Análise de Dissertações - Pablo Magalhães

 Análise de Dissertações - Pablo Magalhães


Dissertação de mestrado de Lídia Olinto                        

           

A Precisão Psicofísica: um estudo comparativo entre os espetáculos Akropolis, O Príncipe Constante e Apocalypsis cum Figuris de Jerzy Grotowski sob a ótica do binômio reprodutibilidade-espontaneidade 


Palavras chave: Precisão Cênica. Grotowski. Organicidade.               

           

  1. Olinto separa sua dissertação em 8 capítulos:


1. INTRODUÇÃO

2. AKROPOLIS: A Precisão Psicofísica da técnica rítmica e das ‘máscaras orgânicas’

3. O PRÍNCIPE CONSTANTE: A Precisão Psicofísica no Ato Total

4. APOCALYPIS CUM FIGURIS: A Precisão Psicofísica na “terra de cotidianidade”e da coparticipação da testemunha 

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

6. BIBLIOGRAFIA 

7. FILMOGRAFIA 

8.ANEXOS

           

A pesquisa propõem uma análise das peças Akropolis, O Príncipe Constante e Apocalypsis cum Figuris dirigidas por Jearzy Grotowski uma vez que, de acordo com Olinto, "Esses espetáculos apresentam algumas especificidades em torno da precisão cênica em nível psicofísico". A partir dessa análise propõe discussões a respeito do conceito ignição psicofísica e o binômio reprodutibilidade-espontaneidade


1. Entendendo o teatro como arte do efêmero e o ensaio (em francês répétition) como a repetição/fixação em prol de uma reprodução futura, Olinto se debruça sobre os conceitos precisão psicofísica e binômio reprodutibilidade-espontaneidade. Em seguida realiza um panorama histórico contextualizando tais conceitos e o trabalho de Grotowski.

2, 3 e 4. Olinto expõe seu objeto de pesquisa realizando a análise de três consagradas peças dirigidas por Jerzy Grotowski e o nome de cada uma dessas peças corresponde ao capítulo em que esta foi analisada na dissertação.

5. realiza sua conclusão após expor em sua análise especificidades em torno da precisão cênica em nível psicofísico.

6, 7 e 8. Na bibliografia, filmografia e anexos Olinto expõe desde livros, revistas, dissertações e artigos até o uso de registros audiovisuais como filmes, vídeos, registros de peças, vídeos de exercícios e de entrevistas bem como também, em seus anexos, disponibiliza fotos e panfletos das peças analisadas.

           

  1. METODOLOGIA


Revisão Bibliográfica Conceitual, Revisão Bibliográfica Contextual e Revisão Bibliográfica Histórica, Revisão Audiovisual, Análise de dados.



  1. BIBLIOGRAFIA


  • Importante ressaltar que os livros de Grotowski são frutos de entrevistas entre o organizador, Eugênio Barba, e o próprio Grotowski. Nestes livros também estão incluídos textos, cartas, artigos, notas, declarações, histórias e tratamentos de textos teatrais produzidos por outros artistas, autores e críticos que tiveram espaço para suas palavras dentro destas compilações que são os livros de Grotowski. Devido a isso alguns livros são citado repetidas vezes na bibliografia porém em cada caso aparece incluindo um autor diferente com uma contribuição significativa. 


  • Jerzy Grotowski é a fonte primária desta dissertação uma vez que Olinto descreve, discute e analisa os conceitos, peças e exercícios deste autor. Para isso Olinto utilizou tanto revisões bibliográficas acerca dos livros de Grotowski  como também utilizou de revisões audiovisuais uma vez que esta se propôs a analisar os registros das peças deste autor. Devido a isso, a dissertação apresenta uma Filmografia formidável com produções majoritariamente internacionais, dentre elas estão os registros das peças, vídeos de exercícios realizados no Teatro Laboratório, vídeos de entrevistas dadas por Grotowski e produções cinematográficas polonesas.


  • Como fontes secundárias possue autores que se debruçaram sobre o trabalho de grotowski, desde os atores do próprio Teatro Laboratório que acabaram por publicar livros (Ludwik Flaszen, Ryszard Cieslak e Rena Mirecka) até outros autores como Richard Schechner e Lisa Wolford (que produziram The Grotowski Sourcebook) . Também aparecem como fontes secundária outros nomes do teatro e da performance como Stanislavski, Artaud, Brook, Barba, Biagini, Brecht, Burnier, Thomas Richards, Lehman, Deleuze e Cohen. Por fim dentro dessas fontes secundárias também aparecem brasileiros como Renato Ferracine, Matteo Bonfitto e Tatiana Motta Lima. 


  • Possui bibliografia nacional e internacional com textos em português, inglês, espanhol, francês e polonês.


  • Nos anexos, temos fotografias dos programas de 1964 e 1967 da peça Akrópolis; de 1965 da peça O Príncipe Constante; e de 1969 da peça Apocalypsis Cum Figuris

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Dissertação de Mestrado de Cristiano Peixoto Gonçalves       

   

A perspectiva orgânica da ação vocal no trabalho de Stanislavski, Grotowski e Brook 


Palavras chave: não possui


  1.  FORMA DE ORGANIZAÇÃO

Gonçalves divide sua pesquisa em 8 partes:


1. INTRODUÇÃO 

2. CAPÍTULO 1: Polo artificial e polo orgânico

3. CAPÍTULO 2: Constantin Stanislavski

4. CAPÍTULO 3: Jerzy Grotowski

5. CAPÍTULO 4: Peter Brook

6. CAPÍTULO 5: Análise comparativa da ação vocal

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Nesta dissertação Gonçalves realiza um estudo comparativo a partir das abordagens dos diretores Stanislavski, Grotowski e Brook acerca da ação vocal no trabalho do ator. O autor busca realizar sua análise por uma perspectiva orgânica a partir do conceito polo orgânico desenvolvido por Grotowski em seus últimos seminários.


1. Introdutoriamente Gonçalves disserta a respeito de suas motivações, o que "o faz vibrar" em sua pesquisa, e a relaciona com a busca por uma propriedade vibratória (do corpo, da voz, da cena) como "suporte invisível" para procedimentos, princípios e conceitos dos diretores Grotowski, Stanislavski e Brook. Também traça um paralelo entre sua abordagem metodológica e o conceito de ponto de fuga proveniente das artes plásticas. Ademais aborda também escolhas terminológicas acerca dos conceitos utilizados pelos autores analisados, em especial, o conceito ação vocal de Grotowski.

2. Em seu primeiro capítulo se debruça a respeito do conceito polo orgânico de Grotowski proveniente de seus últimos seminários em que este dividia as técnicas de atuação em dois polos: o polo orgânico e o polo artificial. Gonçalves acredita que esta perspectiva "revela sobretudo o esforço de Grotowski em sintetizar [...] suas reflexões sobre o teatro e as contribuições específicas de seu trabalho nas pesquisas sobre as artes performáticas e as técnicas ritualísticas."

3, 4 e 5. Nestes capítulos Gonçalves analisa a ação vocal em cada um dos diretores citados. Em 3 analisa em Stanislavski relacionando este conceito ao conceito ações físicas e separando essas ações físicas em duas linhas: A palavra como ação e a palavra e suas leis. Em 4 Gonçalvez ressalta a importância dos conceito organicidade e via negativa de Grotowski para compreender a práxis deste diretor para com as ações vocais utilizando como fonte os textos: Exercícios (1969), Resposta a Stanislavski (1980) e A Voz (1969). Por fim, em 5 Gonçalves analisa a ação vocal no trabalho de Brook a partir das metáforas do vivente e do conceito ator narrador intuindo levantar possíveis perspectivas para o entendimento do lugar da palavra na voz do ator. 

6. Neste capítulo Gonçalves realiza uma analise comparativa dos resultados dos capítulos 3, 4 e 5 buscando dstacar as diferenças conceituais e pragmáticas na abordagem da ação vocal (e suas partes constituintes) em relação aos princípios que balisam o trabalho de Grotowski, Stanislaviski e Brook.

7. Por fim, após essa análise comparativa, Gonçalves conclui que a noção de uma atuação em estreita relação ao trabalho sobre si é um ponto de convergência na práxis de Grotowski, Stanislavski e Brook, e a partir disso, afirma: "a ação exterior é indissociável de uma correspondente ação interior, a ação física e vocal se efetiva a partir das relações entre o ator e seu material de atuação." 


  1. METODOLOGIA:


Revisão Bibliográfica conceitual / Revisão Bibliográfica contextual / Revisão Bibliográfica Histórica / Análise de dados / Análise de dados comparativa


    Importante ressaltar que Gonçalvez utiliza uma metáfora em sua dissertação comparado sua metodologia (baseada em uma análise de dados comparativa) com o conceito ponto de fuga, proveniente das artes visuais, por este ser o ponto para o qual convergem as linhas de uma imagem em perspectiva.


  1. BIBLIOGRAFIA 


  • Acredito que a principal escolha do autor para com sua bibliografia foi a de optar pelas traduções em italiano (provenientes diretamente do russo) dos livros de Stanislavski, uma vez que o próprio autor, baseando-se em outras críticas, considera as versões americanas (e as traduzidas a partir desta) como versões terminologicamente menos fidedignas o que poderia gerar um "ruído" conceitual em uma pesquisa que se fundamenta em conceitos.


  • Para além de Stanislavski, o autor da dissertação decidiu optar pelas versões italianas dos textos de Grotowski, Brook e Barba.


  • A Bibliografia é predominantemente internacional com 20 títulos em italiano, 15 títulos em espanhol, 3 em língua inglesa e apenas 17 títulos nacionais


  • Sua fonte primária é Jerzy Grotowski pois o trabalho é fundamentado no conceito ação vocal e na perspectiva orgânica, ademais seus textos e daqueles que escreveram sobre seu trabalho aparecem frequentemente na bibliografia


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Dissertação de mestrado de César Lignelli


A Produção de Sentido a partir da Dimensão Acústica da Cena: uma cartografia dos processos de composição de Santa Croce e O Naufrágio


Palavras chave: Não possui


  1. FORMA DE ORGANIZAÇÃO

Lignelli divide sua dissertação em 4 capítulos divididos em 2 partes


PARTE I - A DIMENSÃO ACÚSTICA DA CENA

CAPÍTULO 1 - A Dimensão Acústica da Cena: Uma abordagem conceitual

CAPÍTULO 2 - Uma Genealogia da Dimensão Acústica da Cena no Ocidente

PARTE II - UMA CARTOGRAFIA DOS PROCESSOS DE COMPOSIÇÃO

CAPÍTULO 3 - Os Mapas de Santa Croce

CAPÍTULO 4 - Os Mapas de O Naufrágio

CONSIDERAÇÕES FINAIS

BIBLIOGRAFÍA 

ANEXO I - Transcrição da Entrevista de Sulian Vieira

ANEXO II - Roteiros Dramáticos


    "A hipótese da presente pesquisa indica que a dimensão acústica da cena poderia ser considerada como ponto de partida para a produção de sentido em performance, oferecendo também instâncias de controle dessa produção." A partir dessa hipótese Lignelli realiza uma cartografia de dois processos teatrais que participou a partir do entorno acústico dessas peças.


Capítulo 1. Lignelli realiza uma revisão bibliográfica conceitual onde disserta sobre os conceitos que fundamentam seu mestrado. Dentre estes conceitos temos o Entorno Acústico e a Esfera da Palavra, ademais, Lignelli aprofunda-se em duas técnicas de treinamento chamadas O Princípio Dinâmico dos Três Apoios e também a Micro Atuação.

Capítulo 2. Lignelli realiza uma revisão bibliográfica histórica buscando a genealogia da dimensão acústica da cena no ocidente intuindo elencar outros momentos históricos, diretores, autores e compositores que se destacam na exploração da esfera acústica. 

Capítulo 3. Inicialmente lignelli discorre a respeito da pragmática pois essa forma de trabalhar com o entorno acústico permitiu a ele cartografar dois de seus processos de montagem como bacharel em cênicas na UnB. Em seguida realiza uma cartografia do espetáculo Santa Croce utilizando de fotos da peça, planta baixa do palco mapas de som.

Capítulo 4. Lignelli relata a trajetória de como foi construído o roteiro de O Naufrágio a partir dos textos A Tempestade de William Shakespeare e O Marinheiro de Fernando Pessoa. Em seguida realiza uma cartografia do espetáculo em análise.


  1. METODOLOGIA


Revisão Bibliográfica Conceitual / Revisão Bibliográfica Histórica / Cartografia / Entrevista Pré-Estruturada 


  1. BIBLIOGRAFIA


  • Possui literatura em língua espanhola (10 títulos), portuguesa (58 títulos) e inglesa (13 títulos)


  • No caso da fonte primária vale ressaltar que há forte vínculo entre essa dissertação de Lignelli e as pesquisas de sua orientadora Silvia Davini, o que torna Davini a fonte primária, devido principalmente às afinidades para com a práxis e a terminologia acerca do entorno acústico.


  • Como fontes secundárias vemos os textos a respeito do teatro grego que, no caso desta dissertação, se encontram os autores Platão, Aristóteles e, de diferente época porém falando sobre o mesmo assunto, Nietzsche. Também temos os textos relacionados ao entorno acústico da cena abrangendo autores como Raymond Schafer, Sulian Vieira, Gill Camargo, Adolf Appia, John Cage


  • Por fim, possui dois anexos que consistem em transcrições de entrevistas, roteiros das peças analisadas e cartografadas e um drama estático.



  1. ASPECTOS RELEVANTES 


Minha pesquisa, até o momento, visa mergulhar no trabalho e pesquisa de Jerzy Grotowski buscando compreender como as sonoridades da cena são abordadas / podem ser abordadas. Dito isto seguem as relevâncias encontradas nas análises:  


Dissertação 1) No mestrado de Lídia Olinto é realizado uma revisão tanto conceitual quanto histórica a respeito do trabalho de Grotowski em especial sobre sua fase formalista (fase das produções teatrais do Teatro Laboratório) a mesma fase que pretendo analisar em minha pesquisa. Olinto também realiza revisões audiovisuais utilizando registros de 3 peças de Grotowski para que possa analisá-las, essa mesma metodologia pretende ser usada em minha pesquisa para analisar a peça Akrópolis (uma das 3 peças analisadas por Olinto)


Dissertação 2) Gonçalves também possui Grotowski como sua fonte primária (o mesmo ocorre em minha pesquisa), e este busca discorrer sobre as ações vocais no trabalho deste pesquisador (assunto este que também me debruço) ademais faz uma análise comparativa com outros diretores, no caso Stanislavski e Brook, o que me levanta a possibilidade de realizar comparações entre os conceitos de Grotowski e os conceito acerca das sonoridades da cena provenientes de meu orientador Cesar Lignelli. 


Dissertação 3) Lignelli, autor da terceira dissertação analisada, é meu orientador neste mestrado. Em minha pesquisa utilizo os conceitos acerca das sonoridades da cena provenientes de sua pesquisa e, no mestrado de Lignelli, é possível analisar a trajetória destes termos até se tornarem os conceitos que utilizo atualmente. Ademais lignelli analisa peças a partir do seu entorno acústico (análise esta que pretendo realizar em minha pesquisa com a peça Akrópolis) e, devido sua forma de trabalho pragmática, realiza esta análise de forma cartográfica demonstrando uma eficiente metodologia que posso me inspirar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercício I - Estudo de Textos Acadêmicos - Fernanda Pimenta

AUTOAPRESENTAÇÃO - Meimei Bastos

ENTREVISTA com Maku Fanchulini e Pepa Plana - por Fernanda Pimenta