Analise de Teses 1
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OLIVEIRA, Fabiana Lazzari de. Da prática
pedagógica à atuação no teatro de sombras: um caminho na busca do corpo-sombra.
2018. 308 p. Tese (Doutorado em Teatro) – Universidade do Estado de Santa Catarina,
Florianópolis, 2018. |
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Palavras-chave |
1.
Teatro de Sombras 2.
Atriz-sombrista 3.
Corpo-sombra |
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Problematização |
Como a atriz-sombrista conhece e trabalha o
corpo-sombra, que também está no “entre”, entre a fonte luminosa e o suporte
(no qual se materializa a imagem da sombra), “entre” a manipulação dos
elementos cênicos (fontes luminosas, suportes de projeção, corpo/boneco/objeto)? |
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Hipótese |
Idealiza a expressão corpo-sombra: estado de atenção
na corporeidade e na dançabilidade no espaço-tempo de atuação. |
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Objetivo geral |
Pesquisar o trabalho da atriz para chegar ao corpo-sombra
no espaço de atuação. |
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Objetivos específicos |
1.
Conceituar o
estado de atenção que a atriz adquire para a atuação, para a manipulação e
para a representação no teatro de sombras: o corpo-sombra; 2.
Conceituar o
espaço “entre” a fonte luminosa e o suporte de projeção na qual a imagem da
sombra se materializa; 3.
Relacionar o
tempo e o ritmo da sombra com a atuação do corpo da atriz; 4.
Detectar quais
são os fatores determinantes para o ato de criação da atriz-sombrista dentre
os aspectos externos: espaço, tempo, iluminação e cenário; 5.
Estudar quais
são os princípios e fundamentos necessários para que a atriz trabalhe no
espaço cênico. |
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Metodologia |
1.
Pesquisa com
abordagem qualitativa. 2.
De natureza
exploratória. 3.
Com procedimentos:
pesquisa bibliográfica, estudo de campo e investigação experimental. 4.
Analise das
próprias experiências nos ultimos sete anos de trabalho como atriz-sombrista,
incluindo os cursos de aperfeiçoamento, os cursos ministrados e a
participação como atriz nos espetáculos Odisseia (2011), La Tempesta (2014),
Um Encanto em Nagalândia (2015) e BRUX- (2017) 5.
Analise do
processo criativo de quatro grupos teatrais: Cia Karagowsk, Cia Teatro Lumbra de Animação, Cia Quase Cinema, Cia Lumiato
e EntreAberta Cia Teatral. 6.
Diário de
bordo. 7.
Aplicação de um
questionário com perguntas abertas. |
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Divisão dos capítulos |
1.Atrás das sombras: expõe o descobrimento de
elementos para a construção de uma pedagogia para o ensino-aprendizagem do
teatro de sombras [contextualização teórica]. |
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2. Escuridões
e deslumbramentos – processos criativos na formação do trabalho da atriz por
meio do teatro de sombras: analise da própria experiência com
atriz-sombrista; investigação das relações da atriz com dramaturgia,
iluminação, cenografia e espaço no teatro de sombras. |
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3.Percepções e alumbramentos: conceitua o
corpo-sombra e discorre sobre o corpo da atriz, as valências e princípios
necessários para o trabalho no teatro de sombras a partir do uso das possibilidades
no espaço cênico. |
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Resultados |
1.
Para tornar o
corpo da atriz-sombrista disponível e conhecer como trabalhar com o
corpo-sombra é necessário praticar, ensaiar, vivenciar, experimentar e
adquirir as habilidades para a atuação. 2.
Corpo-sombra é
o estado de atenção multifocal da atriz na sua corporeidade e no mundo percebido,
produzindo autonomia e dançabilidade no espaço-tempo de atuação no teatro de
sombras. E o espaço “entre” a fonte luminosa e o suporte de projeção na qual
a imagem da sombra se fisicaliza foi denominado de espaço-sombra. Ainda temos
o espaço-penumbra que é o espaço “entre” o espaço-sombra e a escuridão,
delimitado pelo ponto cego. Todos eles fazem parte do espaço cênico do teatro
de sombras. 3.
No teatro de
sombras contemporâneo não há uma única resposta de como fazer teatro de
sombras. Existem vários tipos de utilização das
silhuetas/figuras/objetos/bonecos/corpo, diferentes intensidades de fontes de
luz, múltiplas formas e tipos de suportes de projeção para atuar com a imagem
da sombra. |
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Leitura primária |
Fabrízio Montecchi [2007; 2012; 2015; 2015b; 2016]. |
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Leitura secundária |
Capítulo 1: Fabrízio Montecchi, Ana Maria Amaral |
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Capítulo 2: Ana Maria Amaral, Eugênio Barba,
Fabrízio Montecchi, Felisberto Costa, Jacques Aumont, José Gil, José Parente,
Marize Badiou, Paulo Balardim, Renato Ferracini, Rudolf Arnheim, Valmor
Beltrame. |
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Capítulo 3: Howard Gardner, Julian Hochberg, Antônio
Gomes Penna, Maurice-Merleau Ponty, Robert Sternberg, Francisco Varela, José
Gil e Carl G. Jung. |
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Relação das referências com o tema |
1.
Teatro de
sombras [conceito, contextualização histórica] 2.
Atriz sombrista
[definição do conceito] 3.
Corpo-sombra [definição
do conceito] |
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Relação das referências com as palavras-chaves |
Os capítulos são divididos de acordo com as
palavras-chaves. E cada capítulo apresenta um aporte teóricos específico que
remete ao tema discutido e analisado. |
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Tipos de referências |
Artigos |
Teses |
Dissertações |
Anais de Congressos |
Livros |
TCC |
TOTAL |
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23 |
1 |
2 |
1 |
67 |
2 |
96 |
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Referências em outras línguas |
Espanhol |
Inglês |
Frances |
Italiano |
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7 |
3 |
1 |
1 |
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Datas das referências |
Entre 1960 e 1980 |
Entre 1981 e 2000 |
Entre 2001 e 2010 |
Entre 2011 e 2015 |
2016 |
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10 |
24 |
44 |
16 |
2 |
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Figuras |
83 |
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Palavras mais utilizadas |
Teatro de sombras |
Animação |
Sombrista |
Sombras |
Atriz |
Luz |
Atuação |
Corpo |
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782 |
104 |
197 |
1084 |
329 |
448 |
106 |
501 |
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