Exercício 1 - Estudo de textos Acadêmicos

 

PESQUISA DISSERTAÇÃO 1

Título

VIEIRA, Débora Cristina Sales da Cruz. A imaginação na produção narrativa de crianças: contando, recontando e imaginando histórias. 2015. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

Problematização

Como podemos perceber a presença de processos imaginativos nas narrativas produzidas pelas

crianças na Educação Infantil?

Palavras-chave

Imaginação. Infância. Produção narrativa. Epistemologia Qualitativa

Organização

Capítulo I: narrativas infantis e imaginação: o estado da arte

Capítulo II: infância e cultura: tornar-se humano

Capítulo III: narrativa: um tema em quatro enfoques

Capítulo IV: imaginação: produção exclusivamente humana

Capítulo V: objetivo

Capítulo VI: percursos metodológicos

Capítulo VII: análise e discussão das informações

OBJETIVOS

Compreender a imaginação na produção narrativa de crianças de 5 e 6 anos de uma instituição pública de Educação Infantil do Distrito Federal.

Metodologia

- Epistemologia qualitativa

Oportunizar a interlocução entre a criança e o pesquisador por meio do diálogo;

- Descobrir e compreender informações relevantes durante o processo empírico.

- promover diálogo entre os participantes no percurso da pesquisa.

Resultados

- A pesquisa amplia a compreensão e imaginação da produção narrativa de crianças de 5 e 6 anos permitindo a analisar: reconto oral, criação e recriação de histórias e narrativas espontâneas.

 - Permitiu a compreensão a imaginação como um complexo processo subjetivo, que articulando emoção e cognição no processo de criação infantil.

Análise Bibliográfica

São 95 referências bibliográficas.

-58 livros, 27 artigos (revistas ,anais, periódicos) 05 teses; 03 dissertações; 01 monografia, website 01

 

 BENJAMIN (2012); FLEER(2013;2014) GONZÁLEZ (2005); SARMENTO (2007;2008); VIGOTSKI (1997,2001,2008,2009,2010,2012)

Tem Bibliografia primária e secundária; mais priva pela bibliografia primária. Há cerca de 7 bibliografia estrangeira.

Aspectos interessantes  

Dificuldade de traduzir textualmente aspectos suprassegmentais e não-verbais da produção narrativa das crianças no corpo da pesquisa e alternativas adotadas para suprir essas dificuldades

- Modo em que dialoga a temática com os instrumentos acadêmicos (capítulos I, II)

 

PESQUISA DISSERTAÇÃO 2

Título

LEITE, Cristina Aparecida. Rodas de Brincar: uma experiência com atividades lúdico-corporais junto aos professores-formadores das Oficinas Pedagógicas do DF. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

Problematização

Em que medida a oferta de um curso de formação continuada, envolvendo atividades lúdico-corporais, pode contribuir para ampliação o repertório de brincadeiras corporais dos participantes, enriquecendo sua prática

pedagógica, de maneira a modificá-la?

Palavras-chave

Corporeidade. Experiência Estética. Ludicidade. Oficinas Pedagógicas.

Atividades lúdico-corporais.

Organização

Capítulo I: Conhecendo as oficinas pedagógicas do distrito federal e um pouco de sua trajetória na formação continuada

Capítulo II: cirandando a experiência

Capítulo III: pensando, sentindo, agindo: saber-saboreando

Capítulo IV: cantando, dançando, brincando: sendo

OBJETIVOS

Fornecer espaço de formação continuada de modo significativo ao professor abrindo espaço de troca na rotina do ensino, aguçando a imaginação e aliando o lado funcional, útil e prosaico da vida ao lado estético, da fruição e da afetividade.

Metodologia

Os procedimentos metodológicos utilizados foram: oferta do curso: Formação de formadores: Rodas de Brincar- 60 horas, registro escrito e audiovisual, depoimentos, análise das informações construídas, pesquisa bibliográfica e videográfica.

Resultados

- Foi uma formação que, trouxe propostas aplicáveis à sala de aula, (com as devidas adaptações);

- Permitiu os professores executar, participar, e tornar-se “brincante”, termo bastante utilizado nos encontros.

-

Análise Bibliográfica

São 116 referências bibliográficas.

-68 livros, 11 artigos (revistas, anais e periódicos); 10 dissertações; website 23, outros4 (filmografia, discografia)

Mais Citados:

LUCKESI (1998,2000,2005,2014); (LOUREIRO, 2013, 2014;2016);

Tem Bibliografia primária e secundária; mais priva pela bibliografia primária. Não há bibliografia estrangeira.

Aspectos interessantes  

- São revisitadas as noções de corporeidade, experiência

estética, ludicidade e atividades lúdico-corporais.

 - Investigação de caráter interdisciplinar; dialoga com várias áreas do conhecimento como as Artes, a Educação, a Psicomotricidade, a Música, a Linguística, a Psicologia, podendo haver outras.

- Nas propostas apresentadas durante as aulas, as Artes estiveram presentes permeando as atividades, seja a Música, a Dança, o Teatro, a Contação de Histórias, entre outras/expressão de todas as Artes ao mesmo tempo.

 

 

PESQUISA DISSERTAÇÃO 3

Título

SOUZA, C. W. Educação Infantil e Teatro: um estudo sobre as Linguagens Cênicas em propostas formativas, educativas e infantis da Rede Municipal de São Paulo/SP. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

Problematização

Investigar as relações entre Educação Infantil e Teatro a partir das Linguagens Cênicas que vêm sendo concebidas e construídas em propostas formativas, educativas e infantis da Rede Municipal de São Paulo/SP.

Palavras-chave

Educação Infantil e Teatro. Linguagens Cênicas. Propostas formativas, educativas e infantis. Programa Formação SME/SP “Rede em rede: Práticas teatrais”. Protagonismo.

Organização

1.Das infâncias à Pedagogia da Educação Infantil: aproximações e diálogos com as Artes

2. Do Teatro às Linguagens Cênicas: aproximações e diálogos com a Educação Infantil

3.Caminhos da pesquisa: de uma proposta formativa a propostas educativas e infantis

4.O Curso “Percursos de aprendizagens na Educação Infantil: práticas teatrais” e seus desdobramentos

OBJETIVOS

Investigar, desdobramentos, não rompendo com propostas formativas, e desconsiderando o protagonismo e as criações de crianças, professoras, gestoras e formadora.

Metodologia

Pesquisa de campo em um Centro de Educação Infantil (CEI) da cidade de São Paulo, com observação da jornada educativa; 8 entrevistas semiestruturadas com professoras, coordenadora e supervisora da SME/SP, coleta e análise de documentos e de outros materiais produzidos

Resultados

Contribuição na construção de uma Pedagogia da Educação Infantil fundamentada nas Artes, construída quando forem consideradas as propostas educativas e infantis que estão sendo inventadas pelas professoras e, especialmente, pelas meninas e meninos pequenos, a partir das Linguagens Cênicas.

Análise Bibliográfica

São 102 referências bibliográficas.

-59 livros, 28 artigos (revistas, anais e periódicos); 03 dissertações; 04 tese; 04 website, 04 outros (iniciação científica)

Mais Citados:

PRADO, (2011,2012,2014,2015); MACHADO(2010,2012;2014); LOMBARDI (2010,2011,2015); KOUDELA (1984,2013,2015); GOBBI(2004,2007,2011,2013); FERNANDES (2004; 2007;2014); FARIA (1999;2009)

Tem Bibliografia primária e secundária; mais priva pela bibliografia primária. Tem cerca de 03 bibliografia estrangeira.

Aspectos interessantes  

- Educação Infantil, na interface com as Ciências Sociais e com as Artes na primeira infância,

- Produção teórica sobre o Teatro propriamente dito – especialmente da Performance e do Teatro pós-dramático.

- conceber as crianças como plenas, inteiras, completas e as Linguagens Cênicas.

 

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