Cícero Félix de Sousa (autoapresentação)
NOME/CONTATO
BACKGROUND EM ARTE E/OU PESQUISA EM ARTES
Não tenho uma trajetória efetiva nas artes, embora minha relação com ela venha de menino. Imagens como a do ventríloquo Benedito promovendo a venda de ervas e garrafadas medicinais e a do vendedor de cordéis declamando trechos dos folhetos em voz alta, na feira livre da Arara (PB) dos anos de 1970; os circos, as cantorias de viola ao pé da parede, o bumba meu boi, os festivais de arte da cidade realizados pelo mágico Tarcísio são referências inapagáveis da minha memória afetiva, estética e sensorial que se relacionam com vários aspectos das artes.
Em São Paulo, onde morei de 1986 a 1994, me deslumbrei com o teatro e suas infinitas possibilidades cênicas. Até hoje carrego a lembrança de "Lucrécia, o veneno dos Bórgias", com Guilherme Karan, "Hamlet", de Zé Celso, no histórico Teatro de Arena, "Vem buscar-me que ainda sou teu", com Laura Cardoso, e uma peça de Bertolt Brecht que não lembro o título, mas que me marcou pela maneira de me mostrar o cotidiano e a sociedade modernas por outro ângulo.
De volta a Paraíba, fiz graduação em Comunicação Social na UEPB, com habilitação em jornalismo impresso. Em 1999, ingressei profissionalmente na área como diagramador, no Diário da Borborema, em Campina Grande. Dois anos depois conquistei o Prêmio Esso de Jornalismo, na categoria nacional Primeira Página, com a manchete sobre o ataque terrorista aos EUA em 11 de setembro de 2001. A produção gráfica e a comunicação estética dos periódicos de certa forma me ligavam a arte que eu carregava comigo. Paralelamente a essas atividades, estabeleci uma convivência quase cotidiana com poetas, a cultura da cantoria de viola e as artes paraibanas. Nas artes cênicas, o espetáculo "Vau da Sarapalha", adaptado por Luiz Carlos Vasconcelos, foi uma das maiores experiências cênicas que experimentei. Vale lembrar ainda o premiado curta "A Canga", de Marcus Vilar, um filme com roteiro e direção de arrepiar.
Enfim, o jornalismo acabou me empurrando para o Oeste da Bahia, onde moro desde 2009. Vim dá aulas no curso de Publicidade e Propaganda e Jornalismo em uma faculdade particular e fundei uma revista (Revista A) de variedades, que circulou entre 2010 e 2015 por várias cidades oestinas. Nesse período, descobri uma variedade e quantidade de manifestações religiosas que me deixaram curioso, principalmente nas comunidades rurais, e uma rica cultura sanfranciscana. Produzi o documentário "Areeiros do Corrente" e vasto registro em audiovisual para futuros trabalhos identitários da região, além de áudios de entrevistas e fotografias.
Em 2015, ingressei como docente na Universidade Federal do Oeste da Bahia, no curso de Publicidade e Propaganda, campus de Santa Maria da Vitória, distante 90 km do Rio São Francisco. Nesse mesmo ano orientei um projeto PIBIC que tinha por objetivo realizar um estudo etnográfico sobre as manifestações religiosas do Território de Identidade da Bacia do Rio Corrente, além de analisa-las sob a luz da etnocenologia. A pesquisa foi encerrada em meados de 2017. Dela resultou um mapeamento etnográfico dessas manifestações e um documentário sobre o Altar do Menino Deus, de dona Pulú. E melhor: encontrei o objeto de pesquisa do meu doutorado.
SEU PROJETO DE PESQUISA ATUAL OU O QUE DESEJA ESTUDAR
Intitulado provisoriamente de "A espetacularidade no Altar do Menino Deus e Folia de Nossa Senhora do Livramento em Canápolis (BA)", este projeto, inscrito na linha de pesquisa Cultura e Saberes em Artes Cênicas, busca entender como os saberes sagracionais dessas manifestações realizadas na comunidade rural de Jataí, com rezas católicas (algumas em latim) do devocionário colonial, praticados por descendentes de indígenas, dialogam com os saberes das artes cênicas. Tem como principal orientação epistemológica a Etnocenologia, etnociência das artes do corpo e do espetáculo que reconhece essas manifestações religiosas como práticas e comportamentos humanos espetaculares organizados que transcendem o aspecto religioso e se inscreve no espaço das artes.
MATERIAIS/LINKS/SONS/IMAGENS QUE ACOMPANHEM ESTAS INFORMAÇÕES
MAPAS
Filme não finalizado. Trata-se de um corte realizado para a apresentação em um encontro de Iniciação Científica
IMAGENS DA FOLIA DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO
Link para as publicações da Revista A

























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