Análise do Projeto de Pesquisa - Ingreth da Silva Adriano
Análise do Projeto de Pesquisa
Aluna: Ingreth da Silva
Adriano
Título provisório: Educação
Patrimonial e o ensino de Artes: práticas pedagógicas para a valorização da
cultura local por meio da atribuição de sentido
Linha de pesquisa:
Cultura e saberes em artes cênicas
Palavras chaves:
Educação patrimonial; Teatro do Oprimido; Ceilândia; Teatro em Comunidade;
A proposta de discussão
no presente trabalho é engendrada na temática do Patrimônio Cultural da cidade
de Ceilândia – DF. Cidade em que pude vivenciar a realidade educacional
enquanto aluna da rede pública e hoje retorno para a sala de aula com o olhar de
professora.
O escopo de análise é a
história da cidade, as manifestações artísticas locais e como ocorre o processo
de reconhecimento, pertencimento e valorização à cidade por parte dos
estudantes ao atribuir sentido aos patrimônios culturais e entender os códigos
estéticos das manifestações artísticas locais.
Portanto, busca-se por
meio dessa prática pedagógica contribuir para a valorização, entendimento e
apreciação do patrimônio cultural local, utilizando o teatro do oprimido como
ferramenta para a percepção e conscientização social, afim de desenvolver um
estudo sobre os saberes culturais locais com alunos da rede pública de ensino
do DF;
OBJETIVO GERAL 1.
Possibilitar a integração do estudo em educação patrimonial aos saberes
artísticos da cena afim de contribuir para a valorização da cultura por meio da
atribuição de sentido às manifestações culturais locais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Desenvolver um estudo cênico com alunos da Rede Pública de Ensino de
Ceilândia – DF. 2. Investigar a história, cultura e memória da Região
Administrativa de Ceilândia – Distrito Federal; 3. Utilizar os pressupostos do
Teatro do Oprimido para análise das relações sociais; 3. Compreender os
conceitos em Educação Patrimonial; 5. Reconhecer a função de espectador e
apreciador como instrumento de aproximação entre os estudantes e as
aprendizagens da cena; 6. Utilizar a linguagem audiovisual para desenvolver um
material contendo os principais pontos culturais da cidade.
QUESTÃO BIBLIOGRÁFICA
O referencial teórico
desta pesquisa é construído a partir do estudo da educação patrimonial,
arte-educação, experiência estética, análise crítica da cultura e seus
contextos sociopolíticos culturais
Como parte da disciplina Metodologia de Pesquisa
em Artes Cênicas ministrada pelo professor Marcus Mota e Tópicos em Cultura e
saberes em Artes Cênicas foi possível investigar novas abordagens e formatos de
pesquisa para além da revisão de literatura.
No pré-projeto pontuei teóricos como Augusto Boal,
Paulo Freire, Ingrid Koudela, Desgranges, Santaella, Denise Grispun, Ana Mae e Graça
Veloso. Percebi que na escrita do projeto foquei em autores com experiência
acadêmica e forte embasamento.
Por meio da
disciplina e das discussões incluí outros autores e um ponto importante foi o
entendimento da importância da utilização de entrevistas e como a forma de
conduzir a entrevista e as perguntas pode influenciar no resultado.
Além disso, adicionei a filmografia do Adirley
Queiroz sobre a História de Ceilândia e a relação com a construção de Brasília.
Entrar em contato com outras metodologias de
pesquisa entender o funcionamento de livros, artigos, revistas científicas e a importância
da publicação, participação e troca expandiu
possibilidades de atuação e execução do projeto.
ORGANIZAÇÃO DOS CAPÍTULOS – ATUALIZADO
1. Reflexões sobre cultura, identidade e sociedade
1.1
Mídia, massa e a hegemonia cultural
2. Memória, afetividade e a relação com a cidade
2.1 História de Ceilândia e a relação com o filme “A
cidade é uma só” de Adirley Queiroz
2.2 Manifestações tradicionais locais
2.3 Educação Patrimonial e as manifestações
populares (Análise de conceitos em educação patrimonial e como isso pode ser
levado para o cotidiano escolar de forma a trabalhar a sensação de
pertencimento e valorização da cultura local).
2.4 Percurso trilhado (Explicação da história do
projeto, o que já foi realizado e
a evolução da temática )
3.1 Práticas pedagógicas em Teatro e a educação
patrimonial
3.2 Resultados finais e a produção de curtas
QUESTÕES METODOLÓGICAS
Do ponto de vista
metodológico, esta é uma pesquisa qualitativa executada nos moldes da
entrevista estruturada para diagnóstico inicial da turma, da análise
etnográfica por ser rica em instrumentos observacionais que envolvem
entrevistas informais, anotações, gravações em vídeo, áudio e observações
locais, e da pesquisa-ação.
Logo, esse formato de
pesquisa justifica-se pela preocupação em entender a relação dos estudantes com
o meio e como isso influência no processo de desenvolvimento de autonomia.
A proposição metodológica
da prática pedagógica está estruturada em 3 eixos: o estudo dos conceitos
relacionados à educação patrimonial vivenciando o patrimônio artístico local e
suas manifestações populares; A utilização do arsenal do Teatro do Oprimido de
Augusto Boal para a conscientização social com ênfase na análise das relações
sociais; E por fim, a expressão pessoal e o estudo dos saberes e tecnologias
cênicas por meio do fazer artístico – que também considera a “expectação” e o
entendimento dos códigos e linguagens enquanto fazer.
Após o contato com outras
metodologias de pesquisa, incluo também a análise de vídeos como parte
integrante do Projeto.
PLANO DE TRABALHO - ATUALIZADO
1. Período 2/2020 - Revisão Bibliográfica e filmográfica:
Identificar autores que se relacionem com a pesquisa, levantamento de
referências acerca do tema.
2. Período 1/2021 Elaboração dos instrumentos de pesquisa: Elaboração das entrevistas para análise diagnóstica do grupo de alunos; Reunião de recursos materiais a serem utilizados; Elaboração do planejamento pedagógico; Redação de artigo;
3. Período 2/2021- Aplicação dos instrumentos de pesquisa – ALTERADA POR CONTA DA PANDEMIA - Laboratório prático pedagógico com os estudantes, estudo teórico sobre a formação da cultura e patrimônios, vivência em Teatro do Oprimido; Estudo sobre os saberes cênicos e as tecnologias da cena; Utilização da metodologia de Inventário Participativo do IPHAN (2016) – Observação, registro, exploração e apropriação;
4. Período 2/2021 - Análise de dados:
Avaliação dos resultados; Reunião do material gerado, registros fotográficos,
narrativas desenvolvidas; Identificação das dificuldades no cumprimento dos
objetivos da proposta;
5. Período 1/2022 - Preparação do relatório de pesquisa:
Descrição e relato da pesquisa; Exposição dos procedimentos metodológicos e dos
resultados positivas e/ou negativas bem como possíveis soluções encontradas;
6. Período 1/2022 - Redação do trabalho final
INQUIETAÇÕES E POSSIBILIDADES
O capítulo 1, em que faço reflexões sociais, ainda
está em aberto e em formato de construção/alteração. É um capítulo voltado para
discussões sociológicas que exigem imersões em outros campos de estudo. Logo, ainda
é um capítulo que está em análise se deve ou não continuar no projeto.
Dentre as indagações
existentes nessa pesquisa, surgem questionamentos relacionados, por exemplo, a
como a cidade pode se configurar como território de experiências artísticas?
Como a arte e a educação podem transformar ou ressignificar um território
fomentando a relação de pertencimento? Que perspectivas de criação artística
vinculada à Ceilândia e seus espaços pode oferecer aos envolvidos? Quais
metodologias podem ser significativas para este tipo experiência?
Os capítulos 2 e 3 se apresentam como discussão e
tentativa de apresentar propostas de soluções para as indagações iniciais.
Sinto que esses capítulos precisam ter embasamento teórico mas, além disso,
precisam ter ideias práticas que aproximem a comunidade de Ceilândia na discussão
existente. Portanto, o grande desafio é unir esses aspectos em meio a pandemia.
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