Exercício I. Naiara Lira
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1. Tese
BISCARO, Barbara. Vozes nômades: escutas e escritas da voz em performance. 2015. 394 f. Tese (Doutorado em Teatro – Área: Teoria e Práticas Teatrais) – Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Teatro, 2015.
Palavras chaves
1.Vozes nômades
2. Escuta
3. Corpo
4. Voz em performance
5. Música
Questionamento
O que acontece quando passo a pensar as vozes a partir da escuta?
Distribuição das partes
1. Conceitos relacionados ao corpo da escuta e da voz
2. Metáforas e paradoxos resultantes da relação entre voz e escuta
3. Reinvenção da escuta através das estéticas musicais, literárias e cênicas do século XX em busca de objetividade.
5. Desejo, erotismo, vontade em relação a voz e escuta.
6. Vozes nômades: experimentação ampla com várias perspectivas de voz e escuta.
Divisão dos capítulos
- Apresentação em 3 capítulos: escuta, corpo, voz, paradoxos e metáforas.
- Desenvolvimento/ aprofundamento em 3 capítulos: reinvenção da escuta, música, desejo e erotismo da escuta/ vocalização.
- Experimentação ampla com voz e escuta.
Metodologia
- Conjunto de textos que se propõe a pensar o corpo na vocalidade do/a artista em performance.
- Experiências da autora durante os 4 anos de doutorado onde escreveu, leu, cantou e dirigiu espetáculos e obras em várias partes do mundo.
- Intuitiva e “talvez caótica”.
Análise bibliográfica
106 referências:
- 45 em português, 30 em inglês, 28 em italiano e 3 em espanhol.
- 62 livros, 38 artigos (29 em livros e 9 em revistas), 3 entrevistas, 1 tese, 1 dissertação e 1 DVD.
2. Dissertação
SILVA, Emerson de Paula, O Texto do negro ou o negro do texto: o teatro negro como fonte de memória e identidade afro-descendente. 2014. 115 f. Dissertação (mestrado) Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes. Programa de Pós Graduação em Artes da Cena, 2014
Palavras chaves
Dramaturgia
Teatro Negro
Identidade
Memória
Cultura Afro-brasileira
Questionamento
Como se dá a grafia da memória no texto dramático? Como o texto dramático contribui como construção e registro de memória e identidade afrodescendentes?
Distribuição das partes
- Panorama geral do teatro negro no Brasil e a imagem do negro no teatro.
- Análise dos dois textos (Sortilégio e Transegum).
- Diário de Bordo do espetáculo criado a partir da pesquisa teórica desenvolvida.
Divisão dos capítulos
1. Panorama da imagem do negro no Teatro Brasileiro. Abdias do Nascimento e Cuti
2 e 3. Contextualização de Sortilégio (Abdias do Nascimento) e Transegum (Cuti). Análise de identidade, memória, cultura afro-brasileira e sua apropriação pela dramaturgia.
4. Considerações finais. Memória do percurso do pesquisador através de espetáculo montado a partir da pesquisa teórica apresentada.
Metodologia
- Revisão bibliográfica acerca dos temas: memória, identidade e produção dramatúrgica negra no Brasil;
- Análise das obras escolhidas para estudo com seus respectivos autores e Análise comparativa das obras.
Análise bibliográfica
Duas áreas de conhecimento: o teatro e a cultura afro-brasileira, tendo como referencial teórico as contribuições dos próprios autores pesquisados, Cuti e Abdias do Nascimento, além da contribuição de Leda Martins e seus estudos sobre a cultura afro-brasileira, Miriam Garcia Mendes e Flora Sussekind com seus estudos sobre a personagem negra no teatro e Ecléa Bosi com suas contribuições sobre a memória e a sociedade.
45 referências bibliográficas dentre livros, artigos, dissertações e tese, além de 7 websites. Com exceção de um livro, toda a bibliografia se encontra em português.
3. Dissertação
TERRA, Terra Johari. Cabelo Armado, em “legítima defesa”: performance e diferença no teatro negro da Cia. Os Crespos. 2019. 261 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Departamento de Antropologia.
Palavras chaves
Teatro Negro
Performance
Diferença
Atlântico Negro
Cia. Os Crespos
Questionamento
Como, em suas práticas teatrais, a Cia Os Crespos se constrói como grupo de teatro negro?
Investigação sobre a construção de estéticas que fogem aos modos empresariais de produção de um coletivo teatral de pesquisa cênica e audiovisual, debates e intervenções públicas, composto por atores negros. Estudos sobre questões raciais, de gênero e sexualidade e suas relações com o teatro.
Divisão dos capítulos
1. Cia. Os Crespos.
2. Discussão sobre a história negra do teatro.
3. Momentos e iniciativas importantes para o teatro negro.
4. Análise dos espetáculos “De brasa e pólvora” e “Alguma coisa a ver com uma missão”
Metodologia
1. Entrevistas com membros da Cia. Os Crespos
2. Análise da revista da Cia
3. Etnografia de intervenções urbanas e apresenta
Análise bibliográfica
Revisão bibliográfica sobre múltiplos assuntos relacionados a negritude brasileira (quilombos, capoeira, encarceramento, racismo), teatro negro, teatro, transexualidade, feminismo, performance.
- 142 referências entre livros, artigos, teses e dissertações dos quais 7 são em inglês
- 5 documentários
- 2 publicações da Cia Os Crespos
- 16 videos das Cia Os Crespos
- 87 websites
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