Exercício I: ESTUDO DE TEXTOS ACADÊMICOS - Ingreth da Silva Adriano

EXERCÍCIO I- ESTUDO DE TEXTOS ACADÊMICO

 Dissertação I

VON-SOHSTEN, Arlene Oliveira. A mediação como (dilatação da) experiência estética: uma análise do projeto mediato. 2016. [187] f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

A- forma de organização e distribuição das partes:

A dissertação está dividida em 2 capítulos .

O primeiro capítulo fala sobre o Projeto Mediato, as parcerias com a educação formal, o desenvolvimento de um caderno de mediação e faz reflexões literárias sobre a pedagogia do espectador.

O segundo capítulo busca reconhecer – com base em práticas pedagógicas estéticas – quais sãos os momentos de ruptura na mediação, isto é, quando ela atua como cenas de dissenso. Objetiva apontar de que forma a mediação se distancia dos seus propósitos impossibilitando a experiência e a dilatação o registro audiovisual do projeto “Mediato Formação de Espectadores” realizado em 2014, com quatro escolas públicas de Ensino Médio do Distrito Federal; assim como entrevistas semiestruturadas, realizadas em 2015 com estudantes e professores (as) participantes.

B- metodologia:

A metodologia é pautada na análise etnográfica, com a voz do sujeito da pesquisa e contribuições da Etnocenologia. Trata-se de uma trajetória que passa por: vivência; apetência; competência; objeto; e projeto. 

O trabalho é pautado na revisão de literatura e o registro audiovisual do projeto “Mediato Formação de Espectadores” realizado em 2014, com quatro escolas públicas de Ensino Médio do Distrito Federal; assim como entrevistas semiestruturadas, realizadas em 2015 com estudantes e professores (as) participantes.

C- Análise da bibliografia: Fazem parte do enquadramento conceitual a experiência do olhar em Georges Didi-Huberman, a experiência de Jorge Larrosa Bondía, as noções de estética e política em Jacques Rancière, o conceito de narrador desenvolvido por Walter Benjamin, a ideia de mediação de Flavio Desgranges, a aisthesis de Beatriz Medeiros e a aprendizagem inventiva de Virgínia Kastrup. Além destes, Jorge das Graças Veloso, Maria Lúcia Pupo, Biange Cabral, Clarice Lispector, Roland Barthes, dentre outros, compõem o escopo teórico do trabalho.

Livros 38

Tese 1

Dissertação 1

Documentários 3

Revista 09

Bibliografia complementar do treinamento do Projeto

07 livros

5 revistas

D – Aspectos relevantes: A dissertação descreve minuciosamente todos os passos dados pelo Projeto Mediato, incluindo pesquisas, treinamentos com os mediadores e ação desenvolvida na comunidade.

Fonte: https://repositorio.unb.br/handle/

 

Dissertação II

RIBEIRO, Ricardo Cruccioli. Identidade, alteridade e adolescência: estudos e reflexões a partir da escrita dramatúrgica no contexto da escola de ensino médio. 2016. 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

 

A- forma de organização e distribuição das partes:

A dissertação é divida em duas partes. Na primeira observa-se a utilização da memória como ponto de partida para a pesquisa. O autor utiliza a pesquisa bibliográfica para refletir sobre a adolescência no contexto atual, alteridades e a sociedade pós-moderna a partir da intensificação da globalização de dados e o desejo de uma escola significativa para o adolescente. A primeira parte está dividida em 3 subtemas: 1) Identidade, 2)Adolescente e 3) Escola e escrita dramatúrgica.

 Na segunda parte o autor relata os resultados da pesquisa realizada no âmbito da oficina de teatro do projeto Leve Supra Cena, ministrada a 17 alunos do ensino médio de 03 escolas públicas do Distrito Federal.

B- metodologia

A metodologia aplicada consiste na revisão de literatura e análise bibliográfica referentes às noções de adolescência e sociedade pós moderna.  Utiliza-se também a pesquisa qualitativa, calcada metodologicamente na pesquisa-ação e se pauta na articulação entre teoria e prática para a produção de novas informações. O autor utiliza como lócus de pesquisa uma oficina teatral, pontuando o que foi significativo a respeito de seu objeto de estudo Os dados foram gerados, principalmente, a partir da observação, registro e análise da escrita dramatúrgica oriunda da pesquisa e construção de personagens teatrais para o espetáculo Dispa-se: o produto final da 2ª etapa da oficina ministrada aos alunos.

c- Análise da bibliografia:  

68 Livros

7 Revistas

4 Teses

4 Legislações

9 Artigos

D – Aspectos relevantes: A dissertação do autor faz parte do Programa de Pós Graduação Profartes, logo o foco da pesquisa é voltado para o cotidiano escolar. A dissertação busca refletir o ambiente escolar e como o fazer teatral pode ser significante na construção da adolescência.  

 Fonte: https://repositorio.unb.br/handle/

Dissertação III

SOUZA, Valdeci Moreira. Espaço Semente: o teatro comunitário como agente transformador na periferia. 2018. 172 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

 A- forma de organização e distribuição das partes:

 A dissertação está dividida em duas partes.  A primeira parte desse trabalho traz reflexões, a partir de um olhar teórico do teatro de comunidade, sobre o trabalho da Semente Companhia de Teatro e sobre como montagem cênica de Macunaíma, o herói do povo brasileiro, influenciou positivamente a vida de seus participantes. A segunda parte compreende o Caderno de Encenação, o registro da montagem do espetáculo que se iniciou no ano de 2016 e estreou no final de 2017, no qual é relatado como ocorreu a construção de Macunaíma em seus vários detalhes, como maquiagem, dramaturgia e iluminação. Ressaltando o caráter de teatro de comunidade, esse trabalho levanta questões sobre o potencial transformador do teatro de periferia. O autor descreve com profundidade os jogos utilizados, esboços do figurino, oficinas criadas e projeto de identidade visual.

B- metodologia: A metodologia adotada contempla a revisão de literaturas, análise bibliográfica e pesquisa de campo em que o autor relata experiências voltadas para o Espaço Cultural. Foi realizada uma oficina no espaço cultural semente afim de conceber a encenação teatral. O Caderno de Encenação de Macunaíma conta como cada detalhe do espetáculo foi concebido e desenvolvido, pondo em evidência o seu aspecto enquanto um processo de grupo e o potencial do teatro comunitário engajado e crítico frente às opressões e às dificuldades enfrentadas pelos cidadãos da periferia em suas vidas.

C- Análise da bibliografia: O autor faz reflexões sobre cidadania utilizando legislações, (DOMINGUES, 1994), Silva (2015), Milton Santos (2013), (COUTINHO, 2012) e Paula e Paula (2011). O intuito é revisar a história das favelas, da construção da ideia de teatro em comunidade e  do Teatro de Grupo.

Livros: 10

Artigos: 12

Site: 7

D – Aspectos relevantes: O autor detalha o processo de criação da peça teatral “Macunaíma” abordando aspectos da dramaturgia, iluminação, cenário e figurino. Ao todo compõem o trabalho 79 figuras.

Fonte: https://repositorio.unb.br/handle/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercício I - Estudo de Textos Acadêmicos - Fernanda Pimenta

AUTOAPRESENTAÇÃO - Meimei Bastos

ENTREVISTA com Maku Fanchulini e Pepa Plana - por Fernanda Pimenta