Entrevista com Benedita Márcia Mourão da Silva
Benedita Márcia
Mourão da Silva (Márcia) formada em Licenciatura em Artes Visuais pela
Universidade de Brasília (UnB) e em Ciências Contábeis, possuindo ainda
uma segunda graduação pedagogia, Pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura
pela Faculdade de Educação Superior Acriana Euclides da Cunha. Atua como professora de
Artes em escola de Ensino Médio no município de Tarauacá-Acre, há 06 anos.
1.
B: Por que resolveu ser professor de Artes e há quanto tempo você ministra aulas de Artes nas escolas?
M: Para ser bem sincera foi uma oportunidade de vestibular que apareceu em minha cidade e resolvi me inscrever sem nenhuma expectativa de passar e para minha surpresa passei, rsrsr... minha oportunidade de cursar uma faculdade federal só que a distância. Atuo como professora de Artes na escola Djalma da Cunha Batista há sete anos.
2.
B: Quais as dificuldades que você encontra na sua prática de sala de aula?
M: A ausência de local específico, como uma sala de artes (Ateliê), para o desenvolvimento do trabalho pedagógico e, também, de recursos materiais (como: lápis de cor, giz de cera, tinta guache, tinta acrílica, pincéis, papeis de maior gramatura, telas, prateleiras, dentre numerosos outros). Contudo, dispor de um espaço adequado é importante em consequência das cobranças inerentes às atividades práticas a serem levadas a termo, assim como é de suma importância ter em mãos os materiais que permitam ao estudante experimentar novas possibilidades, descobrir novas práticas e materiais e estimulando-os a olhar sobre os espaços de forma diferenciada.
3.
B: Quais, na sua opinião, são as mudanças necessárias para melhorar as condições físicas e pedagógicas das atividades teatrais no ambiente escolar?
M: Um dos grandes desafios da atual educação hoje é unir a prática à teoria artística, ou seja, trabalhar a livre-expressão e a espontaneidade, juntamente com embasamentos teóricos e práticos. As mudanças necessárias seria que as escolas tivessem um palco para as encenações teatrais com: cortinas, iluminação adequada, dentre outros elementos necessários para o aluno realizar as atividades cênicas.
M: Sempre busquei meu aprimoramento profissional (Excelência Acadêmica), através dos cursos de Pós-Graduação para que isso pudesse servir de fator motivador para meus alunos, ajudando-os a definir seus projetos de vida. A metodologia adotada em sala de aula para trabalhar o conteúdo Teatro é através dos jogos teatrais e jogos dramáticos buscando trabalhar de forma a instigar a criatividade do aluno. Outro recurso é deixar o aluno ser levado a interagir com os elementos próprios do teatro: corpo, voz, face, gestos, movimento, improvisar e interpretar e atuar em diversas situações, ter noções básicas da inter-relação entre palco/plateia. Ao vivenciar os conteúdos, os alunos experimentam um processo de aprendizagem diferenciado, entrando em contato com suas potencialidades pessoais e capacidades de trabalhos em grupo.
5.
B: Em relação ao Teatro, você se sente respeitado pelos outros colegas?
M: É sabido que o ensino de Artes de forma polivalente nas escolas não tem o devido respeito, embora haja no currículo um significativo reconhecimento de sua importância no processo ensino- aprendizagem. Na escola que atuo sou respeitada e reconhecida pelo meu trabalho.
6.
B: Não só na tua prática, mas, na tua opinião, que tipo de Teatro é ensinado na escola? De maneira geral, qual teu pensamento?
M: Em suma, o conteúdo Teatro é trabalhado só na parte teórica ensinando aos alunos de onde e como surgiu o teatro, haja vista que temos poucas pessoas formadas na área para atuar. No meu ponto de vista era para ser trabalhado por pessoas licenciadas em Arte Cênica e não outra área de formação que é o que mais acontece, como sou formada em Artes Visuais e durante o curso tivemos a disciplina de Teatro não tenho tanta dificuldade em repassar o conteúdo, mas exige que eu estude bastante para ajudar o meu aluno na construção de um olhar criativo e crítico sobre a Arte e o mundo; protagonizando com maior autonomia as práticas artísticas.
7.
B: Algo mais que deseja mencionar, expor sobre o ensino de Teatro/Artes nas escolas?
M: Só gostaria que o Ensino de Artes fosse mais valorizado pelas nossas autoridades e também pelos alunos, que eles reconhecessem que a Artes está presente na vida deles, pois, o ensino de Artes, ao educar os sentidos e a sensibilidade, pode tornar o ser humano melhor, despertando e exercitando toda sensibilidade do ser humano.
Comentários
Postar um comentário