Analise de Tese 3
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PARENTE, José Oliveira. A
vida nos traz presentes inesperados: contribuições do objeto em processos
formativos cênicos e na encenação teatral. 2019. 193 p. Tese (Doutorado em Artes
Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019. Disponível em https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30717 |
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Palavras-chave |
1. Artes Cênicas. 2. Encenação Contemporânea. 3. Pedagogia do Teatro. 4. Teatro de Animação. 5. Teatro de Objetos. |
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Problematização |
O texto não
apresenta. |
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Hipótese |
A hipótese
a ser verificada é a de que uma metodologia centrada em práticas (jogos e
exercícios) com objetos pode contribuir significativamente no desenvolvimento
do aluno-ator, fornecer subsídios ao professor de teatro, bem como ampliar o
leque de possibilidades no campo da encenação teatral. |
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Objetivo geral |
Investigar as possíveis
contribuições do uso de objetos em processos formativos cênicos (pedagogia) e
na encenação teatral. |
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Objetivos especificos |
1. Buscou-se pesquisar, experimentar e verificar a
viabilidade de uma série de exercícios e jogos com objetos, os quais foram
aplicados em aulas e oficinas ministradas pelo pesquisador a estudantes de
teatro, |
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Metodologia |
1.
Caráter
prático-teórico. 2.
Realização de
experimentos práticos, que consistiram em aulas e oficinas ministradas a
estudantes de teatro, bem como na encenação de um espetáculo-solo com objetos
– A vida nos traz presentes inesperados. 3.
O trabalho
apresenta e analisa os procedimentos adotados, reflete sobre os resultados
alcançados, limites e possibilidades desta proposição, no intuito de
contribuir com a formulação de uma possível metodologia de trabalho
pedagógico-artístico centrada no jogo com o objeto. |
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Divisão dos capítulos |
Capítulo 1: Trajetória
pessoal recente [O autor discorre sobre sua formação em Artes Cênicas como
ator e seu ingresso como docente no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal
do Grande Dourado em 2010] |
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Capítulo 2: Territórios do
Objeto [O objetivo é investigar as aproximações e intersecções da pesquisa
com estas manifestações, tomando o objeto como eixo. E investigação acerca
das vanguardas artísticas do século XX]. |
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Capítulo 3: Práticas Cênicas:
Pedagogia e Encenação [reflexão sobre a experiência como docente no curso de
Artes Cênicas da UFGD e análise do espetáculo solo]. |
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Resultados |
1. A pesquisa permitiu comprovar que o objeto tem,
efetivamente, uma importante contribuição a dar ao desenvolvimento dos
futuros artistas da cena. Mas, certamente, não apenas a eles. |
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Leitura primária |
AMARAL, Ana Maria. BAUDRILLARD,
Jean. MOLES, Abraham A. |
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Leitura secundária |
Capítulo 1: Em 12 páginas de
capítulo o autor utilizou apenas duas citações [MARQUES, 1999/FÉRAL, 2009]. |
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Capítulo 2: Metade da
referência está neste capitulo principalmente AMARAL, Ana Maria. BAUDRILLARD,
Jean. MOLES, Abraham A. |
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Capítulo 3: A outra metade
está neste capítulo principalmente AMARAL, Ana Maria. HUIZINGA, Johan. SPOLIN,
Viola. JANUZELLI, Antônio. |
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Relação das referências com o
tema |
As referências foram pensadas para justificar o
texto. Metade apareceu no capítulo 2 e metade no capítulo 3. |
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Tipos de referências |
Artigos |
Teses |
Dissertações |
Livros |
TOTAL |
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22 |
4 |
9 |
74 |
109 |
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Referências em outras línguas |
Espanhol |
Inglês |
Frances |
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2 |
1 |
1 |
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Datas das referências |
Entre 1950 e 1980 |
Entre 1981 e 2000 |
Entre 2001 e 2010 |
Entre 2011 e 2015 |
Entre 2016 e 2019 |
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13 |
35 |
32 |
22 |
5 |
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Figuras |
65 |
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Palavras mais utilizadas |
Objeto |
Objetos |
Teatro de objetos |
Teatro |
Vida |
Animação |
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482 |
589 |
122 |
349 |
137 |
90 |
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