Análise de Projeto - Meimei Bastos

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UnB 

INSTITUTO DE ARTES – IdA 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPG - CEN

 

 

 

 

 

 

EXERCÍCIO DE ANÁLISE DE PRÉ-PROJETO DE PESQUISA
DE MESTRADO

 

Disciplina: Metodologia de Pesquisa
Docente: Marcus Mota
Discente: Meimei Bastos

 

 

Título provisório:

SLAM: ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO E DE RESSIGNIFICAÇÃO.

 

 

SOBRE O PRÉ-PROJETO:

   Essa é uma história com um percurso longo que encurtarei para contextualizar de onde parte o meu projeto de pesquisa. Escolhi meu objeto de pesquisa no segundo semestre da graduação, quando cursei a disciplina de Palavra em Performance, ministrada pela professora Sulian Vieira Pacheco, no Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. No mesmo ano em que ingressei no curso de Artes Cênicas, tive meu primeiro com o Slam, competição de poesia falada, criada nos Estados Unidos. Desde 2015 atuo em diversas frentes do Slam, como poeta competidora (slammer) e organizadora (slamaster). As experiências e vivências proporcionadas pela imersão neste movimento foi fundamental para o despertar do meu interesse pela pesquisa. Vi no campo da pesquisa uma oportunidade para contribuir de forma efetiva para o movimento do qual faço parte e para os territórios nos quais ele ocorre. Iniciei a pesquisa na graduação, dentro do Programa de Iniciação Científica e a estendi para o meu TCC. A proposta apresentada no pré-projeto do mestrado é a continuação desse trabalho que iniciei no PIBIC e que desejo expandir até o Doutorado. Tendo a possibilidade de refletir sobre a potencialidade deste movimento a partir de diversas lentes. 

 

 

    Questão bibliográfica- Impacto das novas ferramentas de busca e de análise de tese/disser para pesquisa.

     No primeiro exercício proposto na aula de Metodologia, de análise de dissertações, já pude ter contato com pontos importantes discutidos em aula. Apesar da experiência no PIBIC e na escrita do TCC, confesso que sentia certa insegurança com relação aos formatos, as ferramentas e as possibilidades de como realizar uma pesquisa. Já nesse exercício, repensei parte da minha bibliografia e da estrutura que penso para minha pesquisa. 

    A dissertação não se trata de um bicho de sete cabeças, de uma missão impossível, nem o processo de pesquisa deve ser tratado como um martírio, como pude perceber no material analisado e durante as aulas. Nesse exercício, tive a oportunidade de analisar trabalhos que encontrei durante a escrita do meu trabalho de conclusão de curso, mas que não tive tempo para me aprofundar durante o processo. O exercício de entrevista também abriu outro universo de possibilidades para minha pesquisa e me instigou à utilizar o método como forma de captar materiais de fontes diversas. 

      Meu trabalho já se configura dentro de uma dinâmica diferente da proposta apresentada inicialmente. Na primeira proposta, meu objetivo geral era o de produzir material teórico e artístico onde fosse possível identificar e reconhecer o slam como espaço não formal de ensino-aprendizagem, ferramenta para o desetiquetamento social dos indivíduos historicamente oprimidos e aparelho de desconstrução dos pensamentos e práticas hegemônicas. Meus objetivos específicos a princípio era os seguintes: 

  • Levantar material bibliográfico sobre oralidade, performance, slam, criminologia social e cultural, espaço não formal de ensino; 
  •  Fazer análise bibliográfica de autores brasileiros e estrangeiros que tratem da temática;
  • Investigar conceitos que estruturem a identificação do slam como espaço não formal de ensino-aprendizagem e de desetiquetação social; 
  • Registrar edições do slam no Distrito Federal;
  • Coletar registro audiovisual de depoimentos dos participantes de slams no Distrito Federal; 
  • Produzir material teórico e artístico sobre as potencialidades educacionais e de ressignificação dos indivíduos a partir de experiências com o slam. 

               A partir das discussões e das experiências partilhadas ao longo da disciplina, reestruturarei meu objetivo geral e os objetivos específicos de modo que eu possa efetivamente realizá-los dentro do cronograma planejado.  

         Compreendendo que o tempo disponível para a realização da pesquisa é de apenas dois anos, estruturei a pesquisa com os seguintes objetivos: 

  • Analisar bibliografia a cerca de temas como oralidade, performance, slam, criminologia social e cultural e educação não formal. 
  • Realizar edições de batalha de poesia falada, Slam, com estudantes do Ensino Fundamental II e/ou Médio da rede pública do DF;
  • Registro de audiovisual e coleta de depoimentos dos participantes; 
  • Analisar e editar material coletado; 
  • Produzir material teórico e didático a partir dos resultados atingidos durante as edições da batalha . 

    Questão metodológica - como você vai fazer sua pesquisas, interrogando seu objeto.  questionário. vídeos, etc. Programar atividades. 

     Após a revisão do projeto, realizarei novo levantamento bibliográfico. Pesquisarei mais autores e autoras que abordem a temática da oralidade, performance, criminologia social e cultural e educação não-formal. Farei a análise do material adquirido e posteriormente a seleção dos autores com os quais trabalharei. Após o levantamento e análise do material bibliográfico planejarei as batalhas de poesia falada para serem realizadas nas turmas nas quais lecionarei no ano de 2021. Como ocupo cargo de professora na Secretaria de Educação do DF, utilizarei o slam como proposta metodológica experimental da disciplina de Artes. Realizarei com as turmas um campeonato escolar de poesia falada. Durante a realização do campeonato, autorizada pela escola e os responsáveis dos educandos participantes, farei os registros de áudio e vídeo com equipamento próprio. A edição do material será feita por terceiros. Como ainda estamos em um contexto de pandemia, ocasionalmente o campeonato será realizado de forma virtual. 

 

ETAPAS

PERÍODO

DURAÇÃO

1- Cumprimento dos créditos

Setembro de 2020 a Julho de 2021.

 10 meses

2- Investigação e análise bibliográfica

Setembro de 2020 a Julho de 2021.

 10 meses

3- Planejamento e preparação         

 Abriu de 2020 a Julho de 2021.

 4 meses

4- Realização do Campeonato

Agosto de 2021 à Setembro de 2021.

 6 meses

5- Qualificação

Segundo semestre de 2021.

 6 meses

6- Sistematização e escrita     da dissertação

Junho de 2021 à Março de

2022.

 9 meses

7- Produção de material teórico e didático

Junho de 2021 à Fevereiro de 2022.

8 meses

8- Defesa

Segundo semestre de 2022.

 2 anos


 

Inquietações, coisas definir, possibilidades. 

 

    Como ainda estamos vivenciando o contexto da pandemia, me inquieta a possibilidade de ter que realizar este projeto de forma virtual. Quais desafios encontrarei caso o formato de ensino se mantenha remoto? No formato proposto na revisão do projeto seria possível abordar questões como a criminalização social e cultural? Esta é uma questão que gostaria de tratar nessa pesquisa, pois não consegui levantá-la no meu TCC. As possibilidades que encontro estão no campo experimental. Durante a pandemia tive experiência em batalhas de poesia realizadas de formal virtual, o que de certa forma me enriqueceu, mas o resultado esperado seria possível no contexto virtual. Preciso organizar a estrutura da dissertação.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercício I - Estudo de Textos Acadêmicos - Fernanda Pimenta

AUTOAPRESENTAÇÃO - Meimei Bastos

ENTREVISTA com Maku Fanchulini e Pepa Plana - por Fernanda Pimenta