Auto apresentação - Fernanda Pimenta
Fernanda Dias de Freitas Pimenta (Fernanda Pimenta)
fernandapimentateatro@gmail.com
(62) 98320-5725
instagram: @artistapimentamalagueta
Sou uma goiana iludida, pois nasci em Ituiutaba, Minas Gerais. Tenho 35 anos, sou atriz de teatro e cinema, sou a palhaça Malagueta (circo, teatro, rua, da vida), diretora, produtora, dramaturga, formadora, entre outras funções (não menos importantes, como as técnicas). (Sou geminiana com ascendente em gêmeos; do dia e da noite; estudiosa e boêmia!).
Me graduei em Direito (2008) pela PUC-Goiás. Em uma das atividades de seu Programa de Extensão, encontrei o teatro e me encantei por essa prática que considerei tão divertida, expressiva e alegre. Percorri caminhos paralelos e múltiplos, participando de diversas oficinas de teatro, dança, palhaçaria, performance, entre outras, e me profissionalizei nos anos seguintes. Uma de minhas principais características é justamente o fato de me aventurar nessa multiplicidade de linguagens. Tive contato com grandes mestres nacionais e internacionais, de saberes populares e acadêmicos. Assim também participei de diferentes festivais, no interior, no exterior, seja produzindo ou apresentando.
Hoje atuo em 5 diferentes grupos de Goiânia. Nos últimos anos temos circulado por Goiás e pelo Brasil, por meio de subsídios provenientes de editais públicos. Em 2018, ganhei o prêmio de melhor atriz com o espetáculo solo Quando se Abrem os Guarda-chuvas, no 1 Festival Nacional de Teatro de Bolso, no Recanto das Emas, DF. No cinema, atuo desde 2005. Gravei mais de dez filmes, entre curtas, média e longas, como protagonista ou como participação. Nos últimos anos tenho dirigido espetáculos circenses. Atualmente dirijo uma dupla de palhaços músicos, e em 2018, dirigi o artista circense Gabriel Coelho (que é doutorando em nosso programa), em seu solo Causos de Vôos e Risco. Também ministro aula de Dramaturgia no Núcleo de Aperfeiçoamento do Artista de Circo (NUFAAC), da Escola de Circo Catavento, em Goiânia.
Em 2017, finalizei minha dissertação de mestrado Poéticas de Atuação: Experiências Cênicas em Viewpoints, vivenciada e defendida na Pós-graduação em Artes da Cena, da Unicamp. A pesquisa analisa as reverberações de princípios e procedimentos provenientes do Método Viewpoints, conforme experienciados em vivências de atuação específicas. Investiga questões emergentes dessas atividades, que envolveram preparação de atores, criação cênica e observação de práticas de outros artistas e grupos que trabalham com a mesma metodologia. O Viewpoints se caracteriza por ser uma filosofia de preparação de atores que pesquisa elementos técnicos próprios, embasados prioritariamente em noções de tempo e espaço, assim como recursos de composição, e se materializa pela proposição de jogos de improviso e estratégias de criação cênica, sendo praticado por grupos em seus treinamentos e montagens.
Entrei em contato com o universo da palhaçaria em 2006, mas somente nos últimos 7 anos é que essa linguagem invadiu minha sina de forma avassaladora! E cá estou eu, tentando descobrir mais coisas e produzir conhecimento sensível sobre o que é a palhaçaria feminina, seus limites, como se dá sua dramaturgia, assim como os traços sociais e feministas que a inspira. Provisoriamente, o título é Dramaturgia Feminista na Palhaçaria Feminina. Pretendo analisar como se constroem essas dramaturgias, quais seus contextos, que feminino é esse?, os feminismos inerentes (defasados e progressistas), entre outras questões que este universo abrange. Pesquisa-se os modos pelos quais a comicidade feminina responde e contesta as imposições de gênero demandadas às mulheres e como, assim, consolida-se como instrumento para criações dramatúrgicas cômicas e feministas. A pesquisa terá como base o tripé: referências bibliográficas, entrevistas e criação de espetáculo solo.
Alguns links:
https://www.youtube.com/watch?v=YgeuWCOZfVw&t=2755s (Programa Sem Censura - minuto 45)
https://www.youtube.com/watch?v=E1UYpHZ53Pw (teaser espetáculo Fantástico Cotidiano)
https://www.youtube.com/watch?v=V_VkhCAEQqM (cena de palhaça – Paixões de Malagueta, apresentada de forma online no 7 Festival de Circo de Taquaruçu, em 2020)
Comentários
Postar um comentário