[AUTOAPRESENTAÇÃO] Igor Passos
Igor Passos Pires
igorpassosdf@gmail.com
[respiro e penso o que é necessário dizer para me relatar. qual ponto escolher dizer? qual ponto escolher deixar? lembro: relatar a si é um modo de existir para o outro. como quero existir com você?]
Me chamo Igor. Tenho 22 anos. Sou licenciado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília. Tenho mania de acreditar e acreditando, tenho tentado sonhar. Em arte me interesso pela fissura, pela rel/ação, arte-vida. Gosto de uma pergunta que Eleonora Fabião faz e que muito movimenta minha prática: o que quero que, contemporaneamente, a arte mova? E outra que eu me faço: como me mover em arte?
Atualmente sou professor temporário da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Ponto importante pois minha prática artística tem se dado desde a sala de aula, a partir das im/possibilidades de se pensar uma aula como prática artística. O que quero e como posso fazer uma aula acontecer enquanto arte? Pergunta performativa que me forma e me vibra e...
...e me lance ao mar...
No mestrado estou tentando aprofundar e desdobrar algumas questões que comecei a investigar em minha monografia. Estou interessado em investigar como (e se podemos) agenciar uma prática pedagógica desde as ações performativas (ou performance... é uma escolha política e estética pensar no deslocamento de como nomeio a prática, já que a linguagem é nosso modo de [nos] tecer [n]o mundo... mas ainda estou entendendo o que, de fato, caracteriza tal deslocamento), entendendo as ações desde uma perspectiva epistemológica (aqui caminho com Boaventura de Sousa Santos).
O projeto tem como nome provisório (À) terceira margem: pensando possibilidades de ações pedagógicas no ensino de artes desde uma perspectiva de ações performativas.
Nesse trajeto me interessa, ainda, as interseções possíveis entre ações performativas, educação e filosofia na tentativa de tecer uma rede teórico-prática que dê conta de materializar as forças que de/compõe os encontros para invenção de caminhadas éticas.
Deixo essa foto que é o registro-rastro de uma ação que desenvolvi em 2018. Hoje ela diz muito sobre o que acredito ser a docência, a pesquisa e a prática artística.

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