Exercício I. Naiara Lira

  

 1. Tese

BISCARO, Barbara. Vozes nômades: escutas e escritas da voz em performance. 2015. 394 f. Tese (Doutorado em Teatro – Área: Teoria e Práticas Teatrais) – Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Teatro, 2015. 

Palavras chaves

1.Vozes nômades

2. Escuta

3. Corpo

4. Voz em performance

5. Música

Questionamento

O que acontece quando passo a pensar as vozes a partir da escuta?

Distribuição das partes

1. Conceitos relacionados ao corpo da escuta e da voz

2. Metáforas e paradoxos resultantes da relação entre voz e escuta

3. Reinvenção da escuta através das estéticas musicais, literárias e cênicas do século XX em busca de objetividade.

5. Desejo, erotismo, vontade em relação a voz e escuta.

6. Vozes nômades:  experimentação ampla com várias perspectivas de voz e escuta.

Divisão dos capítulos

- Apresentação em 3 capítulos: escuta, corpo, voz, paradoxos e metáforas.

- Desenvolvimento/ aprofundamento em 3 capítulos: reinvenção da escuta, música, desejo e erotismo da escuta/ vocalização.

- Experimentação ampla com voz e escuta.

Metodologia 

- Conjunto de textos que se propõe a pensar o corpo na vocalidade do/a artista em performance. 

- Experiências da autora durante os 4 anos de doutorado onde escreveu, leu, cantou e dirigiu espetáculos e obras em várias partes do mundo.

- Intuitiva e “talvez caótica”.

Análise bibliográfica

106 referências:

- 45 em português, 30 em inglês, 28 em italiano e 3 em espanhol.

- 62 livros, 38 artigos (29 em livros e 9 em revistas), 3 entrevistas, 1 tese, 1 dissertação e 1 DVD.

 

 2. Dissertação

SILVA, Emerson de Paula, O Texto do negro ou o negro do texto: o teatro negro como fonte de memória e identidade afro-descendente. 2014. 115 f. Dissertação (mestrado) Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes. Programa de Pós Graduação em Artes da Cena, 2014

Palavras chaves

  1. Dramaturgia

  2. Teatro Negro

  3. Identidade

  4. Memória

  5. Cultura Afro-brasileira

Questionamento

Como se dá a grafia da memória no texto dramático? Como o texto dramático contribui como construção e registro de memória e identidade afrodescendentes?

Distribuição das partes

- Panorama geral do teatro negro no Brasil e a imagem do negro no teatro.

- Análise dos dois textos (Sortilégio e Transegum).

- Diário de Bordo do espetáculo criado a partir da pesquisa teórica desenvolvida.

Divisão dos capítulos

1. Panorama da imagem do negro no Teatro Brasileiro. Abdias do Nascimento e Cuti

2 e 3. Contextualização de Sortilégio (Abdias do Nascimento) e Transegum (Cuti). Análise de identidade, memória, cultura afro-brasileira e sua apropriação pela dramaturgia.

4. Considerações finais. Memória do percurso do pesquisador através de espetáculo montado a partir da pesquisa teórica apresentada.

Metodologia 

- Revisão bibliográfica acerca dos temas: memória, identidade e produção dramatúrgica negra no Brasil; 

- Análise das obras escolhidas para estudo com seus respectivos autores e Análise comparativa das obras. 

Análise bibliográfica

Duas áreas de conhecimento: o teatro e a cultura afro-brasileira, tendo como referencial teórico as contribuições dos próprios autores pesquisados, Cuti e Abdias do Nascimento, além da contribuição de Leda Martins e seus estudos sobre a cultura afro-brasileira, Miriam Garcia Mendes e Flora Sussekind com seus estudos sobre a personagem negra no teatro e Ecléa Bosi com suas contribuições sobre a memória e a sociedade.


45 referências bibliográficas dentre livros, artigos, dissertações e tese, além de 7 websites. Com exceção de um livro, toda a bibliografia se encontra em português.

 

  3. Dissertação

TERRA, Terra Johari. Cabelo Armado, em “legítima defesa”: performance e diferença no teatro negro da Cia. Os Crespos. 2019. 261 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Departamento de Antropologia.

Palavras chaves

  • Teatro Negro

  • Performance

  • Diferença

  • Atlântico Negro

  • Cia. Os Crespos

Questionamento

Como, em suas práticas teatrais, a Cia Os Crespos se constrói como grupo de teatro negro?

Investigação sobre a construção de estéticas que fogem aos modos empresariais de produção de um coletivo teatral de pesquisa cênica e audiovisual, debates e intervenções públicas, composto por atores negros. Estudos sobre questões raciais, de gênero e sexualidade e suas relações com o teatro. 

Divisão dos capítulos

1. Cia. Os Crespos.

2. Discussão sobre a história negra do teatro.

3. Momentos e iniciativas importantes para o teatro negro.

4. Análise dos espetáculos “De brasa e pólvora” e “Alguma coisa a ver com uma missão”

Metodologia 

1. Entrevistas com membros da Cia. Os Crespos

2. Análise da revista da Cia

3. Etnografia de intervenções urbanas e apresenta

Análise bibliográfica

Revisão bibliográfica sobre múltiplos assuntos relacionados a negritude brasileira (quilombos, capoeira, encarceramento, racismo), teatro negro, teatro, transexualidade, feminismo, performance.


- 142 referências entre livros, artigos, teses e dissertações dos quais 7 são em inglês 

- 5 documentários

- 2 publicações da Cia Os Crespos

- 16 videos das Cia Os Crespos

- 87 websites

 


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