Autoapresentação [Ana Vaz]

 Autoapresentação [Ana Vaz]

 

1-nome e contato;

 

Ana Cristina Vaz (Ana Vaz)

E-mail: vaz.anacristina@gmail.com

Telefone: 981041093

 

2- background em arte e/ou pesquisa em artes;

 

Sou atriz, palhaça, bailarina e professora universitária. Mestra em Arte (2014) e Bacharel em Artes Cênicas (2003) pela Universidade de Brasília (UnB). Tenho especialização em Gestão Cultural, lato sensu, pelo Centro Universitário SENAC/SP – EAD (2020). Em 2014 tive  a honra de ganhar o prêmio de melhor atriz com o espetáculo {Entre} Cravos & Lírios na mostra Prêmio SESC de Teatro Candango. No mestrado desenvolvi a pesquisa "A palhaça bailarina: uma investigação para a comicidade física". Em 2012, trabalhei no projeto de palhaços atuantes em ambiente hospitalar, Doutoras, Música e Riso, apoiado pelo FAC-DF e coordenado por Antônia Vilarinho. Atualmente sou integrante da Cia. Concertina (co-fundadora) e da BR SA Coletivo de Artistas, professora no curso de Bacharelado em Teatro do Centro Universitário IESB desde 2015 e professora substituta no Departamento de Artes Cênicas da UnB desde o primeiro semestre de 2020. Desde o início da pandemia também tenho desenvolvido experimentações cênicas para vídeo, sendo que uma delas foi vinculada ao Festival UP online. No curso de Teatro do IESB, faço parte do núcleo docente estruturante (NDE), ministro disciplinas nas áreas de corpo e interpretação sendo uma delas voltadas para a Palhaçaria. Também coordeno um projeto integrador de alunos/palhaços atuantes em ambiente hospitalar (HCB e HBDF) desde 2017, no IESB. Fiz cursos e oficinas de palhaçaria com os mestres: Avner Eisenberg, Pepe Ñunes, Mauro Zanatta e Denis Camargo. Em 2010, fiz o curso imersivo Eccentric Performing, na escola Celebration Barn Theater (EUA) com Avner Eisenberg e Julie Goell. No mesmo ano apresentei o experimento em palhaçaria Clown Ballerina, no Amazing Things Sunday Show (EUA). Fui criadora dos números solo de palhaça "Hipotenusa" e "O lago dos cisnes saltitantes", com participação nos eventos III Encontro de palhaças de Brasília (2012) e TPM's - Temporada de palhaças (2014), ambos organizados por Manuela Castelo Branco. Com os espetáculos {Entre} Cravos & Lírios e Inesperável Público, tenho participado de projetos, editais e festivais desde 2013, tendo também viajado pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Acre, Goiás e Mato Grosso. Com o espetáculo {Entre} Cravos & Lírios também viajamos para Salta (Argentina) no ano passado. Dentre os eventos, festivais e programações dos quais participei com espetáculos teatrais, além dos já mencionados, cito alguns dos principais: Encuentro Internacional de Mimo y Clown Salta (Argentina, 2019); Festival de Teatro de Chapecó (SC, 2019); Janeiro Brasileiro da Comédia (SP, 2019); Festclown (2016, 2018 e 2019) e Mostra o clown (2016). Já atuei em campanhas publicitárias, vídeos institucionais e pequenas produções audiovisuais em Brasília e nos Estados Unidos (morei em Massachusetts por 7 anos). Em 2003, me graduei com o projeto de diplomação As partes todas de um benefício, com dramaturgia de Marcus Mota e direção de Hugo Rodas (2003), sendo que a monografia discutia sobre as ações físicas no espetáculo. No mesmo ano também integrei a ASQ Companhia de dança contemporâne. Participei como atriz, palhaça e criadora de aproximadamente 18 espetáculos diferentes de 1998 até aqui. Com formação em balé clássico, também atuei no corpo de baile e como solista em espetáculos de repertório montados pela Stúdio Dançarte de Goiânia no período entre 1995 e 1997. 

 

3- qual o seu projeto de pesquisa atual ou o que deseja estudar;

 

Meu projeto de pesquisa recebeu o título temporário "O Corpo na Palhaçaria Feminina: Uma investigação sobre o papel do corpo no discurso da mulher palhaça, para a criação da cena contemporânea."

 

O projeto trata de uma pesquisa teórico-prática sobre o papel do corpo na palhaçaria feminina e suas reverberações na construção de novas dramaturgias cômicas pautadas no discurso da mulher contemporânea. Tem como objetivo principal investigar o discurso cômico que se implementa na palhaçaria feminina, sobre a mulher fracassada, partindo de percepções sobre o papel do corpo feminino na sociedade contemporânea buscando correlacionar tais estudos com o entendimento prático da criação de um espetáculo solo de palhaça. O trabalho artístico proposto nesta pesquisa pretende abordar a pressão que a sociedade impõe na mulher, para se manter sempre jovem e bonita. A pesquisa se fundamenta em: análise de textos relacionados ao papel do corpo feminino na sociedade, aos princípios que regem a dramaturgia do palhaço e os novos discursos propostos pela palhaçaria feminina, tendo como resultado a criação de um trabalho artístico. Além disso a proposta também visa o desdobramento da minha pesquisa de mestrado "A palhaça bailarina: uma investigação para a comicidade física", que discorre sobre o desenvolvimento de ações na comicidade física, a partir da composição criativa baseada na construção de uma palhaça bailarina. 

 

 

4- materiais/links/sons/imagens que acompanhem estas informações;

 

Para acessar meu currículo e portfólio clique aqui

 

Para me encontrar nas redes sociais veja os endereços abaixo:

 

Instagram: @vaz.anacristina | @ciaconcertina | @grupobrsa

Facebook: ana.vaz5 | @ciaconcertina | @grupobrsa 

Tiktok: hipotenusa5

Webpage: 

http://ciaconcertina.com.br/

http://www.grupobrsa.wix.com/coletivo 

 

Seguem outros materiais disponíveis na internet:  

 

{Entre} Cravos & Lírios - Teaser

 

Inesperável Público (Teaser)

 

Inesperável circo 

 

Dentro


Hipóteses para Shakespeare a céu aberto 










Comentários

  1. que linda <3 era bem adolescente quando conheci a Ana Flávia Garcia numa oficina e desde então AMOOOOOOOOO palhaçaria e, especialmente, palhaçAs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia Naiara! A Ana é uma grande referência!!! Ela fez a assessoria de comicidade do {Entre} Cravos & Lírios e fez toda a diferença :-)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Exercício I - Estudo de Textos Acadêmicos - Fernanda Pimenta

AUTOAPRESENTAÇÃO - Meimei Bastos

ENTREVISTA com Maku Fanchulini e Pepa Plana - por Fernanda Pimenta