Analise de Tese 2

 

CASTRO, Kely Elias. Trinta anos à beira do abismo: O grupo Sobrevento, do virtuosismo da animação de bonecos ao objeto puro. 2018. 336 p. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade Estadual Paulista – UNESP – São Paulo, 2018.

Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/154425

Palavras-chave

1.  Teatro de Animação

2.  Teatro de Bonecos

3.  Teatro de Objetos

4.  Teatro de Grupo

5.  Hibridismo

6.  Teatro Contemporâneo

7.  Grupo Sobrevento

Problematização

O texto não apresenta.

Hipótese

À luz da trajetória do objeto no teatro moderno e contemporâneo, pretendeu-se revelar fatores expressivos da cena do Sobrevento decorrentes de uma maneira própria de utilizar o objeto em seus espetáculos, enquanto reflexo da busca pela originalidade poética, característica do grupo desde sua criação.

Objetivo geral

Investigar a trajetória do grupo Sobrevento com o objetivo de evidenciar as motivações estéticas e ideológicas que causaram a transição do Teatro de Bonecos ao Teatro de Objetos.

Objetivos específicos

1.  Analisar a primeira década da companhia, abordando os principais aspectos que influenciaram sua formação e suas escolhas estéticas.

2.  Examinar as técnicas utilizadas no decorrer da carreira do grupo, destacando o estudo da Manipulação Direta, inspirada no Bunraku.

3.  Examinar as experiências realizadas com o Boneco de Luva Chinês e com o Mamulengo

Metodologia

1. Pesquisa de campo com acompanhamento de espetáculos, processos de criação, oficinas, debates e convívio com o grupo.

2. Entrevistas com integrantes do grupo.

3. Analise de críticas publicadas na imprensa, material de divulgação, programas de espetáculos e o catálogo comemorativo de 30 anos do grupo, em que os integrantes fazem uma retrospectiva de sua atuação.

4. Estudo dos espetáculos São Manuel Bueno, Mártir (2013), Sala de Estar (2015) e Só (2016).

Divisão dos capítulos

Capítulo 1: História da trajetória inicial do grupo Sobrevento

Capítulo 2: Análise das técnicas de manipulação direta e o boneco de luva.

Capítulo 3: Analise de duas experiências do grupo Sobrevento com as técnicas brasileira e chinesa de Boneco de Luvas.

Capítulo 4: Discussão sobre aspectos significativos da trajetória do Sobrevento que ultrapassaram a esfera da companhia.

Realização de um compêndio com as quatorze técnicas estudadas pelo grupo Sobrevento em seu processo de criação.

Resultados

 

Leitura primária

Jean-Luc Matteoli [Teatro de objetos], Marcel Duchamp [potencialidades do objeto], Tadeusz Kantor [mudança gradativa de estatuto que o objeto sofre no teatro moderno e contemporâneo], Luiz André Cherubini (Teatro de formas animas).

Relação das referências com o tema

Cada capitulo discorre sobre um assunto. As referências ajudam o texto a ter mais força teórica, já que a tese pretendeu analisar o processo criativo do grupo Sobrevento.

Relação das referências com as palavras-chaves

1.Teatro de Animação

2.Teatro de Bonecos

3.Teatro de Objetos

4.Teatro de Grupo

5.Hibridismo

6.Teatro Contemporâneo

7.Grupo Sobrevento

As referências fazem alusão as palavras chaves que foram divididas entre os quatro capítulos.

Tipos de referências

Artigos

Teses

Dissertações

Livre Docência

Livros

Internet/jornal

TOTAL

11

2

2

1

70

28/11

125

Referências em outras línguas

Inglês

Francês

4

3

Datas das referências

Entre 1916 e 1980

Entre 1981 e 2000

Entre 2001 e 2010

Entre 2011 e 2016

Entre 2017 e 2018

7

38

48

21

3

Figuras

88

Palavras mais utilizadas

Teatro

Teatro de animação

Bonecos

Manipulação

Sobrevento

Grupo

Espetáculo

727

238

311

130

314

431

196

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