisa.
Reestruturação da pesquisa
As principais contribuições que a disciplina Metodologia da Pesquisa ofereceu a este projeto de mestrado (em andamento) diz respeito ao recorte do objeto. Observo que o projeto inicial, inclusive o primeiro sumário hipotético que realizei, possuía uma amplitude de promessas de investigação sem lastro com o real labor que exige uma pesquisa de mestrado. Não estava contemplado de forma pragmática o tempo hábil em relação aos objetivos. No entanto, apesar de saber da necessidade de recorte, minha pergunta era como fazê-lo.
Nesse sentido, o que mais foi efetivo para mim em relação às ferramentas de busca, apresentadas durante as aulas, foi o conhecimento do acesso aos repositórios de teses e dissertações das universidades. O trabalho de análise das dissertações abriu a possibilidade de entendimento do que é uma dissertação: como se estruturam os capítulos, a construção de uma fluidez argumentativa a partir da bibliografia, como esta é dividida no texto, a questão das fontes primárias e secundárias, etc. Além das múltiplas possibilidades de texto e entradas no objetos, a diferença entre dissertações mais criativas-performativas (art-based) e as mais analíticas-argumentativas, por exemplo.
Além disso, as aulas focadas nas análises de pesquisas sobre processos criativos também contribuíram muito. A possibilidade de criar uma coluna vertebral da pesquisa de forma inventiva, baseada na prática e de que forma fazer isso, foi possibilitado pelas interlocuções trazidas pelas metodologias de análise de processos criativos.
Dessa forma, optei por assumir um dos elementos criativos que de fato propulsionou o processo da obra artística a ser analisada como base para o adentramento investigativo do objeto. Este elemento são os sonhos, que funcionaram como uma dramaturgia de arte-vida, permeando decisões metodológicas, estéticas e técnicas do processo criativo.
Em um princípio, os sonhos pareciam para mim impossível de serem tidos como fio condutor de uma investigação acadêmica pelo grau de subjetividade e invisibilidade próprios de sua natureza. Porém, o entendimento trazido pelo professor de que a pesquisa em artes-cênica trata do estudo de materialidades invisíveis, sutis e subjetivas, me ajudou a perceber que não é por ser subjetivo, que não há uma materialidade a ser estudada. Inclusive, são, justamente, nessas características que o campo de pesquisa das artes se diferencia e reside sua contribuição a outros campos. Essa diferenciação foi crucial para compreensão da consistência e profundidade do campo de estudos. Conseguir perceber que os materiais de diário do processo, registros audiovisuais de ensaios e de apresentações, críticas publicadas nas mídias sociais, entrevistas, etc são o que de fato dão corpo a pesquisa junto à bibliografia e conjunto de conceitos, e não, necessariamente, os conceitos antes da obra artística, mudou minha perspectiva. Em minha cabeça, ainda restavam os resíduos da hierarquia dicotômica teoriaXprática.
2a questão: Como fazer a pesquisa interrogando de fato o objeto.
Recontextualização do objeto
O presente projeto tem por objeto a análise e o aperfeiçoamento da peça Cambia de Piel como una Serpiente. Deseja refletir e aprofundar a partir de interrogantes e inquietudes geradas durante os percursos da criação e execução de tal trabalho, realizado entre 2016 e 2019, na cidade de Oaxaca, no México.
A recontextualização do objeto centra-se no objetivo de investigar o processo criativo de Cambio de Piel atentando à interseção entre sonhos, cena e ação performática, ou seja, os sonhos como fio condutor do processo criativo. É preciso mencionar algumas especificidades do trabalho a fim de entender esse cruzamento.
Este trabalho artístico está dividido em duas expressões principais:
1- ações performáticas no contexto da cidade.
2- peça teatral transdisciplinar, que combina linguagens do teatro performativo, do teatro cabaret e da videoperformance, realizada em espaços não-convencionais, tais como galerias, museus, casas de festa, bares, etc.
O material onírico está presente tanto como princípio acionador das ações nas ruas, como na construção de sentidos dramatúrgicos e de composição dos elementos poéticos da peça teatral.
O que une ambas expressões, em termos estéticos-políticos, é o material audiovisual das performances urbanas projetados junto ao corpo da performer na peça, atualizando o espaço da rua na cena teatral-performativa como memória viva. Os registros das ações nas ruas editado junto a outras imagens, alude ao diálogo entre o território da rua, do espaço público, do corpo coletivo com o corpo singular em suas subjacências inconscientes e relações inter-subjetivas. Sendo, portanto, o sonho o elo e a continuidade entre as esferas macro e micro, entre as relações do território e do corpo.
Objetivo geral: Aperfeiçoar a peça Cambia de Piel como una Serpiente, por meio de um aprofundamento de suas bases teóricas, metodológicas e dos recursos cênicos., na intercessão entre as dimensões oníricas-espirituais, estéticas e políticas.
Objetivos específicos
1. Investigar, de maneira prática e teórica, os recursos cênicos capazes de traduzir experiências de ensoñación em linguagem cênica e performática.
2. Investigar as potências políticas emancipatórias do sonho, da ensoñación, no contexto do pensamento decolonial e feminista latinoamericano.
3. Aprofundar na criação de recursos e poéticas cênicas, a partir das dinâmicas inconscientes que perpassam a colonialidade patriarcal.
Metodologia:
A partir de relatos escritos sobre sonhos, registrados em diários da performer durante o período de criação do trabalho a ser analisado, traçar relações entre os elementos presentes nos sonhos com distintos aspectos do processo criativo.
Sendo esses os aspectos a serem aprofundados:
1- relação arte-vida, o que estava em cheque como transformação do próprio corpo da performer e como essa transformação da própria subjetividade atuou na construção de cada cena.
2- problemáticas e discussões político- filosóficas.
3- escolha de recursos técnicos e poéticos para a construção da corporeidade: presença e movimento; que estados de presença e que partituras de movimento são ativados pelo sonho na cena.
4- o jogo: as relações com os espectadores.
5- o sonho como forma de adentrar no inconsciente coletivo do território: a criação de ações na rua a partir de paisagens inconscientes sonhadas.
Plano de trabalho e Cronograma:
Primeiro semestre. Daqui até o final do ano, dedicarei meu tempo ao aprofundamento das leituras. A ideia é ler o máximo de dissertações e teses possíveis para ganhar fluidez com a escrita e com o formato da dissertação. Assim como, desejo adentrar na leitura da bibliografia associada ao primeiro e segundo capítulo do sumário hipotético. Os materiais gráficos (desenhos, colagens), registros fotográficos e de vídeo, escritos do processo já passaram por um primeiro crivo de seleção e serão analisados a fundo no seguinte semestre.
Segundo semestre. Pretendo construir o corpo escrito do material para a qualificação. A ideia é já retomar a pesquisa na segunda semana de janeiro e até meados de março ter ao menos uma estrutura base do que se conformará como os dois primeiros capítulos. Planejo, também, me debruçar sobre o material de registros já selecionado acerca do objeto, fazer uma segunda apuração de que tipo de material debruçar-me, se registro audiovisual, quais cortes e apresentações, se as colagens, como associá-las a estrutura dos sonhos do sumário, se anotações, como entrelaça-la no texto, etc.
Gostaria também de retomar as práticas corporais de abertura do corpo para sonhar e um diário dos sonhos durante o tempo de pesquisa. O intuito é que a escrita esteja imbuída da mesma força criativa que motivou a feitura do trabalho artístico.
Terceiro semestre. A proposta é qualificar no começo do terceiro semestre. A partir do feedback da banca de qualificação redesenhar os rumos da escrita e de aprofundamento da pesquisa. E, assim, fazer uma análise ainda mais detalhada de todo material pesquisado: os estudos da bibliografia, o material da peça e das performances selecionados, os registros dos diários dos sonhos, etc. Este é o momento de intensificação na construção textual da dissertação.
Quarto semestre. A última etapa configura-se pela finalização da escrita e apresentações da peça, reformulada a partir dos aprofundamentos gerados pela pesquisa. Além, claro, é o momento tão esperado da defesa da dissertação.
ATIVIDADES |
2020 |
2021 |
2022 |
|
|
2º semestre |
1º semestre |
2º semestre |
1º semestre |
Cumprimento de créditos por meio de disciplinas |
X |
X |
|
|
Levantamento Bibliográfico e Orientações |
X |
X |
X |
X |
Conexão com rede de artistas afins |
X |
X |
X |
|
Análise teórica, metodológica e de recursos cênicos da peça Cambia de Piel |
|
X |
X |
|
Realização de práticas de ensoñación e diários de sonho |
|
X |
X |
|
Reformulação e apresentação da peça Cambia de Piel como una Serpiente |
|
|
X |
X |
Organização dos dados e elaboração de texto preliminar |
|
X |
X |
|
Qualificação Projeto de Pesquisa |
|
|
X |
|
Elaboração de dissertação |
|
|
X |
X |
Defesa da pesquisa de mestrado |
|
|
|
X |
Mapas bibliográficos:
Novo sumário hipotético
Título provisório: O sonho como elo entre corpo, terra e território. A dramaturgia da ensoñación na criação da performance Cambia de Piel como una Serpiente.
Palavras-chave: #ensoñación #performance #inconsciente colonial patriarcal #corpo-território
Sumário:
1. Introdução: contextos
1.1 Breve apresentação da trajetória de arte-vida da autora e do trabalho a ser analisado.
1.2 Precedentes do trabalho Cambio de Piel: formação e vivências nas ruas através do ativismo artísticos do coletivo carioca Teatro de Operações.
1.3 Surgimento do trabalho Cambio de Piel em Oaxaca, México.
2. Ensoñación
2.1 Aleph: o sonho que abre o corpo.
2.2 O que é a ensoñación.
2.3 A ensoñación no contexto do feminismo indígena em Oaxaca.
2.4 Corporeidade: como ativar o sonho no corpo.
3. Serpiente- inconsciente
3.1 Sonho com serpentes, navegar o inconsciente.
3.2 Descolonizando o corpo: a consciência corpo-terra.
3.3 Presença: o transe e a comunicação entre inconscientes.
4. La guerra nunca ha aprendido a soñar- o pesadelo da necropolítica
4.1 O sonho do policial, a morte.
4.2 Discussões sobre as dimensões inconscientes dos poderes.
4.3 Alteridade: o jogo, entre o humor e o espanto. Problemáticas das diferenças identitárias.
5. O espelho
5.1 O sonho através do tempo, eu sou vc há 450 anos atrás.
5.2 Desmontando a abstração individual: a consciência corpo-terra-TERRITÓRIO.
5.3 O corpo como veículo para a dimensão inconsciente dos territórios. A transformação dos sonhos em ações nas ruas.
6.Conclusão
6.1 Possíveis contribuições da poética político-espiritual em Cambio de Piel como Una Serpiente.
3a questão: inquietações, possibilidades.
Com o recorte mais definido acerca do objeto a ser estudado, sinto a necessidade de aprofundar no que estou chamando de sonhos como metodologia de pesquisa. Para tanto, é mais do que antes premente a necessidade de encontrar-me com dissertações cuja escrita e estrutura sejam performativas, que contemplem no próprio ato de escritura e pesquisa um processo experimental, sem que este ofusque a materialidade das questões propostas a partir do objeto. Pergunto-me com mais força sobre a potência (política) de falar sobre sonhos, traçando os seguintes questionamentos:
-Em que medida o sonhar pode ser visto como experiência emancipatória?
-De que forma o sonho pode ser entendido como elo entre individuo e coletivo, corpo e território?
-Como criar pontes entre o sonhar no singular e em coletivo?
Além desses questionamentos, também sinto a necessidade de encontrar interlocuções com trabalhos artísticos cuja experimentação também caminhe nas direções propostas pelo atual recorte. Sinceramente, tenho ainda poucas referências de trabalhos afins, conheço artistas cuja estética diáloga com os campos da arte decolonial, mas ainda desconheço performers e artistas de teatro que estejam trabalhando sobre os sonhos na relação direta de re-existência de modos de vida anti-coloniais.




Comentários
Postar um comentário