Exercício I -Estudos de Textos Academicos
LIGNELLI, César. A produção de sentido a partir da dimensão acústica da cena: uma cartografia dos processos de composição de Santa Croce e de O Naufrágio. 2007. 269 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007
Palavras chave:
não há palavras chave.
Problema:
Como delimitar as dimensões acústicas de espetáculos teatrais?
Organização das partes e metodologia:
Capítulo 1 - A dimensão Acústica da Cena: Uma Abordagem Conceitual.
Conceito 1 - A esfera da palavra: Explanação do conceito e abordagem com atores.
Conceito 2 - A Esfera da Música: Uma explanação conceitual especificamente sobre a música de cena
Conceito 3 - A Esfera do Entorno Acústico: Uma explanação sobre os sons referenciais do trabalho da cena
Conceito 4 - O desenho Acústico da Cena: Apresentação das questões espaciais e como estas transformam a construção de sentido nas sonoridades da cena.
Metodologia utilizada: análise bibliográfica conceitual
Capítulo 2: Uma Genealogia da Dimensão Acústica na Cena do Ocidente
Análise histórica voltada ao teatro Grego
Metodologia utilizada: análise bibliográfica contextual
Capítulo 3: O mapa de Santa Croce
Delimitar os conceitos supracitados em um espetáculo teatral
Metodologia utilizada: cartografia - “o processo cartográfico nesta pesquisa conflui com o realizado pelo caminhante medieval, onde o sensorial e as múltiplas perspectivas estavam intrinsecamente ligados ao desenho dos mapas” (LIGNELLI, p. 83)
Capítulo 4: Os Mapas de O Naufrágio
Delimitar os conceitos do capítulo 1 no espetáculo O Naufrágio. Esse mapa é dividido em 5 partes por conta da complexidade tecnológica/criativa de O Naufrágio
Metodologia: cartografia
Análise da Bibliografia apresentada
1)É possível perceber que “ A produção de sentido a partir da dimensão acústica da cena: uma cartografia dos processos de composição de Santa Croce e de O Naufrágio” tem uma ligação forte com os escritos da orientadora (Silvia Davini) visto que há 8 textos dela apresentados em sua bibliografia.
2)A parte histórica do projeto está, em boa parte, embasada no teatro grego, tendo 6 livros do aristóteles, 2 de platão e 2 do Nietzsche sobre o tema.
3)A dimensão acústica tem uma variedade escritores maior e de campos mais distintos (música, sociologia, artes cênicas ecologia sonora entre outros) além dos textos utilizados nos processos criativos delimitados na pesquisa.
4)O pensamento a partir da cartografia(metodologia utilizada nos capitulos 3 e 4) são principalmente ligados aos pensamentos de David Harvey, Gilles Deleuze, Félix Guattari e Silvia Davini.
5) 73 livros, 10 artigos, 5 anais de congresso, 1 tese de doutorado
6) A maioria dos livros e artigos sobre dimensão acústica são em inglês e espanhol podendo representar uma escassez do tema em língua portuguesa na época.
Aspectos que considero relevante
1)Para a minha pesquisa, os conceitos apresentados no capítulo 1 serão importantes para uma organização e categorização dos elementos que analisarei dos espetáculos From afar it was an island/ from up close, a stone (2018), nom donné par l’auteur (1994) e, principalmente, DeBanda (2019) objeto principal da minha pesquisa. 2) a forma de organização da metodologia cartográfica me interessa enquanto possibilidade de relação com o meu objeto de pesquisa.
NADAI, Carolina Camargo de. Gambiarração: poéticas em composição coreográfica. 2017. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. doi:10.11606/T.27.2017.tde-30052017-142002. Acesso em: 2020-09-05.
Palavras chave:
Dança, performance, ,gambiarra, modo operativo
Problema:
Como, através do processo cotidiano da gambiarra, estabelecer um modo operativo gambiarr(ação) se relacionando com os dispositivos para a criação de coreografia?
Organização das partes e metodologia:
Capítulo 0 (normalmente marcado como 1): da Gambiarra(coisa) à Gambiarr(ação)
Apresentação dos conceitos Gambiarra(coisa) e Gambiarr(ação). A partir da gambiarr(ação), apresenta seus tensionamentos nos âmbitos da performatividade, dança, noções coreográficas e instalações artísticas.
Metodologia: análise bibliográfica conceitual
Capítulo 1:Práticas compositivas: meios para gambiarração
Análise da composição em tempo real, técnica criado pelo coreógrafo João FIadeiro, a partir do contexto e do método utilizado.
Metodologia: análise bibliográfica contextual e entrevista com João Fiadeiro
Capítulo 2: Gambiarr[a]ções: Um memorial de experimentos e composições
Uma descrição de 6 performances de 3 grupos que a pesquisadora participou. Ela utiliza os conceitos apresentados nos capitulos 0 e 1, contando sua experiência a partir deles.
Metodologia: Memorial
Capítulo 3: Mapa dos afetos dos experimentos e das composições
Material anexado. Imagens, entrevista na íntegra com João Fiadeiro, além de materiais utilizados nos processos criativos
.
Metodologia: Cartografia. Toda a pesquisa é constituída por uma cartografia que tem o ensejo de gerar uma liberdade na leitura, segundo a autora, “ofereço ao leitor a oportunidade de compor o texto como lhe convier” (NADAI, p. 36)
Análise da bibliografia.
1)É possível perceber as relações intrínsecas entre o modo de composição e as formas de vida (uma discussão sobre cotidiano e extra-cotidiano) através dos pensadores Michel Certeau, Uta Brandes, Fernanda Eugênio, André Lepecki, Gilles Deleuze e Félix Guattari. escolhendo textos sobre o tema.
2)O trabalho artístico contextualizado do capítulo 1 é pautado no trabalho de Fernanda Eugênio e João Fiadeiro essa pesquisa foi feita: Juntando os escritos de Eugênio (5 textos na bibliografia), uma entrevista com Fiadeiro e um textos dos dois em conjunto.
3) É possível perceber uma presença forte dos âmbitos da coreografia, dança performatividade e corporeidades de forma ampla. 27 livros que apresentam a palavra corpo, coreografia ou dança.
4) apresenta textos em português, inglês e francês.
5) 4 teses de doutorado, 3 dissertações de mestrado, artigos 26 artigos e 30 livros
Aspectos que considero relevante.
1)Deixo explicito meu ensejo de trabalhar a partir de uma aproximação dos modos de composição e os modos de vida apresentados no trabalho supracitado
2)A hipótese de trabalhar com os objetos em suas múltiplas formas é de suma importância para o entendimento do meu objeto de pesquisa.
3)A partir de uma perspectiva dissociada entre sujeito/objeto utilizar a ferramenta (re-parar), parar antes de agir, pode ser uma pista importante do método de composição que investigo através das sonoridades.
4) A entrevista de João Fiadeiro será de suma importância visto que ele é diretor de from afar was an island/ from up close, a stone (2018). espetáculo que me interessa sua composição através do aspecto da escuta.
OBICI, Giuliano Lamberti. Gambiarra e experimentalismo sonoro. 2014. Tese (Doutorado em Musicologia) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. doi:10.11606/T.27.2014.tde-30102014-153449. Acesso em: 2020-09-06.
Palavras chave:
Gambiarra, experimentalismo, arte sonora, arte mídia, design, música experimental
Problema:
Como delinear o experimentalismo da gambiarra enquanto modus operandi especificamente na música?
Organização das partes e metodologia:
Capítulo 1: Genealogia da Gambiarra
Apresentação conceitual dos elementos de uma gambiarra: improviso, reajuste utilitário, subversão do design, desobediência tecnológica, para além do uso, instabilidade, engenharia reversa.
1.2 - contexto global: uma apresentação de como esses conceitos se apresentam no mundo.
1.2 - contexto local: algumas considerações sobre o “jeitinho brasileiro”, “malandragem”, “bricolagem” e “carnavalização” termos que designam a forma brasileira de lidar com o tema.
Metodologia:análise bibliográfica conceitual e contextual
Capítulo 2: Arte e Gambiarra
Apresentação da gambiarra como um modus operandi artístico específico, um estilo.
2.1 - gambiarra na arte em geral
2.2 - gambiarra no som
Metodologia: análise bibliográfica/ contextual
Capítulo 3: Artistas do Sonoro
Apresentação de 11 artistas que utilizam da gambiarra para utilizar.
Metodologia: análise bibliográfica
Análise da bibliografia:
1)Essa tese trabalha com bibliografias de forma ampla, são utilizados catálogos, livros, revistas e podcasts.
2)Filosoficamente o trabalho está embasado principalmente em Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault, Umberto Eco e Michel Certeau.
3)Apresenta uma influencia forte dos pensadores da música e das sonoridades experimentais do século XX, concluo isso por conta da presença de John Cage, Pierre Schaeffer, Kim Cascone e François Bayle, na bibliografia desta tese
4) O trabalho não tem leitura específica sobre metodologia que consegui encontrar.
5) ele apresenta 4 dissertações, 3 teses, 13 artigos, 200 livros e 20 de outros formatos
Aspectos que considero relevante.
1)Essa deformação da fronteira entre música e ruído por conta da instabilidade do objeto me interessa enquanto possível ferramenta para o pensamento das sonoridades da cena.
2)O conceito de “além do uso”, apresentado no primeiro capítulo, é base fundante do pensamento dos espetáculos que percebo relevantes à minha pesquisa.
3) Análise de catálogos será de suma importância para meu projeto, acredito ser uma boa pista de forma de pesquisar os materiais que estudo.
Comentários
Postar um comentário