Análise do Projeto de Pesquisa - Ingreth da Silva Adriano

 

Análise do Projeto de Pesquisa 

Aluna: Ingreth da Silva Adriano

 

Título provisório: Educação Patrimonial e o ensino de Artes: práticas pedagógicas para a valorização da cultura local por meio da atribuição de sentido

Linha de pesquisa: Cultura e saberes em artes cênicas

Palavras chaves: Educação patrimonial; Teatro do Oprimido; Ceilândia; Teatro em Comunidade;

A proposta de discussão no presente trabalho é engendrada na temática do Patrimônio Cultural da cidade de Ceilândia – DF. Cidade em que pude vivenciar a realidade educacional enquanto aluna da rede pública e hoje retorno para a sala de aula com o olhar de professora.

O escopo de análise é a história da cidade, as manifestações artísticas locais e como ocorre o processo de reconhecimento, pertencimento e valorização à cidade por parte dos estudantes ao atribuir sentido aos patrimônios culturais e entender os códigos estéticos das manifestações artísticas locais.

Portanto, busca-se por meio dessa prática pedagógica contribuir para a valorização, entendimento e apreciação do patrimônio cultural local, utilizando o teatro do oprimido como ferramenta para a percepção e conscientização social, afim de desenvolver um estudo sobre os saberes culturais locais com alunos da rede pública de ensino do DF;

OBJETIVO GERAL 1. Possibilitar a integração do estudo em educação patrimonial aos saberes artísticos da cena afim de contribuir para a valorização da cultura por meio da atribuição de sentido às manifestações culturais locais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Desenvolver um estudo cênico com alunos da Rede Pública de Ensino de Ceilândia – DF. 2. Investigar a história, cultura e memória da Região Administrativa de Ceilândia – Distrito Federal; 3. Utilizar os pressupostos do Teatro do Oprimido para análise das relações sociais; 3. Compreender os conceitos em Educação Patrimonial; 5. Reconhecer a função de espectador e apreciador como instrumento de aproximação entre os estudantes e as aprendizagens da cena; 6. Utilizar a linguagem audiovisual para desenvolver um material contendo os principais pontos culturais da cidade.

 

QUESTÃO BIBLIOGRÁFICA

O referencial teórico desta pesquisa é construído a partir do estudo da educação patrimonial, arte-educação, experiência estética, análise crítica da cultura e seus contextos sociopolíticos culturais

Como parte da disciplina Metodologia de Pesquisa em Artes Cênicas ministrada pelo professor Marcus Mota e Tópicos em Cultura e saberes em Artes Cênicas foi possível investigar novas abordagens e formatos de pesquisa para além da revisão de literatura.

No pré-projeto pontuei teóricos como Augusto Boal, Paulo Freire, Ingrid Koudela, Desgranges, Santaella, Denise Grispun, Ana Mae e Graça Veloso. Percebi que na escrita do projeto foquei em autores com experiência acadêmica e forte embasamento.

 Por meio da disciplina e das discussões incluí outros autores e um ponto importante foi o entendimento da importância da utilização de entrevistas e como a forma de conduzir a entrevista e as perguntas pode influenciar no resultado.

Além disso, adicionei a filmografia do Adirley Queiroz sobre a História de Ceilândia e a relação com a construção de Brasília.

Entrar em contato com outras metodologias de pesquisa entender o funcionamento de livros, artigos, revistas científicas e a importância da publicação, participação e troca  expandiu possibilidades de atuação e execução do projeto.

 

ORGANIZAÇÃO DOS CAPÍTULOS – ATUALIZADO

1. Reflexões sobre cultura, identidade e sociedade

1.1 Mídia, massa e a hegemonia cultural

2. Memória, afetividade e a relação com a cidade

2.1 História de Ceilândia e a relação com o filme “A cidade é uma só” de Adirley Queiroz

2.2 Manifestações tradicionais locais

2.3 Educação Patrimonial e as manifestações populares (Análise de conceitos em educação patrimonial e como isso pode ser levado para o cotidiano escolar de forma a trabalhar a sensação de pertencimento e valorização da cultura local).

2.4 Percurso trilhado (Explicação da história do projeto, o que já foi realizado e

a evolução da temática )

3.1 Práticas pedagógicas em Teatro e a educação patrimonial

3.2 Resultados finais e a produção de curtas

 

QUESTÕES METODOLÓGICAS

Do ponto de vista metodológico, esta é uma pesquisa qualitativa executada nos moldes da entrevista estruturada para diagnóstico inicial da turma, da análise etnográfica por ser rica em instrumentos observacionais que envolvem entrevistas informais, anotações, gravações em vídeo, áudio e observações locais, e da pesquisa-ação.

Logo, esse formato de pesquisa justifica-se pela preocupação em entender a relação dos estudantes com o meio e como isso influência no processo de desenvolvimento de autonomia.

A proposição metodológica da prática pedagógica está estruturada em 3 eixos: o estudo dos conceitos relacionados à educação patrimonial vivenciando o patrimônio artístico local e suas manifestações populares; A utilização do arsenal do Teatro do Oprimido de Augusto Boal para a conscientização social com ênfase na análise das relações sociais; E por fim, a expressão pessoal e o estudo dos saberes e tecnologias cênicas por meio do fazer artístico – que também considera a “expectação” e o entendimento dos códigos e linguagens enquanto fazer.

Após o contato com outras metodologias de pesquisa, incluo também a análise de vídeos como parte integrante do Projeto.

 

PLANO DE TRABALHO - ATUALIZADO

 1. Período 2/2020 - Revisão Bibliográfica e filmográfica: Identificar autores que se relacionem com a pesquisa, levantamento de referências acerca do tema.  

 2. Período 1/2021 Elaboração dos instrumentos de pesquisa: Elaboração das entrevistas para análise diagnóstica do grupo de alunos; Reunião de recursos materiais a serem utilizados; Elaboração do planejamento pedagógico; Redação de artigo;

 3. Período 2/2021- Aplicação dos instrumentos de pesquisa – ALTERADA POR CONTA DA PANDEMIA - Laboratório prático pedagógico com os estudantes, estudo teórico sobre a formação da cultura e patrimônios, vivência em Teatro do Oprimido; Estudo sobre os saberes cênicos e as tecnologias da cena; Utilização da metodologia de Inventário Participativo do IPHAN (2016) – Observação, registro, exploração e apropriação;

4. Período 2/2021 - Análise de dados: Avaliação dos resultados; Reunião do material gerado, registros fotográficos, narrativas desenvolvidas; Identificação das dificuldades no cumprimento dos objetivos da proposta;

 5. Período 1/2022 - Preparação do relatório de pesquisa: Descrição e relato da pesquisa; Exposição dos procedimentos metodológicos e dos resultados positivas e/ou negativas bem como possíveis soluções encontradas;

 6. Período 1/2022  - Redação do trabalho final

 

INQUIETAÇÕES E POSSIBILIDADES

 

O capítulo 1, em que faço reflexões sociais, ainda está em aberto e em formato de construção/alteração. É um capítulo voltado para discussões sociológicas que exigem imersões em outros campos de estudo. Logo, ainda é um capítulo que está em análise se deve ou não continuar no projeto.

Dentre as indagações existentes nessa pesquisa, surgem questionamentos relacionados, por exemplo, a como a cidade pode se configurar como território de experiências artísticas? Como a arte e a educação podem transformar ou ressignificar um território fomentando a relação de pertencimento? Que perspectivas de criação artística vinculada à Ceilândia e seus espaços pode oferecer aos envolvidos? Quais metodologias podem ser significativas para este tipo experiência?

Os capítulos 2 e 3 se apresentam como discussão e tentativa de apresentar propostas de soluções para as indagações iniciais. Sinto que esses capítulos precisam ter embasamento teórico mas, além disso, precisam ter ideias práticas que aproximem a comunidade de Ceilândia na discussão existente. Portanto, o grande desafio é unir esses aspectos em meio a pandemia.

 

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