Exercício I -Estudos de Textos Academicos

 LIGNELLI, César. A produção de sentido a partir da dimensão acústica da cena: uma cartografia dos processos de composição de Santa Croce e de O Naufrágio. 2007. 269 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007


Palavras chave:

não há palavras chave.


Problema:

Como delimitar as dimensões acústicas de espetáculos teatrais? 


Organização das partes e metodologia:


Capítulo 1 - A dimensão Acústica da Cena: Uma Abordagem Conceitual. 

Conceito 1 - A esfera da palavra: Explanação do conceito e abordagem com atores.

Conceito 2 - A Esfera da Música: Uma explanação conceitual especificamente sobre a música de cena

Conceito 3 -  A Esfera do Entorno Acústico: Uma explanação sobre os sons referenciais do trabalho da cena

Conceito 4 - O desenho Acústico da Cena:  Apresentação das questões espaciais e como estas transformam a construção de sentido nas sonoridades da cena.


Metodologia utilizada: análise bibliográfica conceitual


Capítulo 2: Uma Genealogia da Dimensão Acústica na Cena do Ocidente 

Análise histórica voltada ao teatro Grego


Metodologia utilizada: análise bibliográfica contextual


Capítulo 3: O mapa de Santa Croce

Delimitar os conceitos supracitados em um espetáculo teatral


Metodologia utilizada: cartografia - “o processo cartográfico nesta pesquisa conflui com o realizado pelo caminhante medieval, onde o sensorial e as múltiplas perspectivas estavam intrinsecamente ligados ao desenho dos mapas” (LIGNELLI, p. 83)


Capítulo 4: Os Mapas de O Naufrágio 

 Delimitar os conceitos do capítulo 1 no espetáculo O Naufrágio. Esse mapa é dividido em 5 partes por conta da complexidade tecnológica/criativa de O Naufrágio  


Metodologia: cartografia 


Análise da Bibliografia apresentada


1)É possível perceber que “ A produção de sentido a partir da dimensão acústica da cena: uma cartografia dos processos de composição de Santa Croce e de O Naufrágio” tem uma ligação forte com os escritos da orientadora (Silvia Davini) visto que há 8 textos dela apresentados em sua bibliografia.

2)A parte histórica do projeto está, em boa parte, embasada no teatro grego, tendo 6 livros do aristóteles, 2 de platão e 2 do Nietzsche sobre o tema. 

3)A dimensão acústica tem uma variedade escritores maior e de campos mais distintos (música, sociologia, artes cênicas ecologia sonora entre outros) além dos textos utilizados nos processos criativos delimitados na pesquisa.

4)O pensamento a partir da cartografia(metodologia utilizada nos capitulos 3 e 4) são principalmente ligados aos pensamentos de David Harvey, Gilles Deleuze, Félix Guattari e Silvia Davini.  

5) 73 livros, 10 artigos,  5 anais de congresso, 1 tese de doutorado

6) A maioria dos livros e artigos sobre dimensão acústica são em inglês e espanhol podendo representar uma escassez do tema em língua portuguesa na época.  

  

Aspectos que considero relevante

1)Para a minha pesquisa, os conceitos apresentados no capítulo 1 serão importantes para uma organização e categorização dos elementos que analisarei dos espetáculos From afar it was an island/ from up close, a stone (2018), nom donné par l’auteur (1994) e, principalmente, DeBanda (2019) objeto principal da minha pesquisa.   2) a forma de organização da metodologia cartográfica me interessa enquanto possibilidade de relação com o meu objeto de pesquisa.


NADAI, Carolina Camargo de. Gambiarração: poéticas em composição coreográfica. 2017. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. doi:10.11606/T.27.2017.tde-30052017-142002. Acesso em: 2020-09-05.


Palavras chave:

Dança, performance, ,gambiarra,  modo operativo


Problema:

Como, através do processo cotidiano da gambiarra, estabelecer um modo operativo gambiarr(ação) se relacionando com os dispositivos para a criação de coreografia?


Organização das partes e metodologia:


Capítulo 0 (normalmente marcado como 1): da Gambiarra(coisa) à Gambiarr(ação)

Apresentação dos conceitos Gambiarra(coisa) e Gambiarr(ação). A partir da gambiarr(ação), apresenta seus tensionamentos nos âmbitos da performatividade, dança, noções coreográficas e instalações artísticas.


Metodologia: análise bibliográfica conceitual


Capítulo 1:Práticas compositivas: meios para gambiarração

Análise da composição em tempo real, técnica criado pelo coreógrafo João FIadeiro, a partir do contexto e do método utilizado.


Metodologia: análise bibliográfica contextual e entrevista com João Fiadeiro


Capítulo 2: Gambiarr[a]ções: Um memorial de experimentos e composições

Uma descrição de 6 performances de 3 grupos que a pesquisadora participou. Ela utiliza os conceitos apresentados nos capitulos 0 e 1, contando sua experiência a partir deles.


Metodologia: Memorial


Capítulo 3: Mapa dos afetos dos experimentos e das composições 

 Material anexado. Imagens, entrevista na íntegra com João Fiadeiro, além de materiais utilizados nos processos criativos

.

Metodologia: Cartografia. Toda a pesquisa é constituída por uma cartografia que tem o ensejo de gerar uma liberdade na leitura, segundo a autora, “ofereço ao leitor a oportunidade de compor o texto como lhe convier” (NADAI, p. 36)


Análise da bibliografia.


1)É possível perceber as relações intrínsecas entre o modo de composição e as formas de vida (uma discussão sobre cotidiano e extra-cotidiano) através dos pensadores Michel Certeau, Uta Brandes, Fernanda Eugênio, André Lepecki, Gilles Deleuze e Félix Guattari. escolhendo textos sobre o tema.

2)O trabalho artístico contextualizado do capítulo 1 é pautado no trabalho de Fernanda Eugênio e João Fiadeiro essa pesquisa foi feita: Juntando os escritos de Eugênio (5 textos na bibliografia), uma entrevista com Fiadeiro e um textos dos dois em conjunto.

3) É possível perceber uma presença forte dos âmbitos da coreografia, dança performatividade e corporeidades de forma ampla. 27 livros que apresentam a palavra corpo, coreografia ou dança.

4) apresenta textos em português, inglês e francês.

5) 4 teses de doutorado, 3 dissertações de mestrado, artigos  26 artigos e 30 livros


Aspectos que considero relevante.


1)Deixo explicito meu ensejo de trabalhar a partir de uma aproximação dos modos de composição e os modos de vida apresentados no trabalho supracitado

2)A hipótese de trabalhar com os objetos em suas múltiplas formas é de suma importância para o entendimento do meu objeto de pesquisa.

3)A partir de uma perspectiva dissociada entre sujeito/objeto utilizar  a ferramenta (re-parar), parar antes de agir, pode ser uma pista importante do método de composição que investigo através das sonoridades.

4) A entrevista de João Fiadeiro será de suma importância visto que ele é diretor de from afar was an island/ from up close, a stone (2018). espetáculo que me interessa sua composição através do aspecto da escuta.



OBICI, Giuliano Lamberti. Gambiarra e experimentalismo sonoro. 2014. Tese (Doutorado em Musicologia) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. doi:10.11606/T.27.2014.tde-30102014-153449. Acesso em: 2020-09-06.


Palavras chave:

Gambiarra, experimentalismo, arte sonora, arte mídia, design, música experimental


Problema:

Como delinear o experimentalismo da gambiarra enquanto modus operandi especificamente na música?


Organização das partes e metodologia:


Capítulo 1: Genealogia da Gambiarra 

Apresentação conceitual dos elementos de uma gambiarra: improviso, reajuste utilitário, subversão do design, desobediência tecnológica, para além do uso, instabilidade, engenharia reversa.

1.2 - contexto global: uma apresentação de como esses conceitos se apresentam no mundo.

1.2 - contexto local: algumas considerações sobre o “jeitinho brasileiro”, “malandragem”, “bricolagem” e “carnavalização” termos que designam a forma brasileira de lidar com o tema.


Metodologia:análise bibliográfica conceitual e contextual 


Capítulo 2: Arte e Gambiarra

Apresentação da gambiarra como um modus operandi artístico específico, um estilo.

2.1 -  gambiarra na arte em geral

2.2 - gambiarra no som


Metodologia: análise bibliográfica/ contextual


Capítulo 3: Artistas do Sonoro

Apresentação de 11 artistas que utilizam da gambiarra para utilizar.


Metodologia: análise bibliográfica


Análise da bibliografia:


1)Essa tese trabalha com bibliografias de forma ampla, são utilizados catálogos, livros, revistas e podcasts.

2)Filosoficamente o trabalho está embasado principalmente em Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault, Umberto Eco e Michel Certeau. 

3)Apresenta uma influencia forte dos pensadores da música e das sonoridades experimentais do século XX, concluo isso por conta da presença de John Cage, Pierre Schaeffer, Kim Cascone e François Bayle, na bibliografia desta tese

4) O trabalho não tem leitura específica sobre metodologia que consegui encontrar.

5) ele apresenta 4 dissertações, 3 teses, 13 artigos, 200 livros e 20 de outros formatos 


Aspectos que considero relevante.


1)Essa deformação da fronteira entre música e ruído por conta da instabilidade do objeto me interessa enquanto possível ferramenta para o pensamento das sonoridades da cena.

2)O conceito de “além do uso”, apresentado no primeiro capítulo, é base fundante do pensamento dos espetáculos que percebo relevantes à minha pesquisa.

3) Análise de catálogos será de suma importância para meu projeto, acredito ser uma boa pista de forma de pesquisar os materiais que estudo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercício I - Estudo de Textos Acadêmicos - Fernanda Pimenta

AUTOAPRESENTAÇÃO - Meimei Bastos

ENTREVISTA com Maku Fanchulini e Pepa Plana - por Fernanda Pimenta