Exercício I: ESTUDO DE TEXTOS ACADÊMICOS - Ingreth da Silva Adriano
EXERCÍCIO I- ESTUDO DE TEXTOS ACADÊMICO
VON-SOHSTEN, Arlene Oliveira. A mediação como
(dilatação da) experiência estética: uma análise do projeto mediato. 2016.
[187] f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília,
Brasília, 2016.
A- forma de organização e distribuição das partes:
A dissertação está dividida em 2 capítulos .
O primeiro capítulo fala sobre o Projeto Mediato,
as parcerias com a educação formal, o desenvolvimento de um caderno de mediação
e faz reflexões literárias sobre a pedagogia do espectador.
O segundo capítulo busca reconhecer
– com base em práticas pedagógicas estéticas – quais sãos os momentos de
ruptura na mediação, isto é, quando ela atua como cenas de dissenso. Objetiva apontar
de que forma a mediação se distancia dos seus propósitos impossibilitando a
experiência e a dilatação o registro audiovisual do projeto “Mediato Formação
de Espectadores” realizado em 2014, com quatro escolas públicas de Ensino Médio
do Distrito Federal; assim como entrevistas semiestruturadas, realizadas em
2015 com estudantes e professores (as) participantes.
B- metodologia:
A metodologia é pautada na
análise etnográfica, com a voz do sujeito da pesquisa e contribuições da
Etnocenologia. Trata-se de uma trajetória que passa por: vivência; apetência;
competência; objeto; e projeto.
O trabalho é pautado na
revisão de literatura e o registro audiovisual do projeto “Mediato Formação de
Espectadores” realizado em 2014, com quatro escolas públicas de Ensino Médio do
Distrito Federal; assim como entrevistas semiestruturadas, realizadas em 2015
com estudantes e professores (as) participantes.
C- Análise da bibliografia: Fazem
parte do enquadramento conceitual a experiência do olhar em Georges
Didi-Huberman, a experiência de Jorge Larrosa Bondía, as noções de estética e
política em Jacques Rancière, o conceito de narrador desenvolvido por Walter
Benjamin, a ideia de mediação de Flavio Desgranges, a aisthesis de Beatriz
Medeiros e a aprendizagem inventiva de Virgínia Kastrup. Além destes, Jorge das
Graças Veloso, Maria Lúcia Pupo, Biange Cabral, Clarice Lispector, Roland
Barthes, dentre outros, compõem o escopo teórico do trabalho.
Livros 38
Tese 1
Dissertação 1
Documentários 3
Revista 09
Bibliografia complementar
do treinamento do Projeto
07 livros
5 revistas
D – Aspectos relevantes: A dissertação descreve minuciosamente
todos os passos dados pelo Projeto Mediato, incluindo pesquisas, treinamentos
com os mediadores e ação desenvolvida na comunidade.
Fonte: https://repositorio.unb.br/handle/
Dissertação II
RIBEIRO, Ricardo Cruccioli. Identidade, alteridade
e adolescência: estudos e reflexões a partir da escrita dramatúrgica no
contexto da escola de ensino médio. 2016. 138 f., il. Dissertação (Mestrado em
Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
A- forma de organização e distribuição das partes:
A dissertação é divida em duas partes. Na primeira
observa-se a utilização da memória como ponto de partida para a pesquisa. O
autor utiliza a pesquisa bibliográfica para refletir sobre a adolescência no
contexto atual, alteridades e a sociedade pós-moderna a partir da
intensificação da globalização de dados e o desejo de uma escola significativa
para o adolescente. A primeira parte está dividida em 3 subtemas: 1) Identidade,
2)Adolescente e 3) Escola e escrita dramatúrgica.
Na segunda
parte o autor relata os resultados da pesquisa realizada no
âmbito da oficina de teatro do projeto Leve Supra Cena, ministrada a 17 alunos
do ensino médio de 03 escolas públicas do Distrito Federal.
B- metodologia
A metodologia aplicada consiste na revisão de
literatura e análise bibliográfica referentes às noções de adolescência e
sociedade pós moderna. Utiliza-se também
a pesquisa
qualitativa, calcada metodologicamente na pesquisa-ação e se pauta na
articulação entre teoria e prática para a produção de novas informações. O autor utiliza
como lócus de pesquisa uma oficina teatral, pontuando o que foi
significativo a respeito de seu objeto de estudo Os dados foram gerados,
principalmente, a partir da observação, registro e análise da escrita
dramatúrgica oriunda da pesquisa e construção de personagens teatrais para o
espetáculo Dispa-se: o produto final da 2ª etapa da oficina ministrada aos
alunos.
c- Análise da bibliografia:
68 Livros
7 Revistas
4 Teses
4 Legislações
9 Artigos
D – Aspectos relevantes: A dissertação do autor
faz parte do Programa de Pós Graduação Profartes, logo o foco da pesquisa é
voltado para o cotidiano escolar. A dissertação busca refletir o ambiente
escolar e como o fazer teatral pode ser significante na construção da adolescência.
Dissertação III
SOUZA, Valdeci Moreira. Espaço Semente: o teatro
comunitário como agente transformador na periferia. 2018. 172 f., il.
Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília,
2018.
A- forma de
organização e distribuição das partes:
A dissertação
está dividida em duas partes. A primeira parte desse trabalho traz
reflexões, a partir de um olhar teórico do teatro de comunidade, sobre o
trabalho da Semente Companhia de Teatro e sobre como montagem cênica de
Macunaíma, o herói do povo brasileiro, influenciou positivamente a vida de seus
participantes. A segunda parte compreende o Caderno de Encenação, o registro da
montagem do espetáculo que se iniciou no ano de 2016 e estreou no final de
2017, no qual é relatado como ocorreu a construção de Macunaíma em seus vários
detalhes, como maquiagem, dramaturgia e iluminação. Ressaltando o caráter de
teatro de comunidade, esse trabalho levanta questões sobre o potencial
transformador do teatro de periferia. O autor descreve com profundidade
os jogos utilizados, esboços do figurino, oficinas criadas e projeto de
identidade visual.
B- metodologia: A metodologia adotada contempla a
revisão de literaturas, análise bibliográfica e pesquisa de campo em que
o autor relata experiências voltadas para o Espaço Cultural. Foi realizada uma
oficina no espaço cultural semente afim de conceber a encenação teatral. O
Caderno de Encenação de Macunaíma conta como cada detalhe do espetáculo foi
concebido e desenvolvido, pondo em evidência o seu aspecto enquanto um processo
de grupo e o potencial do teatro comunitário engajado e crítico frente às
opressões e às dificuldades enfrentadas pelos cidadãos da periferia em suas
vidas.
C- Análise da bibliografia: O autor faz reflexões
sobre cidadania utilizando legislações, (DOMINGUES, 1994), Silva
(2015), Milton Santos (2013), (COUTINHO, 2012) e Paula e Paula (2011). O
intuito é revisar a história das favelas, da construção da ideia de teatro em
comunidade e do Teatro de Grupo.
Livros: 10
Artigos: 12
Site: 7
D – Aspectos relevantes: O autor detalha o
processo de criação da peça teatral “Macunaíma” abordando aspectos da
dramaturgia, iluminação, cenário e figurino. Ao todo compõem o trabalho 79
figuras.
Fonte: https://repositorio.unb.br/handle/
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