Exercício análise de dissertação 3 - Magno Assis

 

 

Exercício análise de dissertação 3

Magno Geraldo Ribeiro de Assis

 

 

 A PRÁTICA DA DERIVA

COMO DISPOSITIVO DE CRIAÇÃO PARA AS ARTES DA CENA

 

CARLOS ROBERTO CAVALCANTE DE RESENDE

Dissertação apresentada ao Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas como parte dos requisitos exigidos para a obtenção do título de Mestre em Artes da Cena, na área de concentração em Teatro, Dança e Performance.  199 pg.

ORIENTADOR: PROF.DR. RENATO FERRACINI

CAMPINAS

2017

 

Palavras-chave

Deriva; Artes da Cena; Cartografia; Espaço Público.

Problematização

Trata-se de uma investigação qualitativa com o objetivo de cartografar o uso desta prática de deslocamento pelo espaço urbano inserido no contexto do campo criativo das Artes da Cena

Hipótese

Cartograficamente, seguindo um Programa performativo de escrita, feita em terceira pessoa e no tempo presente, busca-se tatear, reconhecer e problematizar os possíveis desdobramentos dessa prática aos territórios estruturais do campo da Cena, como a noção de dramaturgia, de encenação, de plateia e do próprio fazer do Artista da Cena.

Objetivo geral

Com o objetivo desta construção cartográfica, ele estabelece as seguintes ações nesta pesquisa: Ele faz um levantamento bibliográfico a respeito desta prática: Jacques; Fabião, Rolnik, Deleuze, Lopes Galvão, Debord, Leonilson38, Drummond, Rabelo, Quilicci, Constant

Metodologia

A cartografia é a metodologia escolhida para ajudá-lo a acompanhar o que se faz como pesquisa. Tenta-se cartografar o encontro desta prática experimental de deslocamento pelo espaço urbano, a deriva, inserida no contexto do campo criativo das Artes da Cena, buscando tatear, reconhecer e problematizar seus possíveis desdobramentos aos territórios estruturais do campo da Cena, como a noção de dramaturgia, de encenação, do trabalho do ator/performer, de plateia e a partir de sua relação com ela.

Bibliografia

A bibiografia apresenta decisões argumentativas do autor para a prática da deriva e investigativa  para pratica dramatúrgica, evidencia-se que o autor assume uma dimensão específica em relação ao referencial teórico histórico-cultural, com foco na Teoria da deriva proposta por Guy Debord durante o movimento situacionista a partir da década de 50.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercício I - Estudo de Textos Acadêmicos - Fernanda Pimenta

AUTOAPRESENTAÇÃO - Meimei Bastos

ENTREVISTA com Maku Fanchulini e Pepa Plana - por Fernanda Pimenta