Análise de dissertação (Magno Assis)
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Exercício análise de dissertação 2 Magno Geraldo Ribeiro de Assis |
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A teatralidade expandida e permeável na microssérie “A Pedra do Reino”: Uma análise a partir das dimensões fílmico-televisiva – pictórica – teatral |
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Bárbara Tavares dos Santos, Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação
em Artes Cênicas (PPGAC) do Centro de Letras e Artes da UNIRIO, como
requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Artes Cênicas. Orientadora: Prof. Dra. Ana Teresa Jardim Reynaud, Rio
de Janeiro, 2010,121 pg. |
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Palavras-chave |
A Pedra do Reino; Teatralidade; Mise-en-scène; Televisão; Microssérie; Teatro;
Cinema; Pintura; Hibridismo. |
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Problematização |
Análise as dimensões
fílmico-televisiva, pictórica e teatral da microssérie de televisão A Pedra do Reino
(2007), dirigida por Luiz Fernando Carvalho e baseada na obra Romance
da pedra do reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta (1971) de Ariano
Suassuna enfocando, assim, possíveis
relações entre televisão, teatro, cinema, pintura e as tecnologias digitais. |
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Hipótese |
A imagem da obra audiovisual
cujo estilo televisivo (isto é, o mise-en-scène) híbrido e
performático-teatral diferencia-se de uma grande parte das microsséries que
têm sido realizadas na TV brasileira na última década. |
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Objetivo geral |
Analisar a obra Pedra do
Reino (2017) de Ariano Suassuna. |
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Objetivos específicos |
Analisar a teatralidade da
obra para a televisão assim, para possíveis constatações de relações entre
televisão, teatro, cinema, pintura e as tecnologias digitais. |
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Metodologia |
Análise visual por meio de
vídeos, quadros, pinturas e de como isso interfere na encenação. |
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Bibliografia |
A autora apresenta uma vasta bibliografia básica bem articulada entre os autores, consta também uma ampla bibliografia argumentativa o que evidenciam um grandioso embasamento teórico. Utiliza de referências em dissertação , DVD, tese, fotografias e meio eletrônico para análise das imagens. |
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Divisão dos capítulos |
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CAPÍTULO I – TEATRALIDADES:
DA GENEALOGIA ÀS CONEXÕES COM O AUDIOVISUAL E COM O PICTÓRICO |
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A autora esboça um panorama
acerca da teatralidade para demonstrar o potencial expandido e polissêmico
que a teatralidade tem assumido no contexto da arte contemporânea |
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CAPÍTULO II – TEATRALIDADES:
DA GENEALOGIA ÀS CONEXÕES COM O AUDIOVISUAL E COM O PICTÓRICO |
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Expõe um percurso que parte
de uma visão ampla sobre a televisão desde o surgimento desta até o momento
presente, procura-se
apontar tanto os efeitos detratores da TV como as formas artísticas mais
“alternativas” e experimentais que ela pode produzir. |
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CAPÍTULO III – TEATRALIDADES:
DA GENEALOGIA ÀS CONEXÕES COM O AUDIOVISUAL E COM O PICTÓRICO |
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A autora passa-se efetivamente à análise da microssérie onde se investiga as imagens em DVD, o roteiro adaptado para a TV e o livro de fotos dos ensaios e filmagens. |
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CONSIDERAÇÕES FINAIS Alguns autores nesta pesquisa são interessantes para minha área, levando em conta os percursos históricos, considero que a conclusão da pesquisa apresentada, pode ser útil para meu campo de pesquisa no que se refere à novas mídias e teatro, contudo, este assunto não é prioridade para minha pesquisa bibliográfica inicial. |
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