AUTOAPRESENTAÇÃO Pablo Magalhães
Pablo Dilson de Almeida Magalhães
(61) 9 9619-1407
Graduado em 2018 no curso de Bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB) que me gerou 3 grandes frutos importantes para essa pesquisa: Um grupo de teatro, experiências teatrais nas matérias de montagem e, por fim, uma linha de pesquisa.
Nessas experiências teatrais o hibridismo de práticas corporais e sonoras no trabalho do ator se mostrou primordial, foi o caso das peças "Viagens de Caetana" (2018) dirigida por Márcia Duarte; "Decadenta" (2016) dirigida por Felícia Johansson; "Salomônicas" dirigida por Hugo Rodas e Marcus Motta; e "9 Músicas de Amor e 2 Estranhas" dirigida por Fernando Villar.
Nestes processos fui estimulado tanto corporalmente quanto sonoramente durante as construções de cenas tendo oportunidade inclusive de experimentar uma direção musical como foi o caso em "Decadenta", peça esta que veio a se tornar objeto de estudo do meu trabalho de conclusão de curso orientado pelo professor César Lignelli. Neste TCC usei conceitos de Lignelli (que abarcam às sonoridades da cena) para analisar registros audiovisuais de "Decadenta".
Ao longo do curso e junto aos meus colegas graduandos criamos nosso grupo de teatro e pesquisa o Grupo Momentâneo, que inicialmente, por meio de pesquisas em práticas corporais e dramaturgia auto-biográfica compomos a peça "Imutável" (2016) dirigida por César Azenha. Atualmente o grupo é vinculado ao laboratório de pesquisa MOVER da UnB e segue apresentando "Viagens de Caetana", proveniente da diplomação do grupo no curso.
Após minha formação cursei o workshop From Ember to a Flame do Instituto Grotowski em Wroclaw - Polônia, em que treinamos diariamente corpo e voz baseados nas práticas de Grotowski e Molik. Após esse curso me inquietei ainda mais com os caminhos de criação de cenas a partir de práticas corporais e sonoras, agora vendo Grotowski e Lignelli como possíveis fundamentos de minha pesquisa.
Atualmente em meu projeto de mestrado, a pesquisa considera analisar a peça teatral "Akrópolis" (1962), dirigida por Jerzy Grotowski, intuindo investigar princípios pedagógicos / estéticos relativos à composição das sonoridades desta obra. Esta investigação propõe testar esses princípios na composição contemporânea "O Chapéu Preto" (2016) escrita por Grupo Momentâneo e Tui Segal.
Para além da análise do registro audiovisual de Akrópolis a pesquisa também se utiliza de outros registros audiovisuais de exercícios do Teatro Laboratório, bem como visa experienciar (como princípios pedagógicos/estéticos) adaptações dos exercícios corporais e plásticos de Grotowski.
Seguem links de vídeos curtos e trailers de cursos, workshops e imersões que participei ou que tenho interesse por expressar esse hibridismo entre práticas corporais e sonoras no trabalho do ator:
Trailer - From ember to a flame summer workshop Instituto Grotowski Wroclaw-Polônia
https://www.youtube.com/watch?v=TFmdCSXwHgI
Vídeo do curso Firstbody Programme
Nova York: https://www.youtube.com/watch?v=4qkBZfU61_A
Brasília: https://www.youtube.com/watch?v=cgWZRcv_H6c
Trailer da peça "The Living Room" criada pelo Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards
https://www.youtube.com/watch?v=abvov7z5W6c
Seguem imagens dos processos "Viagens de Caetana" e "Decadenta" demonstrando de certa forma o trabalho tanto musical quanto corporal dos atores envolvidos:
Decadenta
Viagens de Caetana
Comentários
Postar um comentário