EXERCÍCIO 1 - Estudo de Textos Acadêmicos - Pedro Ribeiro

 

Pedro Ribeiro Sousa - 200085468
 
EXERCÍCIO 1

 
DISSERTAÇÃO 01
 
SOUZA, Valdeci Moreira de. Espaço Semente: o teatro comunitário como agente transformador na periferia. 2018. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Teatro do Departamento de Artes Cênicas – Universidade de Brasília. Brasília, 2018.
 
ROTEIRO 
 
1.      FORMA DE ORGANIZAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO DAS PARTES
 
O trabalho é dividido em duas partes: a primeira evidencia algumas reflexões sobre aspectos que levam uma região a ser classificada como periférica, sobre o teatro feito em comunidade, sobre o Espaço Semente (espaço cultural criado em 2007 na Região Administrativa do Gama – DF) e suas práticas, sobre aspectos pedagógicos presentes na obra literária Macunaíma, de Mário de Andrade e, ainda, algumas características de uma montagem teatral feita pelo coletivo Semente a partir dessa mesma obra (Macunaíma). A segunda parte descreve todo o processo de construção da encenação desse espetáculo criado pelo coletivo, as diversas oficinas que foram aplicadas (pintura corporal, voz e canto, maquiagem, percussão etc.) e o trabalho é finalizado com a apresentação dos colaboradores para a construção do espetáculo.
 
2.      METODOLOGIA

Pesquisa bibliográfica

Ø  Foram utilizados na pesquisa livros, artigos e periódicos. Existem fontes primárias e secundárias, no entanto prevalece o uso das secundárias e os materiais citados na dissertação descrevem aspectos sobre:
§  Dados geográficos sobre cidade do Gama – DF;
§  Conceitos relacionados à prática do teatro feito em comunidade;
§  Reflexões acerca do que vem a ser periferia;
§  A dinâmica cultural de uma região periférica;
§  Aspectos sobre cidadania;

Pesquisa qualitativa

Ø  Foram aplicados, em momentos diferentes do processo de criação do espetáculo Macunaíma para os intérpretes da peça, questionários que tinham como objetivo avaliar as seguintes questões:
§  Qual foi o impacto de Macunaíma na vida das atrizes e atores do espetáculo?
§  Qual é a importância do Espaço Semente para a comunidade do Gama?
§  Qual é a importância do Teatro aplicado no Espaço Semente para a comunidade do Gama?

Seminários de Pesquisa dentro do coletivo Semente

Ø  Os seminários de pesquisa foram apresentados pelo Diretor do espetáculo, pelos atores e por outros integrantes da equipe de criação do espetáculo;
Ø  Os seminários abordaram os seguintes temas:
    §  Vida e obra de Mário de Andrade;
    §  Antropofagia;
    §  Tropicalismo;
    §  Movimento mangue beat;
    §  O povo brasileiro de Darcy Ribeiro;
    §  Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda;

Oficinas diversas aplicadas ao coletivo por colaboradores convidados

Ø  Foram aplicadas oficinas de view points, música e canto, cultura popular, pintura corporal, percussão, rituais e preceitos da religião majoritariamente indígena com influências africanas (Jurema), dança popular, maquiagem e adereço;
 
3.      ASPECTOS QUE CONSIDERAR RELEVANTES
 
Ø  As palavras-chave utilizadas foram: Teatro em comunidade, Teatro do Oprimido e Teatro em periferia
Ø  A minha pesquisa, assim como esta, pretende buscar informações sobre o teatro feito em comunidade, sobre aspectos da cultura produzida na periferia e, ainda, sobre os parâmetros que determinam o sujeito como “ator” ou “não ator”.
Ø  A pesquisa utiliza como metodologia a aplicação de oficinas e essa também é uma proposta do meu projeto;
Ø  A dissertação analisada possui muitas imagens e isso me ajudou a entender melhor o processo de construção do espetáculo Macunaíma.
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DISSERTAÇÃO 02
 
GARCIA, Silvia Beatriz Paes Lima Rocha. Transições de Impacto: uma análise de construção de espetáculo teatral por meio do teatro-fórum. 2016. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Teatro do Departamento de Artes Cênicas – Universidade de Brasília. Brasília, 2016.
 
ROTEIRO 
 
1.      FORMA DE ORGANIZAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO DAS PARTES
 
O trabalho é dividido em duas partes: a primeira descreve detalhadamente uma oficina de Teatro do Oprimido aplicada para adolescentes do Ensino Médio de duas escolas públicas do DF, a qual resultou em um espetáculo de teatro-fórum chamado Transições de Impacto. A segunda parte analisa as intervenções da plateia neste espetáculo de teatro-fórum, os depoimentos dos atores no decorrer do processo e evidencia algumas reflexões sobre um recorte do arsenal do Teatro do Oprimido (contextos de opressão e relação espetáculo-espectador).
 
2.      METODOLOGIA

Pesquisa bibliográfica

Ø  Foram utilizados na pesquisa livros, artigos, revistas e dissertações. Existem fontes primárias e secundárias, no entanto prevalece o uso das primárias e os materiais citados na dissertação descrevem aspectos sobre:
    §  O Teatro do oprimido enquanto ferramenta de trabalho que provoca transformação pessoal, política e social;
    §  O jovem enquanto criador e protagonista da ação;
    §  Reflexões sobre a escola pública;
    §  Aspectos sobre o ensino de teatro na escola;
    §  A estética do Oprimido – som/ imagem e palavra;
    §  A técnica de teatro-fórum;
    §  Stanislavski, Brecht e Boal;

Registro de depoimentos

Ø  Foram registrados diversos depoimentos das atrizes e atores participantes da oficina/espetáculo ao longo do processo. Estes depoimentos evidenciaram:
    §  As opressões diversas que fizeram/ faziam parte da vida dos jovens;
    §  O que eles sabiam sobre o Teatro do Oprimido;
    §  Como estava sendo/ foi a experiência de vivenciar uma oficina de Teatro-Oprimido e montar um espetáculo de Teatro-Fórum;
    §  Quais eram as sensações de assumir no processo de cena a posição de oprimido e a posição de opressor;
 
Oficina de Teatro do Oprimido para adolescentes de duas escolas públicas do DF

Ø  A oficina durou 3 meses e os encontros aconteciam às quintas-feiras de 14:30 às 18:00, totalizando 26 encontros, considerando o ensaio geral e as quatro apresentações do espetáculo Transições de Impacto;
Ø  Na oficina foram aplicados jogos do Teatro do Oprimido da 1º, 2º, 3º, 4º e 5º categoria, prevalecendo os da 2º.
Ø  Ainda na oficina o grupo leu e conversou sobre as peças “Murro em Ponta de Faca” e “Revolução da América do Sul”, ambas de Boal;
Ø  Foi uma prática do coletivo criar cenas e apresenta-las, bem como improvisar a partir de provocações feitas pela diretora do espetáculo;

Montagem de um espetáculo de Teatro-Fórum

Ø  Partindo da oficina, o grupo montou um espetáculo de Teatro-Fórum que relatava situações diversas de opressões;
Ø  Para montar o espetáculo o coletivo estudou a dramaturgia do Teatro-Fórum e revisitou todos os depoimentos registrados dos participantes;
Ø  O espetáculo foi apresentado nos dias 03,04 e 05/12/2015 no auditório da escola parque da 313/314 Sul – DF;
Ø  Na dissertação é possível encontrar a descrição de algumas intervenções de pessoas da plateia;
 
3.      ASPECTOS QUE CONSIDERAR RELEVANTES
 
Ø  As palavras-chave utilizadas foram: Adolescentes; Protagonismo; Teatro-Fórum; Teatro do Oprimido
Ø  A minha pesquisa, assim como esta, pretende provocar reflexões diversas sobre a metodologia do Teatro do Oprimido, bem como as possibilidades que essa ferramenta de trabalho oferece para a criação de ações concretas e de combate aos ciclos diversos de opressão;
Ø  Uma das minhas metodologias é aplicar para a comunidade da Fercal/DF uma oficina de Teatro do Oprimido e foi interessante perceber como a autora dessa pesquisa sistematizou a sua oficina de T.O;
Ø  A dissertação analisada possui muitas imagens e isso me ajudou a entender melhor o processo de aplicação da oficina, bem como a criação do espetáculo Transições de Impacto;
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DISSERTAÇÃO 03


LOPES, Ana Catarina Colaço dos Santos. O Teatro do Oprimido como instrumento de emancipação social: re(I)novar mentalidades. 2014. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação – Universidade de Lisboa, 2014.
 
ROTEIRO 
 
  1. FORMA DE ORGANIZAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO DAS PARTES
 
A dissertação é dividida em três partes: a primeira apresenta a problemática (educação de adultos e educação não formal e o teatro do oprimido e suas potencialidades), o objeto de estudo (Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa – GTO LX)), o referencial teórico, o qual tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre a evolução dos conceitos referentes a educação de adultos e educação não formal. A segunda parte analisa a Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, e a Metodologia do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal. Descreve aspectos que relacionam os dois materiais. A terceira apresenta elementos da pesquisa empírica, sobretudo acerca das práticas do GTO LX analisadas.
 
  1. METODOLOGIA
 
Pesquisa bibliográfica

Ø  Foram utilizados na pesquisa livros, artigos, teses e por meio de suporte digital vídeos, imagens e revistas. Existem fontes primárias e secundárias, no entanto prevalece o uso das primárias e os materiais citados na dissertação descrevem aspectos sobre:
§  Política de Educação;
§  Política de Educação de Adultos;
§  Aspectos que caracterizam os ensinos: formal, não formal e informal;;
§  Reflexões diversas sobre o Teatro do Oprimido de Augusto Boal;
§  Características e provocações feitas pela Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire;
 
Entrevista

Ø  Foi feita uma entrevista com o Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa – GTO LX (análise de questões relacionadas à prática de trabalho do coletivo, sobre a comunidade onde está inserido, sobre a trajetória do grupo, metodologia etc.)

Observação

Ø  Observação do espetáculo Residência Artística Ami Afro – Juntou jovens representantes de teatro-fórum de vários lugares de Portugal;


  1. ASPECTOS QUE CONSIDERAR RELEVANTES
 
Ø  As palavras-chave utilizadas foram: Educação de Adultos; Educação Não Formal; Teatro do Oprimido; Emancipação Social
Ø  Penso que a reflexão sobre Educação Não Formal (ENF) apresentada nessa pesquisa é interessante para a proposta de trabalho que pretendo executar, visto que esta se dará em uma comunidade de forma sistematizada e organizada, mas não em uma instituição educacional, de fato;
Ø  As reflexões sobre a Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, apresentadas na pesquisa se conectam às ideias do projeto que pretendo executar na comunidade da Fercal – DF;
Ø  A dissertação apresenta de forma muito detalhada e aprofundada as características do Teatro do Oprimido, bem como a trajetória de Augusto Boal. Vale ressaltar que essa descrição irá colaborar para a minha pesquisa, visto que o Teatro do Oprimido é a base da mesma;
 
 
 

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