Analise de Teses 1

OLIVEIRA, Fabiana Lazzari de. Da prática pedagógica à atuação no teatro de sombras: um caminho na busca do corpo-sombra. 2018. 308 p. Tese (Doutorado em Teatro) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

Disponível em http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000077/00007768.pdf?fbclid=IwAR2IeqWZpSKP5Mr5FS3ESlpeyD0wIohXeWsEM-T3haCqVTUaWJ6RwC1VO90

 

Palavras-chave

1.     Teatro de Sombras

2.     Atriz-sombrista

3.     Corpo-sombra

Problematização

Como a atriz-sombrista conhece e trabalha o corpo-sombra, que também está no “entre”, entre a fonte luminosa e o suporte (no qual se materializa a imagem da sombra), “entre” a manipulação dos elementos cênicos (fontes luminosas, suportes de projeção, corpo/boneco/objeto)?

Hipótese

Idealiza a expressão corpo-sombra: estado de atenção na corporeidade e na dançabilidade no espaço-tempo de atuação.

Objetivo geral

Pesquisar o trabalho da atriz para chegar ao corpo-sombra no espaço de atuação.

Objetivos específicos

1.   Conceituar o estado de atenção que a atriz adquire para a atuação, para a manipulação e para a representação no teatro de sombras: o corpo-sombra;

2.   Conceituar o espaço “entre” a fonte luminosa e o suporte de projeção na qual a imagem da sombra se materializa;

3.   Relacionar o tempo e o ritmo da sombra com a atuação do corpo da atriz;

4.   Detectar quais são os fatores determinantes para o ato de criação da atriz-sombrista dentre os aspectos externos: espaço, tempo, iluminação e cenário;

5.   Estudar quais são os princípios e fundamentos necessários para que a atriz trabalhe no espaço cênico.

Metodologia

1.   Pesquisa com abordagem qualitativa.

2.   De natureza exploratória.

3.   Com procedimentos: pesquisa bibliográfica, estudo de campo e investigação experimental.

4.   Analise das próprias experiências nos ultimos sete anos de trabalho como atriz-sombrista, incluindo os cursos de aperfeiçoamento, os cursos ministrados e a participação como atriz nos espetáculos Odisseia (2011), La Tempesta (2014), Um Encanto em Nagalândia (2015) e BRUX- (2017)

5.   Analise do processo criativo de quatro grupos teatrais: Cia Karagowsk, Cia Teatro Lumbra de Animação, Cia Quase Cinema, Cia Lumiato e EntreAberta Cia Teatral.

6.   Diário de bordo.

7.   Aplicação de um questionário com perguntas abertas.

Divisão dos capítulos

1.Atrás das sombras: expõe o descobrimento de elementos para a construção de uma pedagogia para o ensino-aprendizagem do teatro de sombras [contextualização teórica].

2. Escuridões e deslumbramentos – processos criativos na formação do trabalho da atriz por meio do teatro de sombras: analise da própria experiência com atriz-sombrista; investigação das relações da atriz com dramaturgia, iluminação, cenografia e espaço no teatro de sombras.

3.Percepções e alumbramentos: conceitua o corpo-sombra e discorre sobre o corpo da atriz, as valências e princípios necessários para o trabalho no teatro de sombras a partir do uso das possibilidades no espaço cênico.

Resultados

1.   Para tornar o corpo da atriz-sombrista disponível e conhecer como trabalhar com o corpo-sombra é necessário praticar, ensaiar, vivenciar, experimentar e adquirir as habilidades para a atuação.

2.   Corpo-sombra é o estado de atenção multifocal da atriz na sua corporeidade e no mundo percebido, produzindo autonomia e dançabilidade no espaço-tempo de atuação no teatro de sombras. E o espaço “entre” a fonte luminosa e o suporte de projeção na qual a imagem da sombra se fisicaliza foi denominado de espaço-sombra. Ainda temos o espaço-penumbra que é o espaço “entre” o espaço-sombra e a escuridão, delimitado pelo ponto cego. Todos eles fazem parte do espaço cênico do teatro de sombras.

3.   No teatro de sombras contemporâneo não há uma única resposta de como fazer teatro de sombras. Existem vários tipos de utilização das silhuetas/figuras/objetos/bonecos/corpo, diferentes intensidades de fontes de luz, múltiplas formas e tipos de suportes de projeção para atuar com a imagem da sombra.

Leitura primária

Fabrízio Montecchi [2007; 2012; 2015; 2015b; 2016].

Leitura secundária

Capítulo 1: Fabrízio Montecchi, Ana Maria Amaral

Capítulo 2: Ana Maria Amaral, Eugênio Barba, Fabrízio Montecchi, Felisberto Costa, Jacques Aumont, José Gil, José Parente, Marize Badiou, Paulo Balardim, Renato Ferracini, Rudolf Arnheim, Valmor Beltrame.

Capítulo 3: Howard Gardner, Julian Hochberg, Antônio Gomes Penna, Maurice-Merleau Ponty, Robert Sternberg, Francisco Varela, José Gil e Carl G. Jung.

Relação das referências com o tema

1.   Teatro de sombras [conceito, contextualização histórica]

2.   Atriz sombrista [definição do conceito]

3.   Corpo-sombra [definição do conceito]

Relação das referências com as palavras-chaves

Os capítulos são divididos de acordo com as palavras-chaves. E cada capítulo apresenta um aporte teóricos específico que remete ao tema discutido e analisado.

Tipos de referências

Artigos

Teses

Dissertações

Anais de Congressos

Livros

TCC

TOTAL

23

1

2

1

67

2

96

Referências em outras línguas

Espanhol

Inglês

Frances

Italiano

7

3

1

1

Datas das referências

Entre 1960 e 1980

Entre 1981 e 2000

Entre 2001 e 2010

Entre 2011 e 2015

2016

10

24

44

16

2

Figuras

83

Palavras mais utilizadas

Teatro de sombras

Animação

Sombrista

Sombras

Atriz

Luz

Atuação

Corpo

782

104

197

1084

329

448

106

501


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