Lista. Exercício 1 Exercício Pesquisa em dissertações/teses
Como comentamos, mais que cumprir um assignment, um 'dever de casa', esse exercício projeta atividades que são rotinas de um pesquisador. O fato de cada um colocar no papel, escrever, as suas análises explicita para si e para os outros as possibilidades de estudo de pesquisas de outros investigadores. As escolhas dos textos, o modo como foi elaborada cada 'ficha bibliográfica', aquilo que foi evidenciado nas análises expõe as estratégias utilizadas e a maneira como vocês respondem a uma demanda.
Mesmo estando em uma relação de ensino-aprendizagem, ou seja, dentro de uma disciplina, o fundamental é a postura de um pesquisador que cada vez mais se engaja no cotidiano das práticas investigativas. Bibliografias sempre nos acompanham. Para cada pesquisa, para cada artigo que se publicam, vamos formando nosso acervo bibliográfico.
No mais, parabéns pelo exercício. Foi muito bom entrar em contato com tantos e diferentes objetos, conceitos, abordagens.
1- JAILSON CARVALHO
1- OLIVEIRA, Fabiana Lazzari. Da prática pedagógica à atuação no teatro de sombras: um caminho na busca do corpo-sombra. 2018.
2- CASTRO, Kely Elias. Trinta anos à beira do abismo: O grupo Sobrevento, do virtuosismo da animação de bonecos ao objeto puro. 2018.
3- PARENTE, José Oliveira. A vida nos traz presentes inesperados: contribuições do objeto em processos formativos cênicos e na encenação teatral. 2019.
2- NAIARA LIRA 1- BISCARO, Barbara. Vozes nômades: escutas e escritas da voz em performance. 2015. 394 f. Tese (Doutorado em Teatro – Área: Teoria e Práticas Teatrais) – Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Teatro, 2015
2- SILVA, Emerson de Paula, O Texto do negro ou o negro do texto: o teatro negro como fonte de memória e identidade afro-descendente. 2014. 115 f. Dissertação (mestrado) Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes. Programa de Pós Graduação em Artes da Cena, 2014.
3- TERRA, Terra Johari. Cabelo Armado, em “legítima defesa”: performance e diferença no teatro negro da Cia. Os Crespos. 2019. 261 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Departamento de Antropologia.
3- Cícero Félix
1- A visita do Divino – O sagrado e o profano na espetacularidade das folias do Divino Espírito Santo no entorno goiano do Distrito Federal, de Jorge das Graças Veloso (2005) /
2- Mouros e cristãos – Caminhos, cenas, crenças e criações: análise dos espetáculos de tradição carolíngia Auto de Floripes (Príncipe, São Tomé e Príncipe, África) e luta de mouros cristãos (Prado, Bahia, Brasil), de Alexandra Gouvêa Dumas (2011)
3- Entre raízes, corpos e fé: trajetórias de um processo de criação em busca de uma poética da alteridade, de Marlini Dorneles de Lima (2016)
4- Guilherme Mayer Santos
1- LIGNELLI, César. A produção de sentido a partir da dimensão acústica da cena: uma cartografia dos processos de composição de Santa Croce e de O Naufrágio. 2007. 269 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007
2- NADAI, Carolina Camargo de. Gambiarração: poéticas em composição coreográfica. 2017. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
3- OBICI, Giuliano Lamberti. Gambiarra e experimentalismo sonoro. 2014. Tese (Doutorado em Musicologia) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014
5- Maicom Souza e Silva
1- Baraperspectivismo contra Logocentrismo ou o Trágico no Prelúdio de uma Filosofia da Diáspora Africana.
2- De uma África sem História e Razão à Filosofia Africana.
3- Justiça como Ancestralidade: em torno de uma filosofia da educação brasileira.
6- Santiago Machado Dellape
1- O garoto de Juan Lacaze: invenção no teatro de Hugo Rodas, dissertação de Mestrado em Artes na UnB, Claudia Moreira de Souza em 2007 2- Abordagens de processos criativos: O teatro de Hugo Rodas, defendida por Angélica Beatriz Souza e Silva em 2014 3-Caminhos Múltiplos: Investigações para a montagem da peça EUTRO do Grupo Experimental Desvio, de Rodrigo Desider Fischer, defendida no Mestrado em Artes da UnB em 2008.
7- Caísa Tiburcio
1- Kasper, Katia Maria. "Experimentações clownescas: os palhaços e a criação de possibilidades de vida" 2- HAMAD, ANA FLAVIA ANDRADE. Portas Abertas: um trabalho de voz, musicalidade e composição sob o estímulo da música contemporânea' 15/12/2017 321 f. Doutorado em ARTES CÊNICAS Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA 3- NOGUEIRA, EVELINE DANTAS. Ressonâncias entre palhaços e possibilidades dramatúrgicas: elementos colaboradores em processos de criação.' 25/08/2017 undefined f. Doutorado em ARTES Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
8- Antonio BRASIL
1- ANDRADE, Andreia Fernandes de. O teatro no ensino médio: Um mapeamento sobre a situação do ensino da arte na rede pública estadual na cidade de Salvador no início da década de 2010. 2013. 298f. Tese (doutorado) Universidade Federal da Bahia, 2013.
2- SUHET, Carmen Luciana. Pedagogia da Criatividade: Uma Proposta metodológica para o teatro na escola. 2018. 155f. Dissertação (mestrado) Universidade de Brasília, 2018.
3- LODI, Adriana Ferreira Coelho. Expedições á deriva com a Pedagogia Teatral por uma Pedagogia da Invenção. 2016. 230f. Dissertação (mestrado) Universidade de Brasília, 2016.
9- ANA VAZ
1- CAMINHA, Melissa Lima. Payasas: Historias, Cuerpos y Formas de Representar la Comicidad desde una Perspectiva de Género. 2016. Tese de Doutorado. Universitat de Barcelona.
2- IRVING, Margaret (2012) Toward a female clown practice: transgression, archetype and myth. PhD thesis, University of Plymouth. Recuperado en 13 de mayo de 2014.
3- Oliveira, Denivaldo C. O espaço da palhaçaria no gênero trágico: aplicações de procedimentos cômicos em Édipo Rei e suas implicações no trabalho do ator-palhaço. 2017. 208 f. Tese (Doutorado em Arte – Área: Processos Composicionais para a Cena) – Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Arte, 2017.
10- ISADORA LIMA
1- YNÁ KABE RODRIGUEZ OLFENZA.Táticas de Resistência: Relatórios de sobrevivência da onça. Programa de Pós-graduação em Artes Visuais - PPGAV
2- MARIA APARECIDA DE SOUSA LETRAMENTOS À MARGEM: a escrita de mulheres privadas de liberdade. Programa de Pós-Graduação em Linguística – PPGL
3- MARIANA RAMOS SOÜB DE SEIXAS BRITES Escritura poética como escrita para a arte e suas possibilidades em registro : do caderno ao corpo. Programa de Pós Graduação em Arte – PPG-ARTE
11- MAGNO ASSIS
1- O ATOR NA CENA CÔMICA: O GESTO COMO VIA DE CONSTRUÇÃO DA COMICIDADE. HENRIQUE BEZERRA DE SOUZA , Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Escola de Teatro, Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, como requisito para obtenção do grau de Mestre em Artes Cênicas. 135 f. , Salvador 2013
2- A teatralidade expandida e permeável na microssérie “A Pedra do Reino”: Uma análise a partir das dimensões fílmico-televisiva – pictórica – teatral Bárbara Tavares dos Santos, Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) do Centro de Letras e Artes da UNIRIO, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Artes Cênicas. Orientadora: Prof. Dra. Ana Teresa Jardim Reynaud, Rio de Janeiro, 2010,121 pg.
3- A PRÁTICA DA DERIVA COMO DISPOSITIVO DE CRIAÇÃO PARA AS ARTES DA CENA. CARLOS ROBERTO CAVALCANTE DE RESENDE. Dissertação apresentada ao Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas como parte dos requisitos exigidos para a obtenção do título de Mestre em Artes da Cena, na área de concentração em Teatro, Dança e Performance. 199 pg.2017.
12- Victor Hugo Leite
1- GALVÃO, Ana Cristina Filgueira. Atuação e tempo: paisagens de uma atriz / personagem. 2019. 235 f. il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. 2- FISCHER, Rodrigo Desider. Uma poética entre o cinema e o teatro: reflexões sobre a presença e a atuação cênica na obra de John Cassavetes. 2015. 212 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. 3- Nogueira, Yasmin de Freitas. Memórias de corpo negro feminino: narrativas poéticas, ancestralidade e processos criativos. Tese (Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro e Escola de Dança, Salvador-Bahia, 2019. 212 f.
13- ELISE HIRAKO
1- diálogos entre o butô e a dança pessoal
2- flutuações do Butoh no corpo do artista que dança
3- a arte de não interpretar como poesia corpórea do ator.
14- Igor Passos
1- LODI, Adriana Ferreira Coelho. Expedições à deriva com a pedagogia teatral por uma pedagogia da invenção. 2016. 228 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. 2- ALMEIDA, Rita Tatiana Gualberto de. Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer. 2019. 165f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
15- Marcos Buiati
1- Camelos também dançam.
2- a máquina de fabricar vampiros.
3- Um corpo para a vida
16- Pedro H. S. Lopes
1- GOMEZ, PAULA ANDREA MURILLO. O CORPO EM ESTADO DE PALHAÇO: VULNERABILIDADE E AUTOCONHECIMENTO A SERVIÇO DO ESTADO DE SAÚDE.' 02/06/2017 157 f. Mestrado em ARTES CÊNICAS Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, Salvador
2-Figueiredo, Ricardo Carvalho de. A dimensão coletiva na criação: o processo colaborativo no galpão Cine-Horto.' 01/11/2007 128 f. Mestrado em ARTES Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, BELO HORIZONTE
3-ROCHA, FERNANDO ALVES. RITUAL DO ATOR EM GRUPO – Ampliando o conceito de treinamento a partir da trajetória do Grupo Sonhus Teatro Ritual.' 20/08/2014 195 f. Mestrado em ARTES Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
17- Ingreth da Silva Adriano
1-VON-SOHSTEN, Arlene Oliveira. A mediação como (dilatação da) experiência estética: uma análise do projeto mediato. 2016. [187] f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
2-RIBEIRO, Ricardo Cruccioli. Identidade, alteridade e adolescência: estudos e reflexões a partir da escrita dramatúrgica no contexto da escola de ensino médio. 2016. 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
3- SOUZA, Valdeci Moreira. Espaço Semente: o teatro comunitário como agente transformador na periferia. 2018. 172 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
18-Mariam Volfzon Mordente
1- Guimaraens, Caito. Teatro de rua brasileiro, cidade política na contemporaneidade.Dissertação (Mestrado), Pograa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
2- FISCHER, Kysy Amarante. Sempre fica um pouco de perfume: reverberações do Butoh no processo criativo de DNA de DAN. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Teatro, Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
3- Souza, Roberto.Teatro de rua e política: ação e estratégia no Teatro de Operações. Dissertação (Mestrado), Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Pauo, São Paulo, 2016.
19- Deborah Dodd
1- GIUSTINA, Fabiana Marroni Della. Coisazul: uma pesquisa sobre dança, pessoas e objetos. 219 p. Tese (Doutorado - Doutorado em Arte), Universidade de Brasília, 2019.
2- MERLINO, Maria Lucia. Metáforas do corpo em transformação: experiência, percepção, postura e as relações com o Rolfing-Integração Estrutural. 244 p. Tese (Doutorado - Artes da Cena), Universidade Estadual de Campinas, 2014.
3- ALMEIDA, Karina C. Entre-territórios: a dança como catalisadora de diferentes noções de composição. 241 p. Tese (Doutorado - Artes da Cena), Universidade Estadual de Campinas, 2016.
20- Pablo Magalhães
1-Dissertação de mestrado de Lídia Olinto.A Precisão Psicofísica: um estudo comparativo entre os espetáculos Akropolis, O Príncipe Constante e Apocalypsis cum Figuris de Jerzy Grotowski sob a ótica do binômio reprodutibilidade-espontaneidade
2- Cristiano Peixoto Gonçalves . A perspectiva orgânica da ação vocal no trabalho de Stanislavski, Grotowski e Brook
3- César Lignelli. A Produção de Sentido a partir da Dimensão Acústica da Cena: uma cartografia dos processos de composição de Santa Croce e O Naufrágio.
21- Fernanda Pimenta
1-OLENDZKI, Luciane de Campos. O trágico alegre e a afirmação da vida na poética do palhaço: exercícios de composições clownescas. Campinas, SP: Unicamp, 2019.
2- ROMANO, Lúcia Regina Vieira. De Quem É Esse Corpo? – A Performatividade do Feminino no Teatro Contemporâneo. 659 p. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo / ECA-USP, São Paulo, 2009.
3-TOURINHO, Ligia Losada. Dramaturgias do Corpo: protocolos de criação das Artes da Cena. Tese (Doutorado) - Campinas, SP: Unicamp, 2009.
22- Ivana Delfino Motta
1- FERRAZ, Fernando Marques Camargo. O fazer saber das danças afro: investigando matrizes negras em movimento. 2012. 291 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) , Instituto de Artes, 2012.
2-COSTA, Alberto Roberto. A escolarização do corpus negro: processos de docilização e resistência nas teorias e práticas pedagógicas no contexto de ensino-aprendizagem de Artes Cênicas em uma escola pública do Distrito Federal. 2015. 201 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015
23- Rogério Luiz
1-O teatro invadindo a cidade. BRITO, Marcelo Sousa. Universidade Federal Da Bahia-UFBA (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia).2012.
2-
24- Wily Oliveira
1- Alisson Lacerda de Andrade. Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em História da Universidade de Brasília.EXPERIÊNCIAS DE UMA CARNAVAL NÃO-ORGANIZADO: A tradição de um bloco de sujos na Capital Federal. (1978 – 2009)
2- Otávio Feio Castro.Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará.Espetacularidade das Roupas de Caboca do Terreiro Estandarte Rei Sebastião, Outeiro – Pará.
3-Cláudia Suely dos Santos Palheta. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Arte da Universidade do Pará. Artes carnavalescas: processos criativos de uma carnavalescas no Belém do Pará.
25- Meimei Bastos
1- A Criminologia Cultural e a Criminalização das Culturas Periféricas: discursos sobre crime, multiculturalismo, cultura e tédio. Dissertação apresentada por Saulo Ramos Furquim, na Área de Especialização em Ciências Jurídico Criminais, apresentada à Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
26- Jordana Mascarenhas
1- LOBERA, Miguel Ribagorda. El espectador-intérprete Aproximación neurocientífica a la comunicación y la recepción teatral. 2018. 302 p. Tese de Doutorado – Universidad Complutense Madrid, Madrid, 2018.
2- SOARES, Stênio José Paulino. O Corpo Testemunha na Encruzilhada Poética. 2018. 241 p. Tese de Doutorado – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
27- Pedro Ribeiro Sousa
1- SOUZA, Valdeci Moreira de. Espaço Semente: o teatro comunitário como agente transformador na periferia. 2018. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Teatro do Departamento de Artes Cênicas – Universidade de Brasília. Brasília, 2018.
2-GARCIA, Silvia Beatriz Paes Lima Rocha. Transições de Impacto: uma análise de construção de espetáculo teatral por meio do teatro-fórum. 2016. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Teatro do Departamento de Artes Cênicas – Universidade de Brasília. Brasília, 2016.
3- LOPES, Ana Catarina Colaço dos Santos. O Teatro do Oprimido como instrumento de emancipação social: re(I)novar mentalidades. 2014. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação – Universidade de Lisboa, 2014.
28- Maysa Carvalho
1- GIUSTINA, Fabiana Marroni Della. Coisazul: uma pesquisa sobre dança, pessoas e objetos. 219 p. Tese (Doutorado - Doutorado em Arte), Universidade de Brasília, 2019.
2- RUIZ, DARSHN. De la poesía pictórica...
3- D’AVILA, FLÁVIA. UM TEATRO DE METAMORFOSES...
29- Thais Felizando
1-VIEIRA, Débora Cristina Sales da Cruz. A imaginação na produção narrativa de crianças: contando, recontando e imaginando histórias. 2015. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
2- LEITE, Cristina Aparecida. Rodas de Brincar: uma experiência com atividades lúdico-corporais junto aos professores-formadores das Oficinas Pedagógicas do DF. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
3- SOUZA, C. W. Educação Infantil e Teatro: um estudo sobre as Linguagens Cênicas em propostas formativas, educativas e infantis da Rede Municipal de São Paulo/SP. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
30- Manuela
1- SANTOS, Adriana Patricia dos. Dos Guetos que Habito: Negritudes em Procedimentos Poéticos Cênicos. 2017. 111 p. Tese (Doutorado em Teatro) – Centro de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Florianópolis, 2017.
2- REIS, Demain Moreira. Caçadores de Risos: o Mundo Maravilhoso da Palhaçaria. 2010. 312 p. Tese (Doutorado em Teatro) – Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador, 2010.
3- COLLA, Ana Cristina. Caminhante, não há caminho. Só rastros. 208 p. Tese (Doutorado) – Universidade de campinas - Unicamp, São Paulo, 2010.
31- Jaqueline Silva
1- Performance como ação contestatória em Belo Horizonte 2007 - 2015: a performance Real. (UFMG, 2017).ISAQUE RIBEIRO.
2-Arte, ativismo e espaço urbano na Baía de São Francisco através das ações do Queer Women of Color Media Arts Project – QWOCMAP. (2017, UFSC).GLAUCO BATISTA FERREIRA.
3- PEDAGOGIA DO SUBTERRÂNEO: narrativas trans, éticas, estéticas e políticas dos e nos cotidianos escolares (2017, Universidade de Sorocaba). EDER RODRIGUES PROENCA
Comentários
Postar um comentário