Exercício 1 - Estudo de textos Acadêmicos
PESQUISA
DISSERTAÇÃO 1 |
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Título |
VIEIRA, Débora Cristina Sales da Cruz. A imaginação na produção
narrativa de crianças: contando, recontando e imaginando histórias.
2015. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de
Brasília, Brasília, 2015. |
Problematização |
Como
podemos perceber a presença de processos imaginativos nas narrativas
produzidas pelas crianças
na Educação Infantil? |
Palavras-chave |
Imaginação.
Infância. Produção narrativa. Epistemologia Qualitativa |
Organização |
Capítulo
I: narrativas infantis e imaginação: o estado da arte Capítulo
II: infância e cultura: tornar-se humano Capítulo
III: narrativa: um tema em quatro enfoques Capítulo
IV: imaginação:
produção exclusivamente humana Capítulo
V: objetivo Capítulo
VI: percursos metodológicos Capítulo
VII: análise e discussão das informações |
OBJETIVOS |
Compreender
a imaginação na produção narrativa de crianças de 5 e 6 anos de uma
instituição pública de Educação Infantil do Distrito Federal. |
Metodologia |
- Epistemologia
qualitativa Oportunizar
a interlocução entre a criança e o pesquisador por meio do diálogo; -
Descobrir e compreender informações relevantes durante o processo empírico. -
promover diálogo entre os participantes no percurso da pesquisa. |
Resultados |
- A pesquisa
amplia a compreensão e imaginação da produção narrativa de crianças de 5 e 6
anos permitindo a analisar: reconto oral, criação e recriação de histórias e
narrativas espontâneas. - Permitiu a compreensão a imaginação como
um complexo processo subjetivo, que articulando emoção e cognição no processo
de criação infantil. |
Análise Bibliográfica |
São 95
referências bibliográficas. -58 livros,
27 artigos (revistas ,anais, periódicos) 05 teses; 03 dissertações; 01
monografia, website 01 BENJAMIN (2012); FLEER(2013;2014) GONZÁLEZ
(2005); SARMENTO (2007;2008); VIGOTSKI
(1997,2001,2008,2009,2010,2012) Tem
Bibliografia primária e secundária; mais priva pela bibliografia primária. Há
cerca de 7 bibliografia estrangeira. |
Aspectos
interessantes |
Dificuldade
de traduzir textualmente aspectos suprassegmentais e não-verbais da produção
narrativa das crianças no corpo da pesquisa e alternativas adotadas para
suprir essas dificuldades - Modo
em que dialoga a temática com os instrumentos acadêmicos (capítulos I, II) |
PESQUISA
DISSERTAÇÃO 2 |
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Título |
LEITE,
Cristina Aparecida. Rodas de Brincar: uma experiência com
atividades lúdico-corporais junto aos professores-formadores das Oficinas
Pedagógicas do DF. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade
de Brasília, Brasília, 2017. |
Problematização |
Em que
medida a oferta de um curso de formação continuada, envolvendo atividades
lúdico-corporais, pode contribuir para ampliação o repertório de brincadeiras
corporais dos participantes, enriquecendo sua prática pedagógica,
de maneira a modificá-la? |
Palavras-chave |
Corporeidade.
Experiência Estética. Ludicidade. Oficinas Pedagógicas. Atividades
lúdico-corporais. |
Organização |
Capítulo
I: Conhecendo as
oficinas pedagógicas do distrito federal e um pouco de sua trajetória na
formação continuada Capítulo
II: cirandando a
experiência Capítulo
III: pensando,
sentindo, agindo: saber-saboreando Capítulo
IV: cantando,
dançando, brincando: sendo |
OBJETIVOS |
Fornecer
espaço de formação continuada de modo significativo ao professor abrindo espaço de troca na rotina do
ensino, aguçando a imaginação e aliando o lado funcional, útil e prosaico da
vida ao lado estético, da fruição e da afetividade. |
Metodologia |
Os
procedimentos metodológicos utilizados foram: oferta do curso: Formação de
formadores: Rodas de Brincar- 60 horas, registro escrito e audiovisual,
depoimentos, análise das informações construídas, pesquisa bibliográfica e
videográfica. |
Resultados |
- Foi uma formação que, trouxe
propostas aplicáveis à sala de aula, (com as devidas adaptações); -
Permitiu os professores executar, participar, e tornar-se “brincante”, termo
bastante utilizado nos encontros. - |
Análise Bibliográfica |
São 116
referências bibliográficas. -68
livros, 11 artigos (revistas, anais e periódicos); 10 dissertações; website
23, outros4 (filmografia, discografia) Mais
Citados: LUCKESI
(1998,2000,2005,2014); (LOUREIRO, 2013, 2014;2016); Tem
Bibliografia primária e secundária; mais priva pela bibliografia primária.
Não há bibliografia estrangeira. |
Aspectos
interessantes |
- São
revisitadas as noções de corporeidade, experiência estética,
ludicidade e atividades lúdico-corporais. - Investigação de caráter interdisciplinar;
dialoga com várias áreas do conhecimento como as Artes, a Educação, a
Psicomotricidade, a Música, a Linguística, a Psicologia, podendo haver
outras. - Nas propostas apresentadas
durante as aulas, as Artes estiveram presentes permeando as atividades, seja
a Música, a Dança, o Teatro, a Contação de Histórias, entre outras/expressão
de todas as Artes ao mesmo tempo. |
PESQUISA
DISSERTAÇÃO 3 |
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Título |
SOUZA, C. W. Educação Infantil e Teatro: um estudo sobre as Linguagens Cênicas
em propostas formativas, educativas e infantis da Rede Municipal de São
Paulo/SP. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação,
Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. |
Problematização |
Investigar as
relações entre Educação Infantil e Teatro a partir das Linguagens Cênicas que
vêm sendo concebidas e construídas em propostas formativas, educativas e
infantis da Rede Municipal de São Paulo/SP. |
Palavras-chave |
Educação Infantil e Teatro.
Linguagens Cênicas. Propostas formativas, educativas e infantis. Programa
Formação SME/SP “Rede em rede: Práticas teatrais”. Protagonismo. |
Organização |
1.Das infâncias
à Pedagogia da Educação Infantil: aproximações e diálogos com as Artes 2. Do Teatro às Linguagens Cênicas: aproximações e diálogos
com a Educação Infantil 3.Caminhos da pesquisa: de uma proposta formativa a
propostas educativas e infantis 4.O Curso
“Percursos de aprendizagens na Educação Infantil: práticas teatrais” e seus
desdobramentos |
OBJETIVOS |
Investigar,
desdobramentos, não rompendo com propostas formativas, e desconsiderando o
protagonismo e as criações de crianças, professoras, gestoras e formadora. |
Metodologia |
Pesquisa de
campo em um Centro de Educação Infantil (CEI) da cidade de São Paulo, com
observação da jornada educativa; 8 entrevistas semiestruturadas com
professoras, coordenadora e supervisora da SME/SP, coleta e análise de
documentos e de outros materiais produzidos |
Resultados |
Contribuição na construção de uma
Pedagogia da Educação Infantil fundamentada nas Artes, construída quando
forem consideradas as propostas educativas e infantis que estão sendo
inventadas pelas professoras e, especialmente, pelas meninas e meninos
pequenos, a partir das Linguagens Cênicas. |
Análise Bibliográfica |
São 102
referências bibliográficas. -59
livros, 28 artigos (revistas, anais e periódicos); 03 dissertações; 04 tese;
04 website, 04 outros (iniciação científica) Mais
Citados: PRADO, (2011,2012,2014,2015); MACHADO(2010,2012;2014);
LOMBARDI (2010,2011,2015); KOUDELA (1984,2013,2015); GOBBI(2004,2007,2011,2013); FERNANDES (2004; 2007;2014); FARIA
(1999;2009) Tem
Bibliografia primária e secundária; mais priva pela bibliografia primária.
Tem cerca de 03 bibliografia estrangeira. |
Aspectos
interessantes |
- Educação Infantil, na interface com
as Ciências Sociais e com as Artes na primeira infância, - Produção
teórica sobre o Teatro propriamente dito – especialmente da Performance e do Teatro pós-dramático. - conceber as
crianças como plenas, inteiras, completas e as Linguagens Cênicas. |
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