Notas encontro dia 21/10/2020. Som e Teatro II

 


SOM-   como a renovação dos estudos da história no século XX.

1- NOVA HISTÓRIA/ HISTÓRIA DAS MENTALIDADES/ HISTÓRIA DAS SENSIBILIDADES Novos objetos de estudo, histórica econômica e social. Novas materialidades Longa duração 


 História do medo no ocidente: 1300-1800 : uma cidade sitiada Livro por Jean Delumeau

 História da Morte no Ocidente Philippe Ariès

 História da Loucura Michel Foucault  

História da Sexualidade Michel Foucault  

História da virgindade Yvonne Knibiehler

 Uma Mente Própria -Uma História Cultural do Pênis (2004) David M. Friedman

 The Story of V - A Natural History of Female Sexuality (2004)  Catherine Blackledge 

 Séries/coleções/volumes coletivos História da cor: 

Azul, Vermelho,Preto e Amarelo Michel Pastoureau

  História da Vida Privada (5 vols)   G. Duby/ Philippe Ariès (orgs)

  História da Virilidade (3 vols)

 VVAA  História do corpo (3vols)

 VVAA  História das Emoções (3 vols) Alain Corbin(org)

  Microhistória 

O queijo e os vermes Carlo Ginzburg

 Aroma: a Historia Cultural Dos Odores David Howes Constance Classen

 Uma Historia Cultural Do Humor JAN BREMMER

 História cultural Robert Darnton,  Roger Chartier



    TRAÇOS OPOSIÇÃO ENTRE CIÊNCIAS DURAS/MOLES  CONCEITO DE HIERARQUIA DAS CIÊNCIAS DE AUGUST COMTE(XIX)

 classificar, ordenar segundo desenvolvimento conceptual e complexidade do tema.

  A questão do consenso: grau de consenso científico é mais alto nas ciências físicas, mais baixo nas ciências sociais e intermediário nas ciências biológicas. 



                    1- matematização, formalização conceptual 

2- dificuldade de assimilação/aprendizagem. Cole, Stephen (1983). 

The Hierarchy of the Sciences? American Journal of Sociology. 89 (1): 111–139.  





   Marshall McLuhan Understanding Midia 

  “Até a ESCRITA ser inventada, vivíamos no espaço acústico, onde os esquimós atualmente vivem: sem limites, sem direção, sem horizonte, a escuridão da mente, o mundo da emoção, a intuição primordial, o terror. A fala é um mapa social desse pântano sombrio (McLuhan, 1980, p. 246). 

“A Fala é um meio frio de baixa definição, porque muito pouco é fornecido e muita coisa deve ser preenchida pelo ouvinte”. (1969, p. 38)  

 McLUHAN, M. A Galáxia de Gutenberg. São Paulo: CEN, 1972. 

McLUHAN, M. Classroom without Walls”. In: Carpenter, E. and McLuhan, M. (eds), Explorations in Communication. Boston: Beacon Press, 1960, pp. 1-3.

 McLUHAN, M. O meio são as massagens. Rio de Janeiro: Record, 1969b.

 McLUHAN, M. Os meios de Comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1969. 

  a- interação face a face

 b- co-presença dos interlocutores

 c- funções – revezamento posição de quem fala e quem escuta

 d- Espaço de ocorrência – espacialização e- temporalização: sobreposições, simultaneidade       


REPRESENTAR/notações 

 1- linguagem verbal- sons 

Uma sílaba- uma nota textura monofônica uma linha  


1.1 Canto monódico/uníssono.  

1.2 Variação: bifônica  

CONTORNO MELÓDICO  

Ex: Charles R. Adams. Melodic Contour Typology.  Ethnomusicology, Vol. 20, No. 2. p. 179-215,May, 1976.  https://theconversation.com/ancient-greek-music-now-we-finally-know-what-it-sounded-like-99895  

2- Voz/ não vocal. Voz/ acompanhamento. Textura homofônica 

Ex. Performer narrativo da região dos balcãs Hipótese Parry-Lord  “The Song of Halil’s Wedding” https://www.youtube.com/watch?v=yKBlQqn9aB0 

  3- Textura polifônica/contrapontual 

Diversas vozes, todas com autonomia.

 Ex. Bach, Fugue 5 in D Major, Well-Tempered Clavier Book II (BWV 874)    

 

Visualização do som 

https://en.wikipedia.org/wiki/Music_visualization 

 Ex. 1 https://musiclab.chromeexperiments.com/Experiments   Graphic/ animated score Youtube “Animated Graphical Score”  

Ex.2 Beethoven, Symphony 5, 1st movement https://youtu.be/rRgXUFnfKIY 

  Ex.3  Penderecki - Threnody (Animated Score) https://www.youtube.com/watch?v=HilGthRhwP8  

Graph notations 

Vídeo 1: https://youtu.be/oGxS6YnYmfg 

Vídeo 2: https://youtu.be/LreDyyOi1yE  Anita Hustas 

graphic music scores Arte/Música 

Ex1: https://youtu.be/idxmiY9pSSI  Ex. J.S. Bach - Crab Canon on a Möbius Strip Ex. Ex1: https://www.youtube.com/watch?v=xUHQ2ybTejU 

 Experiment for Animated Graphic Score by Haruka Yoshida https://youtu.be/OgHWlP3pXK8  SYN

Phon ( Graphic notation) https://www.youtube.com/watch?v=oVtX_CD3jaY 

 An Optical Poem - produced by Oskar Fischinger 1938 Oskar Fischinger https://youtu.be/6Xc4g00FFLk  

V. http://www.centerforvisualmusic.org/   



Oposição entre canto e ação. Modelo da ópera do século XIX. 

 Árias Duetos Cenas de grupo Coro   

1- Momento da canção em relação à disposição das cenas. Canções no início das cenas, canções em fim de cenas, canções que ocupam toda a cena. 

2- Canção de apresentação de personagem 

3- Canção e contracenação (duos) 

4- Canções coletivas 

5- Canções de trabalho 

6- Canções retrospectivas 

7- Canções prospectivas 

8- Canções parabólicas 

9- Desintegração de canções. Canções interrompidas. Canções diluídas. 

10- Oposição articulatória: Uns cantam, outros nunca cantam. 

11- Extensão vocal. Classificação vocal. 

12- Combinação de vozes. 

13- Cantar junto. Uníssono. Cantar em vozes. 

14- Voz e caracterização. 

15- Ironias musicais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercício I - Estudo de Textos Acadêmicos - Fernanda Pimenta

AUTOAPRESENTAÇÃO - Meimei Bastos

ENTREVISTA com Maku Fanchulini e Pepa Plana - por Fernanda Pimenta