Autoapresentação Guilherme Mayer Santos

Nome: Guilherme Mayer Santos

Telefone / Whatsapp: (061)99379-8314

E-mail: guigammmayer@gmail.com


    Eu sou Bacharel em Interpretação Teatral pelo Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade de Brasília.

Participei de diversas peças durante a graduação, vale ressaltar os resultados de diplomação: Ori e Ari (2015), Mamutes (2016, 2017), Viagens de Caetana (2017, 2018) e Circo do Doutor Lau (2018). Nestes trabalhos pude experimentar interdisciplinarmente música e teatro, construindo trilhas sonoras e sonoplastias.  

Atualmente, participo do Grupo Momentâneo, vinculado ao MOVER, grupo de pesquisa da Universidade de Brasília, em que são pesquisadas memórias, composição teatro-música e performance. 

Por fim, após participar do curso “Práticas para re-parar no irreparável” de Fernanda Eugênio, comecei a fazer parte do grupo de estudos do Modo Operativo And de Brasília em que investigamos à partir, principalmente, das leituras pós estruturalistas (Deleuze, Guattari, Agamben, Foucault, Viveiro de Castro e, principalmente, a Fernanda Eugênio) e de métodos coreográficos (de João Fiadeiro, Steve Paxton e as leituras de André Lepecki sobre o tema) modos de composição.

Meu projeto de pesquisa tem como objetivo interconectar O Movimento Slow e técnicas de escuta para a criação de cenas. No projeto, parto de duas diretrizes do movimento: o de cuidado com as matérias primas e o do tempo desacelerado.  Assim, são buscados exercícios de escuta, como aqueles apresentados por Cintra, Lignelli e Schaffer, pretendendo encontrar ferramentas para criação de cena. 

Vislumbro que esta proposta possa ser percebida nos espetáculos Nom donné par l'auteur (1994) de Jérôme Bel, From afar it was an island from up close, a stone (2018) de João Fiadeiro e DeBanda (2019) de César Lignelli. Para a análise mais a fundo desse objeto e da proposta que aqui apresento pretendo entrevistar César Lignelli além de outros que participaram  do processo composicional de DeBanda e recolher materiais a partir das suas apresentações no DeBandando nas escolas (projeto aprovado pelo FAC). 

Material audiovisual para compreensão 


Vídeo completo de Nom donné par l’auteur

https://www.youtube.com/watch?v=ujYv9LKsWFg


Vídeo completo de From afar it was an island from up close, a stone

https://vimeo.com/329334367


Trecho da apresentação que demonstra a utilização dos materiais em composição.

https://www.facebook.com/705358119805769/videos/368595833766634



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercício I - Estudo de Textos Acadêmicos - Fernanda Pimenta

AUTOAPRESENTAÇÃO - Meimei Bastos

ENTREVISTA com Maku Fanchulini e Pepa Plana - por Fernanda Pimenta