Analise de Tese 3

 

PARENTE, José Oliveira. A vida nos traz presentes inesperados: contribuições do objeto em processos formativos cênicos e na encenação teatral. 2019. 193 p. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.

Disponível em https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30717

Palavras-chave

1.  Artes Cênicas.

2.  Encenação Contemporânea.

3.  Pedagogia do Teatro.

4.  Teatro de Animação.

5.  Teatro de Objetos.

Problematização

O texto não apresenta.     

Hipótese

A hipótese a ser verificada é a de que uma metodologia centrada em práticas (jogos e exercícios) com objetos pode contribuir significativamente no desenvolvimento do aluno-ator, fornecer subsídios ao professor de teatro, bem como ampliar o leque de possibilidades no campo da encenação teatral.

Objetivo geral

Investigar as possíveis contribuições do uso de objetos em processos formativos cênicos (pedagogia) e na encenação teatral.

Objetivos especificos

1.  Buscou-se pesquisar, experimentar e verificar a viabilidade de uma série de exercícios e jogos com objetos, os quais foram aplicados em aulas e oficinas ministradas pelo pesquisador a estudantes de teatro,

Metodologia

1.    Caráter prático-teórico.

2.    Realização de experimentos práticos, que consistiram em aulas e oficinas ministradas a estudantes de teatro, bem como na encenação de um espetáculo-solo com objetos – A vida nos traz presentes inesperados.

3.    O trabalho apresenta e analisa os procedimentos adotados, reflete sobre os resultados alcançados, limites e possibilidades desta proposição, no intuito de contribuir com a formulação de uma possível metodologia de trabalho pedagógico-artístico centrada no jogo com o objeto.

Divisão dos capítulos

Capítulo 1: Trajetória pessoal recente [O autor discorre sobre sua formação em Artes Cênicas como ator e seu ingresso como docente no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal do Grande Dourado em 2010]

Capítulo 2: Territórios do Objeto [O objetivo é investigar as aproximações e intersecções da pesquisa com estas manifestações, tomando o objeto como eixo. E investigação acerca das vanguardas artísticas do século XX].

Capítulo 3: Práticas Cênicas: Pedagogia e Encenação [reflexão sobre a experiência como docente no curso de Artes Cênicas da UFGD e análise do espetáculo solo].

Resultados

1.  A pesquisa permitiu comprovar que o objeto tem, efetivamente, uma importante contribuição a dar ao desenvolvimento dos futuros artistas da cena. Mas, certamente, não apenas a eles.

Leitura primária

AMARAL, Ana Maria. BAUDRILLARD, Jean. MOLES, Abraham A.

Leitura secundária

Capítulo 1: Em 12 páginas de capítulo o autor utilizou apenas duas citações [MARQUES, 1999/FÉRAL, 2009].

 

Capítulo 2: Metade da referência está neste capitulo principalmente AMARAL, Ana Maria. BAUDRILLARD, Jean. MOLES, Abraham A.

Capítulo 3: A outra metade está neste capítulo principalmente AMARAL, Ana Maria. HUIZINGA, Johan. SPOLIN, Viola. JANUZELLI, Antônio.

Relação das referências com o tema

As referências foram pensadas para justificar o texto. Metade apareceu no capítulo 2 e metade no capítulo 3.

Tipos de referências

Artigos

Teses

Dissertações

Livros

TOTAL

22

4

9

74

109

Referências em outras línguas

Espanhol

Inglês

Frances

2

1

1

Datas das referências

Entre 1950 e 1980

Entre 1981 e 2000

Entre 2001 e 2010

Entre 2011 e 2015

Entre 2016  e 2019

13

35

32

22

5

Figuras

65

Palavras mais utilizadas

Objeto

Objetos         

Teatro de objetos

Teatro

Vida

Animação

482

589

122

349

137

90

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