ENTREVISTA COM TIAGO TEIXEIRA [ Entrevistado por Ingreth Adri]

 

Execício II: Coleta de dados: Entrevista semi-estruturada 


Ingreth da Silva Adriano PPG CEN


Currículo resumido do entrevistado: Tiago Teixeira é ator, diretor, licenciado pela Universidade de Brasília e professor de Artes da SEDF. 

Data: 26/10 às 15hrs 

via áudio por whats app 

 

Ingreth: Olá, Tiago. Tudo bem? Primeiramente obrigada por aceitar o convite. 

Tiago Teixeira: Eu que agradeço o espaço de fala ((risos)).

Ingreth:  Gostaria que me contasse um pouco sobre sua trajetória pessoal e artística. Como começou? O que te influenciou? 

Tiago Teixeira:  Bom, meu interesse por artes começou desde pequeno. Sempre que tinha quadrilhas e apresentações artísticas na escola e na igreja eu me interessava. Com isso, sempre, durante a aula se artes no ensino médio, após a apresentação de uma cena que era um trabalho que a professora passou fui convidado para fazer oficina de teatro que ela ministrava. Foi quando comecei a me aproximar do teatro e acabei seguindo a carreira de ator. /.../

Ingreth: Como você enxerga a escola enquanto meio de produção cultural?

Tiago Teixeira: Para mim a escola teve um papel central. Talvez se não tivesse tido contato com as artes durante a escola eu não tivesse seguido essa profissão. A gente sabe que a arte na periferia é diferente. (inaudível). Não existe, ou pelo menos naquela época não existia oficinas de artes igual tem hoje. Ou você tinha contato pelos professores da escola ou talvez nem soubesse o que era teatro ((risos)).

 

Ingreth: Dentre as linguagens artísticas (teatro, dança, música, cinema). Qual mais te chama atenção e você mais gosta de trabalhar?

Tiago Teixeira:  O teatro e a dança são as que mais me chamam atenção no sentido de praticar, são as que mais sinto "necessidade" de praticar. Mas consumo todas enquanto entretenimento e me divirto com todas a sua maneira. Gosto de misturar tudo isso na minha criação e levo isso pras minhas aulas também. Acho importante dar liberdade pros alunos ne? Eles acabam encontrando o próprio caminho.

Ingreth: Das peças/processos artísticos/apresentações que você realizou, existe uma que mais te marcou? Porque?

Tiago: É bom revisitar essas memórias ((risos)).Tenho muito apego pela apresentação da primeira peça que dirigi "FONTES". Justamente porque gostei muito de dirigir e de uma certa forma me encontrei no teatro através dela. Foi um processo que bebeu das fontes do teatro físico e mesclando com a dança teatro.

 

Ingreth: Além de artista você também é professor, certo? Como você enxerga o avanço no currículo ao abordar temáticas lgbtqia+, questões políticas, raciais e de gênero?

É um assunto complexo dependendo do local em que você está inserido. Mas eu abordo da forma mais natural possível sempre que surge o assunto entre os alunos. /.../ Como trabalha-se muito com o foco nas obras do PAS na escola onde trabalho, sempre tem alguma obra que traz essas questões e faço questão de dar foco a essas questões.  Outra coisa que faço é sempre começar a aula assistindo e comentando um clipe com os alunos e sempre trago artistas LGBTQIA+ para que os alunos conheçam e quem é se identificar. Se identificar tanto com o artista e com o que ele narra através da sua arte, quanto comigo enquanto um apreciador do artista/da obra.

Ingreth: Muito obrigada Tiago pela participação.

Tiago: Eu que agradeço. Sucesso pra vocês!

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercício I - Estudo de Textos Acadêmicos - Fernanda Pimenta

AUTOAPRESENTAÇÃO - Meimei Bastos

ENTREVISTA com Maku Fanchulini e Pepa Plana - por Fernanda Pimenta