Análise de tese 1 | GIUSTINA, Fabiana Marroni Della. Coisazul: uma pesquisa sobre dança, pessoas e objetos. 219 p. Tese (Doutorado - Doutorado em Arte), Universidade de Brasília, 2019. |
Acesso | https://repositorio.unb.br/handle/10482/35943 10/09/2020 |
Orientadora | Matsumoto, Roberta Kumasaka |
Palavras Chave | 1.Dança; 2. Coreografia improvisada coletivamente; 3. Objetos; 4. Interatividades; 4 Coisas. |
Questão Chave | De que forma os objetos participam da composição de uma coreografia improvisada coletivamente? Ou seja, como os objetos possibilitam esse processo inventivo quando considerados como coisa. |
Objetivo | Mapear e apresentar os processos, relações e subjetividades presentes nas coreografias improvisadas do coletivo Coisazul. |
A. Forma de organização e distribuição das partes |
Divisão dos capítulos 1. O primeiro capítulo, Sobre, tornar-se e(m) dança, traz o percurso histórico da pesquisadora, contextualiza o seu lugar de fala, assim como apresenta o contexto criativo e institucional da pesquisa. 2. No segundo capítulo ela apresenta as Epistemologias Dançadas, a metodologia escolhida para construir o conhecimento do objeto é também construir o conhecimento em dança juntamente com o escopo teórico metodológico. A teoria é dançada e experimentada, acoplada. 3.o terceiro capitulo, Das Autopoiesis Cartografadas, compõem, conta a trajetória, práticas e analises de Coisazul pela perspectiva da teoria da organização autopoiética da célula de Humberto Maturana e Francisco Varela. |
Figuras | 60 |
Escolhas de Formatação | 1. Capa sem palavras e com uma foto inteira de um pufe azul reclinado em uma árvore. 2.Formatação do texto mescla as cores azul e preta, tento entre o lado esquerdo e direito da folha, quanto mesclando vários tons de azul em um mesmo parágrafo ou ainda ressaltando em azul partes de um texto que está basicamente em preto. 3. O capítulo 3 está redigido em tons de azul, exceção para o termo “zona de contágio” que se destaca em amarelo. 4. Uso de QR code para compor vídeos do trabalho dela, ou de referências de outros trabalhos, dentro do texto. 5. Uso de foto sequência do processo criativo para análise. 6. Documentação se dá em fotos de diário de bordo, fotos de apresentações e intervenções, em sua maioria com uma reflexão/descrição escrita em itálico e em indicando uma outra fonte de materialidade para transmitir as impressões pessoais sobre o acontecimento poético. |
B. Metodologia |
Metodologia | - A partir da cartografia a pesquisadora mapeou, descreveu, criou e analisou experiências composicionais e pedagógicas.
- Discutiu e criou processos de criação de sua pesquisa a partir do conceito de autopoiesis, de Varela e Maturana. |
Recursos | Diário de bordo, Imagens, vídeos do processo Coisazul, videos de outros processos, QR code, canal Youtube da pesquisa. |
Resultado | - Desenvolvimento de uma metodologia denominada Epistemologias dançadas
- Desenvolvimento de uma formatação sensorial da pesquisa.
- Compreensão de um processo inventivo, um sistema célula híbrido entre pessoas e não pessoas (puffs).
- Hoje o coletivo Coisaazul, que nasceu com a pesquisa, tem vida própria.
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C. Análise Bibliográfica |
Bibliografia 1ª | André Lepecki (conceito composição com coisas); Virgínia Kastrup (inventividades); Humberto Maturana e Francisco Varela ( autopoiésis) |
Bibliografia 2ª | Bertazzo, Bondia, Damasio, Dawey. |
Tipo de referências | Livros (34) Artigos (12) Capítulos (8) Tese (2) Dissertação. TOTAL 58 Vídeos (?), Músicas (?) Canal Youtube com videos da pesquisa (?) - Referências em inglês (2)
- Por palavras chaves: Dança (11); 2. Coreografia improvisada coletivamente (8); 3. Objetos(1); 4. Interatividades(4); 5 Coisas(3).
Não há lista de referências de músicas e vídeos. As referências são dadas ao longo da pesquisa. |
Ano de publicação | 1976 (1); 1985- 95(5); 1995-2005 (13); 2005- 2014 (29); 2015- 2019(8) |
D. Aspectos que considero relevantes |
1. As referências bibliográficas dialogam de formas múltiplas com o trabalho, e em diálogo constante com o processo criativo, num processo de composição teórico-artístico muito interessante. 2. Tese contada em 1ª pessoa do plural e em 1a do singular: “Uma tese com várias vozes, em alguns momentos escrita no singular e outros no plural, reflexo das várias redes que compõem o pensamento reflexivo entre o eu e o outro.”p. 18 3. Riqueza em formatação nos faz experienciar a metodologia de forma orgânica e interativa. |
Análise de tese 2 | MERLINO, Maria Lucia. Metáforas do corpo em transformação: experiência, percepção, postura e as relações com o Rolfing-Integração Estrutural. 244 p. Tese (Doutorado - Artes da Cena), Universidade Estadual de Campinas, 2014. |
Acesso | http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/285308/1/Merlino_MariaLuciaMoreira_D.pdf 10/09/2020 |
Orientador | Cassiano Sydow Quilici |
Palavras Chave | 1.Postura humana. 2.Educação Somática. 3. Rolfing |
Questão Chave | Poderia o Rolfing proporcionar uma experiência singular, no sentido de que é uma que pode se desenvolver, a partir dessa prática um processo que é análogo ao da criação artística? |
Objetivos | - Investigar as relações entre experiência, imaginário, consciência corporal, metáfora e criação artística. - Categorizar metáforas corporais que emergem destes processos agenciados por abordagens somáticas, que podem fazer ressonância com aspectos estéticos, criativos, emocionais e éticos do sujeito. |
A. Forma de organização e distribuição das partes
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Introdução: Apresenta o percurso da autora e a técnica Rolfing. 1) ROLFING-INTEGRAÇÃO ESTRUTURAL: Aprofunda o memorial da autora, assim como o contexto e aplicações do método Rolfing. 2) EXPERIÊNCIA, PERCEPÇÃO, OUTROS SENTIDOS : Trata dos conceitos de experiência e percepção a partir da neurociência, da biologia e da filosofia. 3) A ARQUITETURA DA MEMÓRIA: Trabalha com as categorias de memória tal como organizadas por Fuch e propondo um aprofundamento do conceito de memoria corporal. 4) O CORPO FENOMENOLÓGICO DE HUBERT GODARD: A partir de entrevistas com Godard, desenvolve conceitos de práticas Rolfing aplicadas nas práticas em dança. 5)METÁFORAS: DE COMO A POESIA ORGANIZA NOSSA EXISTÊNCIA: Mapeamento de 3 categorias de Metáforas. 6) PROCESSOS E VINHETAS: Análise de processos Rolfing a partir de três estudos de caso. |
Figuras | Não há índice de figuras. |
Há uso de imagens nos estudos de caso, que aparecem em miniatura na margem direita do texto. |
Metodologia
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Metodologia | Análise bibliográfica e contextual; escritas de si; entrevistas; criação de categorias metafóricas para analisar os processos da pesquisa; análise de estudo de caso. |
Recursos | Bibliografia, imágens, diário de anamneses de sua prática como terapeuta corporal, descrições de processos terapêuticos, entrevistas, vídeos. |
Resultado | A metáfora pode emergir como expressão de transformação, um mecanismo de apropriação de mudanças corporais, dando luz a processos de auto entendimento. |
Análise Bibliográfica
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Bibliografia 1ª | Ida Rolfing, Humbert Godard, Fuch, |
Bibliografia 2ª | Varela, Dewey, Berthoz, |
Tipo de referências | Livros (59) Artigos (14) Capítulos (8) Tese (2) Dissertação (3) TCC (1) Vídeos (3), Entrevistas (4) = TOTAL 79 Referências em inglês (34), em francês (3) Por palavras chaves: Postura (3), Somática (0), Rolfing (14)
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Ano de publicação | 1950-59 (1); 1960-69 (1); 1970 -79 (4); 1980-89 (6); 1990-99 (19); 2000- 2009 (34); 2010-15(15) |
Aspectos que considero relevantes
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1) As categorias de memória, assim como a criação de categorias metafóricas, aplicadas às práticas somáticas são muito interessantes enquanto forma de se estudar a subjetividade. 2) A descrição e o estudo de caso foram muito bem integrados com a análise bibliográfica. 3) As discussões teóricas são interessantes, porém por vezes elas se distanciaram do objeto de estudo, ou não foram tão aprofundadas. |
ANÁLISE DE TESE 3 | ALMEIDA, Karina C. Entre-territórios: a dança como catalisadora de diferentes noções de composição. 241 p. Tese (Doutorado - Artes da Cena), Universidade Estadual de Campinas, 2016. |
Acesso | http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/322251 12/08/2020 |
Orientador | Matteo Bonfitto Junior |
Palavras Chave | Composição (Arte); Dança contemporânea; Coreografia; Processo criativo. |
Questão Chave | Como a dança tem atuado como catalisadora de noções composicionais provenientes de outras formas de arte? |
Objetivos | A partir de análise de obras artisticas entre os anos de 1952 até 1916, principlamente no contexto americano e europeu, observar como algumas noções composicionais vem sendo apropriadas e transformadas entre idas e vindas de múltiplas referências poéticas, deixando traços performativos que ressoam na cena atual da dança contemporâne |
Forma de organização e distribuição das partes
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Introdução: Consideraçoes sobre a noçaão de composiçaão coreográfica. Capítulo 1: Abstração na dança: Conexões entre Kandinsky, Laban, Palucca e Schlemmer Capítulo 2: Composição e montagem: sentidos veiculados pelos corpos em movimento Capítulo 3: Operações do acaso, partitura e silêncio Capítulo 4: Virada coreográfica: iniciativas de vanguarda nos anos de 1950 e 1960 |
Capa | Formal com título bilíngue |
Figuras | 66 fontes estrangeiras, 13 fontes Brasileiras |
Metodologia
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Metodologia | - Análise histórica, a partir levantamento bibliográfico e de audiovisual, sobretudo em arquivos europeus e americanos. - Análise de material inter-artístico que observa como a correspondências entre as artes vêm historicamente acontecendo na dança. |
Resultado | - Identifica trânsito/variação de abordagens dos trabalhos estudados na pesquisa. Como por ex. “pensamento por imagem” e “pensamento conceitual” em Eisenstein; ou as estruturas matemáticas e sua relaçao com qualidades expressivas no trabalho de De Keersmaeker. - Identifica como algumas estratégias/procedimentos de composição, se modificam entre a virada so século XX até nossos dias. |
Análise Bibliográfica
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Bibliografia 1ª | John CAGE; Valerie Preston-Dunlop; Sergei EISENSTEIN; Yvone REINER |
Bibliografia 2ª | Sally Banes, Matteo Bonfitto,Harold Bloom |
Tipo de referências | Livros (88) Artigos (19) Capítulos (2) Tese (1) Dissertação (2) Filmografia (15) = TOTAL: 127 Referências em inglês (88), em espanhol (1) Por palavras chaves: composição (2); Dança contemporânea (6); Coreografia(12); Processo criativo (2).
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Ano de publicação | 1960-69 (12); 1970-79 (9); 1980-89 (8); 1990-99 (19); 2000-2009 (34); 2010-16 (26) |
Aspectos que considero relevantes
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- Oferece rico acervo imagético e bibliográfico, e renova a história da coreografia na perspectiva de um olhar contemporâneo. |
Comentários:
O exercício de mapeamento bibliográfico de forma rápida e sucinta permite um aproveitamento melhor das fontes. Um método produtivo para uma primeira leitura de tese, ou para iniciar uma resenha, ou até mesmo um fichamento de um texto.
Apesar de não trazer aqui uma análise comparativa entre as três pesquisas, ela naturalmente aconteceu, e foi reveladora. Uma metodologia iluminando a metodologia das outras.
A partir do exercício sinto que meu olhar percorre novos caminhos de aproximação nos textos que estou lendo.
P.S: As tabelas ao serem transferidas para o blog foram ligeiramente desformadas. Infelizmente não consegui corrigir.
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