AUTOAPRESENTAÇÃO - Marcos Buiati

1-nome e contato:

Marcos Buiati | mbuiati@gmail.com | 61 99840 1301
@mbuiati | @nucleo.desaparecer

2- background em arte e/ou pesquisa em artes:

Marcos Buiati é Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília, Mestre em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás e Bacharel em Dança pela UNICAMP.


Professor da área de dança do Instituto Federal de Brasília - IFB, atua nas áreas de Consciência Corporal, Dança Contemporânea, Composição Coreográfica e Arte-Educação. Possui experiência docente também em companhias e grupos de dança, festivais e mostras nacionais e internacionais, projetos artísticos, cursos livres, oficinas e workshops. Criou em 2017 o DESAPARECER - Núcleo de Pesquisa e Criação em Dança - sediado no IFB.


Foi contemplado em 2018, 2017 e 2014 pelo Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e com o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança em 2014; projetos que resultaram em seus últimos espetáculos: Os Lugares Sem, Velejando Desertos Remotos e O Fio de Minos. Com seus trabalhos, teve participação em importantes festivais de artes cênicas do centro-oeste como o Festival Satélite 061 2016 (Brasília), o Festival Movimento Internacional de Dança 2016 (Brasília), o Festival Cena Contemporânea 2017 (Brasília) e o Festival Goiânia em Cena 2017 (Goiânia).


Tem ampla experiência como dançarino/intérprete, tendo atuado em várias cias de dança no Brasil, como o Composto de Ideias/DF (2013 - 2017), a Quasar Cia de dança/GO (2009 - 2013), a Maurício de Oliveira e Siameses/SP (2009), e a Cia Fragmento de Dança/SP (2007 - 2009); além de dançar em seus próprios projetos de criação.


3- qual o seu projeto de pesquisa atual ou o que deseja estudar:

Título do projeto apresentado: 
O MONSTRO, O LABIRINTO E A CRIAÇÃO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA
Orientadora: Alice Stefânia Curi

A proposta versa sobre a criação em dança contemporânea no tensionamento com a teoria da monstruosidade e a literatura. Partindo dos Fundamentos Bartenieff, método de educação somática que investigo já há alguns anos como base do treinamento técnico-expressivo do artista cênico, intenta-se desenvolver um procedimento de criação a partir da figura do monstro como operador prático-teórico, e do labirinto como referência metodológica.

4- materiais/links/sons/imagens que acompanhem estas informações:

IMAGENS:


VÍDEOS:

Espetáculo O Fio De Minos (2019)
teaser 1:
tease 2:
completo:
Solo O Monstro Colorido (2019)
Teaser: 
Espetáculo Velejando Desertos Remotos (2016)
teaser: 
completo: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercício I - Estudo de Textos Acadêmicos - Fernanda Pimenta

AUTOAPRESENTAÇÃO - Meimei Bastos

ENTREVISTA com Maku Fanchulini e Pepa Plana - por Fernanda Pimenta