Análise de dissertação (Magno Assis)

 

 

Exercício análise de dissertação 2

Magno Geraldo Ribeiro de Assis

 

 

 

 A teatralidade expandida e permeável na microssérie “A Pedra do Reino”: Uma análise a partir das dimensões fílmico-televisiva – pictórica – teatral

 

 

 Bárbara Tavares dos Santos, Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) do Centro de Letras e Artes da UNIRIO, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Artes Cênicas. Orientadora: Prof. Dra. Ana Teresa Jardim Reynaud, Rio de Janeiro, 2010,121 pg.

Palavras-chave

A Pedra do Reino; Teatralidade; Mise-en-scène; Televisão; Microssérie; Teatro; Cinema; Pintura; Hibridismo.

Problematização

Análise as dimensões fílmico-televisiva, pictórica e teatral da  microssérie de televisão A Pedra do Reino (2007), dirigida por Luiz Fernando Carvalho e baseada na obra Romance da pedra do reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta (1971) de Ariano Suassuna  enfocando, assim, possíveis relações entre televisão, teatro, cinema, pintura e as tecnologias digitais.

Hipótese

A imagem da obra audiovisual cujo estilo televisivo (isto é, o mise-en-scène) híbrido e performático-teatral diferencia-se de uma grande parte das microsséries que têm sido realizadas na TV brasileira na última década.

Objetivo geral

Analisar a obra Pedra do Reino (2017) de Ariano Suassuna.

Objetivos específicos

Analisar a teatralidade da obra para a televisão

assim,  para possíveis constatações de relações entre televisão, teatro, cinema, pintura e as tecnologias digitais.

Metodologia

Análise visual por meio de vídeos, quadros, pinturas e de como isso interfere na encenação.

Bibliografia

A autora apresenta uma vasta bibliografia básica bem articulada entre os autores, consta também uma ampla bibliografia argumentativa o que evidenciam um grandioso embasamento teórico.

Utiliza de referências em dissertação , DVD, tese, fotografias e meio eletrônico para análise das imagens.

Divisão dos capítulos

CAPÍTULO I – TEATRALIDADES: DA GENEALOGIA ÀS CONEXÕES COM O

AUDIOVISUAL E COM O PICTÓRICO

A autora esboça um panorama acerca da teatralidade para demonstrar o potencial expandido e polissêmico que a teatralidade tem assumido no contexto da arte contemporânea

 

CAPÍTULO II – TEATRALIDADES: DA GENEALOGIA ÀS CONEXÕES COM O

AUDIOVISUAL E COM O PICTÓRICO

Expõe um percurso que parte de uma visão ampla sobre a televisão desde o surgimento desta até o momento presente, procura-se apontar tanto os efeitos detratores da TV como as formas artísticas mais “alternativas” e experimentais que ela pode produzir.

 

CAPÍTULO III – TEATRALIDADES: DA GENEALOGIA ÀS CONEXÕES COM O

AUDIOVISUAL E COM O PICTÓRICO

A autora passa-se efetivamente à análise da microssérie onde se investiga as imagens em DVD, o roteiro adaptado para a TV e o livro de fotos dos ensaios e filmagens.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Alguns autores nesta pesquisa são interessantes para minha área, levando em conta os percursos históricos, considero que a conclusão da pesquisa apresentada, pode ser útil para meu campo de pesquisa no que se refere à novas mídias e teatro, contudo, este assunto não é prioridade para minha pesquisa bibliográfica inicial.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercício I - Estudo de Textos Acadêmicos - Fernanda Pimenta

AUTOAPRESENTAÇÃO - Meimei Bastos

ENTREVISTA com Maku Fanchulini e Pepa Plana - por Fernanda Pimenta