Analise de Tese 2
|
CASTRO, Kely Elias. Trinta
anos à beira do abismo: O grupo Sobrevento, do virtuosismo da animação de
bonecos ao objeto puro. 2018. 336 p. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade
Estadual Paulista – UNESP – São Paulo, 2018. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/154425 |
|||||||||||||||
|
Palavras-chave |
1. Teatro de Animação 2. Teatro de Bonecos 3. Teatro de Objetos 4. Teatro de Grupo 5. Hibridismo 6. Teatro Contemporâneo 7. Grupo Sobrevento |
||||||||||||||
|
Problematização |
O texto não apresenta. |
||||||||||||||
|
Hipótese |
À luz da trajetória do objeto
no teatro moderno e contemporâneo, pretendeu-se revelar fatores expressivos
da cena do Sobrevento decorrentes de uma maneira própria de utilizar o objeto
em seus espetáculos, enquanto reflexo da busca pela originalidade poética,
característica do grupo desde sua criação. |
||||||||||||||
|
Objetivo geral |
Investigar a trajetória do
grupo Sobrevento com o objetivo de evidenciar as motivações estéticas e
ideológicas que causaram a transição do Teatro de Bonecos ao Teatro de
Objetos. |
||||||||||||||
|
Objetivos específicos |
1. Analisar a primeira década da companhia, abordando
os principais aspectos que influenciaram sua formação e suas escolhas
estéticas. 2. Examinar as técnicas utilizadas no decorrer da
carreira do grupo, destacando o estudo da Manipulação Direta, inspirada no
Bunraku. 3. Examinar as experiências realizadas com o Boneco de
Luva Chinês e com o Mamulengo |
||||||||||||||
|
Metodologia |
1. Pesquisa de campo com acompanhamento de espetáculos,
processos de criação, oficinas, debates e convívio com o grupo. 2. Entrevistas com integrantes do grupo. 3. Analise de críticas publicadas na imprensa, material
de divulgação, programas de espetáculos e o catálogo comemorativo de 30 anos
do grupo, em que os integrantes fazem uma retrospectiva de sua atuação. 4. Estudo dos espetáculos São Manuel Bueno, Mártir
(2013), Sala de Estar (2015) e Só (2016). |
||||||||||||||
|
Divisão dos capítulos |
Capítulo 1: História da
trajetória inicial do grupo Sobrevento |
||||||||||||||
|
Capítulo 2: Análise das
técnicas de manipulação direta e o boneco de luva. |
|||||||||||||||
|
Capítulo 3: Analise de duas
experiências do grupo Sobrevento com as técnicas brasileira e chinesa de Boneco
de Luvas. |
|||||||||||||||
|
Capítulo 4: Discussão sobre
aspectos significativos da trajetória do Sobrevento que ultrapassaram a
esfera da companhia. |
|||||||||||||||
|
Realização de um compêndio com
as quatorze técnicas estudadas pelo grupo Sobrevento em seu processo de
criação. |
|||||||||||||||
|
Resultados |
|
||||||||||||||
|
Leitura primária |
Jean-Luc Matteoli [Teatro de
objetos], Marcel Duchamp [potencialidades do objeto], Tadeusz Kantor [mudança
gradativa de estatuto que o objeto sofre no teatro moderno e contemporâneo], Luiz André Cherubini (Teatro de formas animas). |
||||||||||||||
|
Relação das referências com o
tema |
Cada capitulo discorre sobre
um assunto. As referências ajudam o texto a ter mais força teórica, já que a
tese pretendeu analisar o processo criativo do grupo Sobrevento. |
||||||||||||||
|
Relação das referências com
as palavras-chaves |
1.Teatro de Animação 2.Teatro de Bonecos 3.Teatro de Objetos 4.Teatro de Grupo 5.Hibridismo 6.Teatro Contemporâneo 7.Grupo Sobrevento As referências fazem alusão
as palavras chaves que foram divididas entre os quatro capítulos. |
||||||||||||||
|
Tipos de referências |
Artigos |
Teses |
Dissertações |
Livre Docência |
Livros |
Internet/jornal |
TOTAL |
||||||||
|
11 |
2 |
2 |
1 |
70 |
28/11 |
125 |
|||||||||
|
Referências em outras línguas |
Inglês |
Francês |
|||||||||||||
|
4 |
3 |
||||||||||||||
|
Datas das referências |
Entre 1916 e 1980 |
Entre 1981 e 2000 |
Entre 2001 e 2010 |
Entre 2011 e 2016 |
Entre 2017 e 2018 |
||||||||||
|
7 |
38 |
48 |
21 |
3 |
|||||||||||
|
Figuras |
88 |
||||||||||||||
|
Palavras mais utilizadas |
Teatro |
Teatro de animação |
Bonecos |
Manipulação |
Sobrevento |
Grupo |
Espetáculo |
||||||||
|
727 |
238 |
311 |
130 |
314 |
431 |
196 |
|||||||||
Comentários
Postar um comentário