Exercício I - Estudos de Textos Acadêmicos [Ana Vaz]
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
PESQUISA TESE 1 | |||
Título | CAMINHA, Melissa Lima. Payasas: Historias, Cuerpos y Formas de Representar la Comicidad desde una Perspectiva de Género. 2016. Tese de Doutorado. Universitat de Barcelona. | ||
Problematização | Como vem sendo construída a figura da palhaça e qual é a importância de suas histórias, corpos e formas de representação para as políticas artísticas do corpo e as pedagogias culturais? | ||
Palavras-chave | Palhaças, genealogias, feminismos, teorias queer e crip, investigação baseada nas artes, investigação artística. | ||
Organização | Parte 1: trabalha com a palhaçaria a partir de uma perspectiva de gênero; genealogia e construção de mapa de referências desse tipo cômico. Parte 2: trabalha com a perspectiva de uma palhaçaria pós-humana, propondo um estudo da comicidade provocada pelo grotesco, o abjeto e o monstruoso. Parte 3: análise de três trabalhos artísticos produzidos pela artista pesquisadora, que se relacionam com a palhaçaria, questões feministas, queer e crip. Parte 4: desenvolve sobre a abertura da palhaçaria para debates contemporâneos; diálogo entre palhaçaria e o campo educativo pedagógico. | ||
Metodologia | - Levantamento bibliográfico; criação de arquivo documental; análise de performances; criação de mapa de referências; análise e criação de conceitos. | ||
Resultados | - A pesquisa amplia as referências e as possibilidades de criação da pesquisadora; - Permitiu diálogo entre a palhaça e outras figuras excêntricas, pós-humanas. | ||
Bibliografia | - 279 referências ao todo (sem divisão por categorias) - Quantidade de obras por palavra-chave: palhaças (38), genealogias (2), feminismos (47), teorias queer e crip (24). - Outros temas relacionados às referências bibliográficas: homossexualidade, política, práticas artísticas, performance, performatividade, identidade, mediação artística, riso, estética do teatro, sexualidade, representação cultural, pedagogias artísticas e culturais, grotesco, corpo feminino, - Referências em língua estrangeira: 187 | ||
Aspectos interessantes | - A pesquisa inclui processo derivado da pesquisa que não foi finalizado junto com ela. | ||
PESQUISA TESE 2 | |||
Título | IRVING, Margaret (2012) Toward a female clown practice: transgression, archetype and myth. PhD thesis, University of Plymouth. Recuperado en 13 de mayo de 2014. | ||
Problematização | Como encontrar caminhos para a palhaçaria que possam estabelecer diálogos entre a pedagogia de Lecoq e as teorias feministas? Existem códigos através dos quais possamos identificar a palhaçaria feminina, e eles são necessariamente pautados em questões de gênero? Quais são as estratégias da palhaçaria feminina? De que forma a mulher negocia a natureza transgressora do palhaço e para quais fins? | ||
Objetivo | Propõe uma palhaçaria que possa contribuir para o empoderamento da mulher a partir do diálogo entre mito, arquétipo e a transgressão do corpo grotesco. | ||
Palavras-chave | Não contém palavras-chave. | ||
Organização | Capítulos 1 e 2: estética e técnica da palhaçaria; tipos de palhaços; problemas e oportunidades na pedagogia de Lecoq. Capítulo 2: genealogia patriarcal do palhaço homem branco e regimes de treinamento; o tornar-se palhaça neste contexto. Capítulos 3: relato e análise das experiências da autora com a palhaçaria; questões culturais, sociais e políticas relacionadas ao palhaço. Capítulo 4: análise do processo de criação em palhaçaria, a partir do mito da medusa e o arquétipo feminino. | ||
Metodologia | - Analisa experiências da pesquisadora como palhaça, diferentes tipos de palhaços e diferentes trabalhos em palhaçaria; - Discute e repensa a pedagogia de Jacques Lecoq a partir da perspectiva feminina. - Propõe um processo de criação em palhaçaria com um viés feminista. | ||
Resultados | - Revisão do modo de fazer palhaçaria sendo mulher a partir da revisão de um mito feminino e da pedagogia de Lecoq. - Quebra de paradigmas sobre a comicidade feminina a partir de um trabalho artístico que propõe uma nova maneira de atuar nessa área. | ||
Bibliografia | - 291 livros; 7 palestras e seminários; 36 artigos e sites; 11 performances; 22 jornais e revistas; 4 entrevistas e correspondências; 8 whorkshops e treinamentos; 8 filmes, programas, rádio e DVD - Temas presentes e relacionados às referências bibliográficas: palhaçaria, riso, humor, feminismo, teatro, performance, humor feminino, sexualidade, mitos e arquétipos, poder, fracasso, paródia, gênero e identidade, grotesco, - Referências em língua estrangeira: 187 | ||
Aspectos interessantes | - Não apresenta palavras-chave. - A revisão de uma pedagogia em palhaçaria a partir da ótica da mulher. - Apesar de ser uma tese em inglês apresenta uma estrutura parecida com as teses de autores brasileiros. | ||
PESQUISA TESE 3 | |||
Título | Oliveira, Denivaldo C. O espaço da palhaçaria no gênero trágico: aplicações de procedimentos cômicos em Édipo Rei e suas implicações no trabalho do ator-palhaço. 2017. 208 f. Tese (Doutorado em Arte – Área: Processos Composicionais para a Cena) – Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Arte, 2017. | ||
Objetivos | A pesquisa tem como objetivo central a análise de aplicações de procedimentos cômicos da poética do palhaço no processo criativo de Édipo Rei, de Sófocles, e análise das implicações do gênero trágico no trabalho do ator-palhaço. | ||
Palavras-chave | trágico, cômico, palhaço | ||
Organização | Capítulo 1: Contextualização da obra "Édipo Rei"; Estudo da obra a partir das principais teorias da tragédia e do mito; Análise do pensamento mítico na Grécia antiga, da recepção dos textos e do contexto histórico. Capítulo 2: Breve contextualização da trajetória do pesquisador e relação com a pesquisa; Estudo das principais teorias da comicidade e sua aplicabilidade na palhaçaria; Variações possíveis das teorias e sua relação com a palhaçaria. Capítulo 3: Relato do processo de criação e montagem do espetáculo, subdividido em: análise do mito, da estrutura dramatúrgica da obra original, adaptação de obra para o contexto da comicidade, experimentos em ensaios com os atores-palhaços, ensaios com os músicos, trabalhos de produção, divulgação e seis apresentações do resultado final; Análise do processo de criação a partir das informações e reflexões dos capítulos anteriores. | ||
Metodologia | - Pesquisa teórico-prática. - A parte teórica se desenvolveu a partir de: levantamento e análise de conceitos de gênero trágico e cômico baseados em livros (88), teses e dissertações (9), artigos (12) e sites (4). - A parte prática se desenvolveu a partir de processo de criação, montagem e apresentação de espetáculo teatral que passou pelas seguintes fases: análise do mito, da estrutura dramatúrgica da obra original, adaptação de obra para o contexto da comicidade, experimentos em ensaios com os atores-palhaços, ensaios com os músicos, trabalhos de produção, divulgação e apresentações do resultado final, em formato de espetáculo de palhaços para adultos, denominado Édipo Rei –– o rei dos Bobos. | ||
Resultados | - Confirma o diálogo entre o trágico e o cômico na palhaçaria. - Observa uma crença existente por parte dos artistas de que o gênero trágico não pertence ao universo da palhaçaria. - Observa que a palhaçaria e a arte circense requerem procedimentos cômicos específicos que possa abarcar todas as suas variáveis; - Detecta a dificuldade de trabalhar com atores sem experiência em palhaçaria e a necessidade de se pensar em uma formação que possa abarcar teoria e prática em palhaçaria; | ||
Bibliografia | - 88 livros, 9 teses e dissertações, 12 artigos e 4 sites. - Quantidade de obras por palavra-chave: Palhaço e cômico (9 teses e dissertações, 17 livros e 4 artigos); Trágico (12 livros) - Outros temas relacionados às referências bibliográficas: mito, mitologia, interpretação, dramaturgia, estética, recepção, corpo, experiência, processo criativo. - Referências em língua estrangeira: 5 livros | ||
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Amei as referências e já quero ler todas!
ResponderExcluir