Análise do projeto de pesquisa (Deborah Dodd)


 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS 

METODOLOGIAS DE PESQUISA EM ARTES CÊNICAS

PROFESSOR: MARCUS MOTA
ESTUDANTE: DEBORAH DODD FERREZ A. MACEDO

MATRÍCULA: 200085085 

PERÍODO: 1º /2020 

 

ANÁLISE DO PROJETO DE PESQUISA

 

Titulo 

Águas Semoventes: Três Práticas Composicionais Em Campo Coreográfico Expandido 

A Partir Da Ecocriação Sensível


Orientadora: Rita de Almeida Castro

 

Resumo

 

O que move essa pesquisa são práticas artísticas que conectam os seres humanos a si e ao meio ambiente, a fim de contribuir para o desenvolvimento de processos composicionais e de ensino-aprendizagem de dança e de teatroO corpo em movimento ocupa hoje o centro de uma disputa que questiona as estratégias de criação, bem como a produção de conhecimentos, capazes de penetrar o complexo universo subjetivo da corporeidade. Entre os possíveis extremos da coreografia, da composição e da performance, uma série de atitudes e práticas compõem nossa relação inventiva com a nossa corporeidade movente. O projeto visa a refletir sobre a modalidade de percepção do movimento, a percepção tátil-cinestésica, enquanto articuladora de processos coreográficos em campo expandido, abordando o modo como ela se apresenta em três processos composicionais de imersão em ambiente fluidos distintos SonharesPON e o curta de realidade virtual Água. Chamo atenção à maneira de como elas articulam a relação imersão ambiental- percepção- composição, que se caracteriza pelo uso ou não de realidade virtual mediando a Ecocriação Sensível entre seus participantes: água enquanto sujeito, sujeitos compositores humanos e sujeitos espectadoresA tese é que, a partir de interdependências corpo-ambiente e das subjetividades que elas engendram, possamos compor outros futuros artisticamente ecocriados.


 

Palavras Chave (expandidas) 

Percepção Tátil-Cinestésica - Imersão corpo-ambiente- Coreografia em Campo Expandido- Percepção Compositora - Águas Semoventes - Ecologia


Questões Chave

 

       Como a percepção tátil-cinestésica estrutura a experiência composicional estética e sensivelmente ecológica? Mais especificamente, como a experiência tátil-cinestésica engendra processos composicionais de ecocriação com/em meio ambiente líquido?

       O que é Ecocriação Sensível, e como ela expande campos coreográficos? E, por meio da composição enquanto experiência sensorial, como ela contribui para a eco-composição de futuros artísticos e ambientais?

 

Objetivo Geral

 

Desenvolver uma abordagem composicional informada pelo sentido tátil-cinestésico para práticas composicionais imersivas em meio-ambiente, a Ecocriação Sensível, com vistas a expandir campos coreográficos nas artes cênicas. 


Desse modo, me proponho desenvolver os seguintes objetivos específicos: 



  • Identificar e descrever os princípios da Ecocriação Sensível.
  •   Explorar a relação entre Ecocriação Sensível e coreografia em campo expandido. 
  • Desenvolver práticas composicionais de movimento a partir de processos de corporalização centrados na relação fáscia - água;
  •  Refletir sobre a presença da percepção cinestésica em experiências composicionais;
  •  Usar novas tecnologias no intuito de entender a percepção tátil-cinestésica do corpo
  •  Desenvolver práticas composicionais eco-centradas em ambientes fluidos;
  • Explorar possibilidades composicionais em campo coreográfico expandido;
  •  Contribuir com a elaboração de metodologias para expansão e democratização dos processos composicionais em comunidades temporárias (Escola Classe 604; estudantes UnB e IFB; Itaparica)
  • Desenvolver recursos composicionais e imagéticos para ações de educação ambiental junto ao Comitê de Bacia Hidrográfica dos afluentes rio Paranaíba-
  •  Criar segundo curta VR com o coletivo PoN, tendo a cinestesia corpo-ambiente como referência.
  • Sistematizar as informações coletadas para que essas sirvam como material de referência para futuros processos composicionais em dança 
  • Desenvolver um modo de pesquisa baseado no movimento
  • Mapear minhas matrizes artísticas e somáticas

 

Sumário Provisório

 

Movimentos

 Forma de organização da tese e distribuição das partes

1

No primeiro movimento, compor (-se) em   ambiente, traz o percurso histórico da pesquisadora, contextualiza o seu lugar no campo de estudo, assim como apresenta o contexto sensório-poético e ecológico da pesquisa. 

 2

No segundo movimento apresento a Ecocriação Sensível, a abordagem escolhida para construir o conhecimento do objeto.  Aqui também constrói-se o conhecimento em composição coreográfica juntamente com o escopo teórico metodológico. Prática e teoria se compõem em fluxo.

3

O terceiro movimento compõem, conta e analisa a trajetória da tríade composicional pela perspectiva percepção cinestésica.


Imagem para meu método de pesquisa: 


Ao cruzar uma corredeira, tomamos decisões e conhecemos o caminho na medida que saltamos de pedra em pedra. O processo de criar imagens, insigts e emoções durante o mover, que chamo de conhecer o mundo diretamente em movimento, tem uma potência performática, composicional, coreográfica, dramatúrgica, politica e ontológica que gostaria também de adotar como método de pesquisa. Se o corpo muda de estado cada vez que percebe o mundo, a pesquisa também poderá construir seu caminho a partir da experiência e do esforço de chegar a outra margem do rio.


Roteiro deste exercício de análise de projeto

 

A partir da releitura do meu projeto, e com base nos estudos feitos no curso Metodologias de Pesquisa e Tópicos em Artes Cênicas, gostaria de revisá-lo observando possíveis redirecionamentos e identificando novas possibilidades e/ou dificuldades da minha pesquisa. 

Seguirei para isso o roteiro indicado conforme o enunciado do exercício, e ao final trago outras considerações sobre o curso:

1-     Questão bibliográfica - Impacto das novas ferramentas de busca e de análise de tese/disser para pesquisa.

2-   Questão metodológica- como você vai fazer sua pesquisa, interrogando seu objeto. 

3-     Inquietações, decisões e possibilidades. 

 

1-    Questão bibliográfica - Impacto das novas ferramentas de busca e de análise de tese/disser para pesquisa.

 

A partir das novas ferramentas de busca e analise trazidas durante o curso, eu percebo que a qualidade e a especificidade das fontes da minha pesquisa aumentaram exponencialmente. Posso destacar que:

·       O exercício de análise de teses me habilitou acessar a qualidade da relação entre bibliografia e o estudo do autor, assim como observar a diversidade e relevância das fontes para uma determinada pesquisa. 

·       A análise das teses me ajudou a detectar formas variadas de estrutura de tese, identificar melhor como seu objeto foi abordado, assim como o seu ritmo (seu desenvolvimento).

·     Percebo que a análise de teses é particularmente necessária para este momento inicial de pesquisa, por serem fontes de processos análogos aos que eu estou vislumbrando agora. Como outros pesquisadores abordaram o estudo do moviento?  Desde então já adicionei estas teses na minha revisão bibliográfica:


ALMEIDA, Karina C. Entre-territórios: a dança como catalisadora de diferentes noções de composição. 241 p. Tese (Doutorado - Artes da Cena), Universidade Estadual de Campinas, 2016. 


DIAS, Kenya: Obras em processo nas artes cênicas: estudos dos diários de montagem da peça Nós do Grupo Galpão/MG e Prática Aisthesis/DF. 2020.

 

DALGALARRONDO, Luísa Jacques de Moraes, et al. Anatomia imaginada: imaginação na construção do corpo nas artes da cena. 2019.


FERREIRA, Alexandre Donizete, et al. Imbricações entre a Arte e Biologia para manifestação das poéticas corporais nos artistas da cena. 2014.


GEORG, Hariane Eva Serra, et al. Entre bombas e palavras= a resistência nas poéticas da Cia. Nova Dança 4Between bombs and words: the resistance in the poetics of Cia. Nova Dança 4. 2017.


GIUSTINA, Fabiana Marroni Della. Coisazul: uma pesquisa sobre dança, pessoas e objetos219 p. Tese (Doutorado - Doutorado em Arte), Universidade de Brasília, 2019. 


MERLINO, Maria Lucia. Metáforas do corpo em transformação: experiência, percepção, postura e as relações com o Rolfing-Integração Estrutural.  244 p. Tese (Doutorado - Artes da Cena), Universidade Estadual de Campinas, 2014.


RODRIGUES, Giselle: Abordagens Cênicas Inventivas: Prática Aisthesis. 2019.


SANTOS, Juliana Reis Monteiro dos, et al. Sob a perspectiva do instante= o teatro como lugar de construção de espaço-tempo singular= Under the second: theatre as a place of singular space time construction. 2017.





Mapa da bibliografia inicial revisada (por autores). Referências ao final do texto.




A análise de tese de Fabiana Marroni foi particularmente interessante e serviu como base para o roteiro da entrevista que, dentro do contexto da disciplina de Metodologia, realizei com a autora.  Neste exercício pude observar que:

  •  A partir dos dados da tese de Marroni, pude estruturar uma entrevista que dialogasse de modo intrínseco com as minhas próprias questões conceituais e metodológicas neste momento inicial de pesquisa.
  • Pude aprofundar o uso do método de entrevista multimodal, já realizado na pesquisa de mestrado, adaptando-o para o sistema on-line.
  •  Pude realizar uma coleta de dados de qualidade sensível mesmo em ambiente digital
  • Pude experimentar uma maneira “composicional” de entrevistar, em que propus pequenos momentos de cocriação sensível com a entrevistada, por ex.:  realizei pequenos duetos com ela, mesmo estando em ambiente digital.
  • Os dados coletados são ricos em dados tátil-cinestésicos, o que para mim é imprescindível.
  • Ficou claro que a metodologia de entrevista a distância vai ser uma das ferramentas essenciais em minha pesquisa de campo.

A partir dos exercícios e dos temas abordados durante o curso de Metodologia, pude tomar algumas decisões metodológicas, além das já descritas acima, que gostaria analisar agora.

 

2-     Questão metodológica- como você vai fazer sua pesquisa, interrogando seu objeto.  

O campo de pesquisa desse projeto é formado pela tríade de três processos composicionais: Sonhares, PoN, Água. A pesquisa se divide em três movimentos: 1º mapear a experiência da tríade de 2019; 2º desenvolver empiricamente a tríade em novas experiências em 2021; 3º estudar o conjunto destas experiências. Cada processo composicional da tríade reflete um ecossistema próprio. Neles, busco observar as nuances da relação imersão ambiental- percepção- composição singularmente presente na metodologia de cada processo, ou seja: presencial/presencial, presencial/virtual, virtual/presencial.  Segue um Plano de ações metodológicas, seguidos de uma revisão do cronograma de pesquisa.

 

2.1 PLANO DE AÇÕES METODOLÓGICAS

Ações metodológicas 

Meta: elaboração do conjunto dos processos e resultados da pesquisa 

Estudo  geral 

da tríade

Composicional

1. Mapeamento de registros audiovisual e em diário de bordo das oficinas, ensaios e apresentações desenvolvidas na tríade Sonhares, PON- e Água – tanto na primeira série de experiências (2019), e depois de suas respectivas retomadas (2022)

2. Observar e descrever a relação imersão-percepção-composição elencando princípios de criação e composição cinestésica.

3. revisão do material coletado, definição de parâmetros, temas, princípios e conceitos-chave da Ecocriação Sensível - ES 

4. identificar e descrever metodologias, características e expressões coreográficas da ES

5. elaboração dos princípios organizadores da ES em detalhes técnicos, estéticos e ambientais

6. elaboração de materiais didáticos-criativos para divulgação em formatos variados

Estudos  específicos

da tríade

Composicional

1.Sonhares:  Presencial para presencial:

(a)Participar da remontagem e turnê do espetáculo Sonhares (2º/2021) a fim de aprofundar e gerar novos registros.                                   

(b) estudo detalhado dos fluxos rítmicos da água em ambiente aquático.

(c) estudo de mergulho apneia visando processo composicional 


2. PoN:  Virtual para presencial:

a) Pesquisas prévias sobre os corpos hídricos, criando metodologias composicionais para as ações do PoN-M; 

b) Desenhar oficina composicional PON 2/2021; Realizar PON 2/2021

c) Analisar processos 1/2022

Refazer processo composicional:

a) realizar ações composicionais imersivas sobre/com os corpos hídricos nas comunidades visitadas em 2019, a fim de aprofundar processos nas comunidades em 2021 e 2022;

b) realizar 2ª oficina PoN no IFB, e na UnB em 2021. 

c) Analisar segunda fase PoN

 

3. PoN Água em Realidade Virtual: Presencial para virtual:

a) Finalizar Curso: teatro em movimento digital UFMG (2020)

b) Montar e participar do atelier internacional para construção do roteiro de Realidade Virtual do curta PON (agosto à dez 2020). 

c) Apresentar atelier no festival Curta Brasília 2020.

d) realizar curta RV PON 2021.

e) apresentar curta RV PON no Festival internacional Curta Brasília 2021.

f) utilizar VR PON em processos composicionais (2022)

Estudo 

da 

percepção 

1. Aprofundar os estudos de D. Bois e aplicar no curso de Conhecer em Movimento (2020-2021); 

2. Finalizar estudos com J. Freiberg sobre a percepção tátil cinestésica, as fáscias, e os fluidos intersticiais (2020); 

3. traçar relações entre esses estudos com os processos composicionais da tríade (2021);  

4.realizar imersões visando análise de movimento e desenvolvimento de dinâmicas imersivas em rios e no mar (2º 2021); 

Estudos do campo coreográfico corpo-ambiente

1. mapeamento de espetáculos contemporâneos que relacionem existências humanas e não humanas, e de processos composicionais em ambientes fluidos (2020);

2. Entrevistas Multimodais com 4 coreógrafas Brasileiras e 2 escandinavas.

3. Transcrição e análise das entrevistas.

Ações 

de  

compartilhamento 

1.Criar e manter blog.

 2.Redigir artigo em parceria com Rita de Almeida Castro

3. Elaboração artigo com Ciane Fernades

4. Revisar e publicar artigo Australiano

5. organizar e participar de encontro acadêmico internacional Práticas Conviviais em Artes Cênicas (UFSM)

6. Realizar oficina e palestra no II Encontro Internacional de Praticas Somáticas e da Dança, IFB

7. Apresentar pesquisa na conferencia internacional DaCi (Toronto, julho 2021)

Fontes

Vídeos, diários de bordo, fotografias, entrevistas, questionários, bibliografia.

  

 

2.2 REVISÃO DO CRONOGRAMA DE TRABALHO

 

Ao revisar o projeto inicial de doutorado (que será realizado durante um período de quatro anos, em três fases), percebo que durante este primeiro semestre completei todas as ações previstas, mesmo que de formas diferentes do que poderia ter imaginado. Somente duas ações foram suspensas por conta da crise sanitária pela qual passamos: O curso que daria sobre o Conhecer em Movimento, na UnB; e minha participação no II Encontro Internacional de Práticas Somáticas e de Dança, no IFB.

Por outro lado, houve o acréscimo de algumas ações importantes que não estavam no plano original:


a.     Inicie o curso Teatro Em Movimento Digital, UFMG. O curso vai de agosto 2020 à fevereiro 2021 (180 h). O curso me qualifica para criar e analisar os processos de composição em realidade virtual presentes no projeto.

b.    Estou cursando o curso Ecology : From Cells To Gaya,  oferecido pela Tomsk State University, através da plataforma Cursera. Este conteúdo é o inicio de meus estudos sobre ecologia, campo que está presente também na pesquisa.

c.      Estava previsto na metodologia, mas não no plano deste semestre estudar anatomia das fáscias com o Prof. J. Freiberg (BR) e Marco Pintutti (IT). Ganhei uma bolsa para participando de um Laboratório de estudos com eles (12 semanas, 240h) e em dezembro participarei de um encontro internacional de estudos sobre a fáscia.

d.  O projeto PON ganhou apoio das embaixadas da França, Holanda e do Instituto Cultural da Dinamarca, para realizarmos o Atelier Internacional para criação do roteiro do curta de realidade virtual do nosso segundo filme de realidade virtual. O atelier conta com 10 participantes de 4 países e 3 universidades, e se desenrola em 10 encontros (200 h). Nós compartilharemos a experiência no 9º Festival internacional Curta Brasília, em dezembro 2020. 

e.     Estou fazendo a análise do vídeo de sonhares como parte do curso de Metodologia de Pesquisa em Artes Cênicas, desenvolver essa metodologia é fundamental para a pesquisa.

f.      Estou dando aulas de composição coreográfica para os professores da rede de ensino do DF. Uma realização do Grupo de Pesquisa em Dança Educação do IFB, dp qual faço parte, em parceria com o IFB e a EAPE. O nome do curso FIC é Vivencias expressivas em dança e música. 

g.     Como parte da disciplina LCAC, com a Prof. Soraia, estou escrevendo um estudo ampliado sobre artistas do século XX que se dedicaram a processos composicionais em ecocriação com o elemento água. O estudo resultará em um artigo que poderá ou não ser “transferido” para a Tese, mas o importante é que nessa disciplina eu consegui desenvolver procedimentos de criação e de escrita que pretendo levar para a tese.

h.   A partir da presença do Blog na pesquisa, tenho criado uma pesquisa audiovisual que requer um aprendizado em como comunicar meu trabalho a partir destas imagens. Estou direcionando os trabalhos práticos das disciplinas LCAC e Tópicos Especiais em Processos Composicionais para que a realização destas composições audiovisuais que me ajudaram, espero eu, a comunicar os processos de pesquisa.


Segue o plano de pesquisa revisado, não inclui as ações do 1º semestre já descritas acima:


2.3 TRÊS MOVIMENTOS (FASES) DA PESQUISA

 

I Fase (2°/2020; 1º/2021): Enfoque prático-técnico-teórico. Levantamento, análise e organização dos dados no campo de pesquisa das práticas, Sonhares, PoN e Água.

1º semestre

a) revisão bibliográfica e ajustes do projeto de pesquisa;

b) criar blog para compartilhamento do material de pesquisa:  https://deborahdodd.blogspot.com;

c) organizar encontro acadêmico, UFSM. Coordenação Cassiano Quilici e Daniel Plá. 

e) mapear a tríade de práticas do ano de 2019; 

f) escrita do artigo Sonhares com a minha orientadora.

g) escrita do sobre percepção em colaboração com minha orientadora. (dezembro e janeiro). 

2º semestre  

a) análise dos dados coletados das ações no semestre anterior;

b) elaboração do 1º relatório parcial, delineando a pesquisa; 

c) participar de encontro, UFSM.

d) Finalizar artigos para Adelaide (Austrália), e artigo com minha orientadora.

 

II Fase (2º/2021, 1º/2022, 2°/2022): Enfoque investigativo-criativo que consistirá no retorno e desenvolvimento empírico das práticas composicionais.

3º, 4º, 5º       semestres: 

a) Realização de novas práticas imersivas Sonhares, PoN, Água informadas pelos estudos do ano anterior.

b) participar DaCi, julho 2021. 

6º semestre

a) coleta e análise de dados da fase II; 

b) aplicação deste arcabouço comparativo, avaliando e consolidando princípios através de oficina-imersão.

7º semestre

Comparação de dados vindo da tríade composicional que articulem as bases da Ecocriação Sensível, e redação inicial da tese.

8º semestre

Enfoque conclusivo: a) consolidação dos dados da pesquisa d) análise final e discussão dos resultados; e) redação da tese; f) defesa da tese.

 

  

2.4 CRONOGRAMA 

Etapa

Ano 1

Ano 2

Ano 3

Ano 4

1º 

2º 

2º 

1º 

2º 

1º 

2º 

Participação em disciplinas obrigatórias

x

x

 

 

 

 

 

 

Reuniões com a orientadora e colaboração nas atividades do seu Grupo de Pesquisa, e nos ensaios do Teatro do Instante.

x

x

x

x

x

x

x

x

Mapeamento e análise da tríade de práticas composicionais 

x

x

 

 

x

x

 

 

Leituras e fichamentos

x

x

   x

x

 

 

 

 

Pesquisa de Campo: desenvolvimento empírico das 3 praticas composicionais

 

x

x

x

x

   x

 

 

Aplicação dos fazeres vivenciados a partir de oficinas 

x

x

x

x

x

x

 

 

Qualificação da tese

 

 

 

x

 

 

 

 

Participar de conferencias 

x

x

x

 

x

 

x

 

Análise de dados

 

 

x

   x

 

x

x

 

Redação da tese

 

x

x

x

x

x

x

x

Revisão e defesa pública da tese

 

 

 

 

 

 

 

x

 

 

3.     Inquietações, decisões e possibilidades


À luz das análises acima e dos estudos e ações que aconteceram neste primeiro semestre, gostaria de destacar algumas inquietações, insights e dúvidas que possam ajudar a guiar a pesquisa em suas próximas etapas. Neste semestre, vários caminhos metodológicos de pesquisa se abriram e diante cada um deles pude questionar qual seria o meu modo de mediar e utilizar essas ferramentas. A partir dai tomei algumas decisões: 


o     Quero que o pesquisar seja um lugar de descobertas constante. Pesquiso algo que não sei o que é, e que não tenho pressa em definir o que seja. O mais importante é encontrar pistas e eu quero descobri-las a partir do desenvolvimento de caminhos sensorial de pesquisa.

o   Quero me aventurar na construção do conhecimento a parir do movimento. A partir da percepção tátil-cinestésica.

o   Quero desenvolver uma pesquisa ecológica. Criar meios para ela prosperar, crescer, florescer, vicejar, medrar e desenvolver-se.

o    Como materializar em formas de pesquisa, uma perspectiva ecológica? Reciclar saberes e criações (minhas e de outros); tornar o lixo e os dejetos em adubos; buscar de interdependências artísticas,  interdisciplinares, comunitárias; O que sustenta a pesquisa? O que é sustentado pela pesquisa? Dar a ela espaços de criação que promovam seu crescimento vigoroso, prospero (to thrive) transformativo.

o   Preparar o corpo-ambiente para criar, seja nas escritas, nas entrevistas, nas danças.

o   Quero que a pesquisa seja feita com leveza e com curiosidade, em todos os seus fazeres.


     Algumas das minhas inquietações:

  • Como o método fenomenológico de observar as coisas por elas mesmas, de descrever sem pre-conceitos, se somaria a uma pesquisa somático-performativa?
  • Os acontecimentos moventes  que pesquiso são de natureza performática, composicionais, coreográficas? Estou falando de um movimento dançado?
  • Como fazer análise de vídeos, de ações poéticas, de intervenções artísticas, de entrevistas de forma a revelar os dados tátil-cinestésicos, e dados de uma possível percepção compositora
  • Será que meu campo ainda está muito amplo?
  • Como manter minha prática corporal e composicional durante o período da escrita da tese, sobretudo agora na quarentena?


Para concluir, com a pandemia identifico dois novos campos de possibilidades, ou seja, mais dois ambientes imersivos para a pesquisa: o doméstico e o digital. O primeiro ampliou minhas possibilidades composicionais, o segundo, alargou a possibilidade de contato com meus parceiros brasileiros e transatlânticos.

Com todos estes posicionamentos mais claros, consigo ver que outras possibilidades de pesquisa e de escrita já estão se instaurando. Pude testa-las esse semestre, e creio que estou mais segura para verticalizar a escrita necessária para esta pesquisa. 


Imagem visual do Titulo


Águas Semoventes: Três Práticas Composicionais Em Campo Coreográfico Expandido 

A Partir Da Ecocriação Sensível


 

1.     Referencias Bibliográficas

 

ALMEIDA CASTRO, Rita. “Corpo em cena: percepção, sentidos e experiência”. KARPA: Journal of Theatricalities & Visual Culture, 2013, 6.


BACHELARD, G. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matériaSãoPaulo: Martins Fontes, 1998. 


BENNETT, Jane. Vibrant matter: A political ecology of thingsDuke University Press, 2009.


BOLSANELLO, Débora P. Em Pleno Corpo: Educação Somática, Movimento e Saúde. 2°. Edição. Curitiba: Juruá, 2010. 


_____. Educação Somática e seus Pioneiros no Brasil. Curitiba: Juruá, 2020.


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